Sustentabilidade

Conheça os principais critérios para empresas ecologicamente corretas

SAP Concur |

Nos últimos anos, o conceito de empresas ecologicamente corretas tem ganhado notoriedade. Os consumidores estão mais conscientes e buscam companhias que agregam valor e propósito aos produtos comercializados.

Na busca pelo desenvolvimento sustentável, a sociedade conta com essas empresas ecologicamente corretas, já que são estes os negócios que, além de agregarem valor à atualidade, geram renda para as futuras gerações.

Entender o que são as empresas ecologicamente corretas e quais os critérios adotados por elas é fundamental para os gestores que querem ampliar sua participação em um modelo sustentável de negócio.

Você quer saber mais sobre o assunto e descobrir o que a sua empresa precisa para ser considerada ecologicamente correta? Então, siga a leitura! 

O que é o ecologicamente correto?

A definição de empresas ecologicamente corretas está ligada à capacidade de contribuir com o desenvolvimento da sociedade a longo prazo, conservar e preservar o meio ambiente e adotar práticas responsáveis na gestão e direção do negócio.

A ideia central, então, não é vender soluções ecológicas, mas incluir essa preocupação e outras, como redução de impacto, nas etapas de produção e desenvolvimento.

Vale reconhecer que a empresa deve, além de se preocupar com a questão ambiental, criar um modelo de negócio que sustente por muitos anos e unir os três pilares básicos da sustentabilidade (ESG):

  • econômico;
  • ambiental;
  • social.

Atuar de forma justa e transparente também precisa ser um critério estabelecido na empresa. É necessário buscar atender ao interesse de todos os públicos como sócios, acionistas, parceiros, colaboradores, consumidores e, principalmente, impactar a própria comunidade ao redor.

Como colocar em prática e ir além da teoria do ecologicamente correto?

Como dito, as empresas ecologicamente corretas estão em destaque, e muitas companhias têm adotado o conceito. No entanto, é preciso mais do que um discurso bonito e, mais que isso, não basta apenas utilizar boas práticas de produção e desenvolvimento de serviços.

É preciso também que o consumidor reconheça quais são as atitudes tomadas para fazer bem ao meio ambiente. Inclusive, a partir dessa estratégia é possível valorizar os seus produtos e serviços em detrimento dos demais concorrentes, reforçando o seu diferencial competitivo.

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Union+Webster, publicada em 2019 pela Agência Fiep, 70% dos entrevistados afirmaram que não se importam em pagar um pouco a mais para ter produtos de marcas sustentáveis? 

Já segundo a consultoria Euromonitor, com base em dados de 2019, 20% dos brasileiros se consideram “ecofriendly”. Eles compram de marcas que cumprem compromissos contra as mudanças climáticas, defendem o comércio justo e cadeias de produção sustentáveis.

O que muda na prática ao adotar o ecologicamente correto?

Perceba que, quando a sua empresa adota uma postura e ações ecologicamente corretas, os impactos não se resumem ao futuro do planeta. É possível colher resultados agora, por exemplo, alinhando a linguagem da marca com a do consumidor. 

É certo e você já pôde perceber ao longo do material que, ao aderir às ideias ecologicamente corretas, as empresas só tendem a ganhar. As vantagens são incontáveis, mas podemos citar:

  • redução de custos;
  • aumento das vendas;
  • melhoria da imagem perante a opinião pública;
  • contar com o certificado ambiental; 
  • cumprir com as normas vigentes.

Quais são os critérios para definição de empresas ecologicamente corretas?

Você conhece a norma ISO 14001, que rege o sistema de gestão ambiental mais utilizado no mundo? É a partir dela que você pode conhecer padrões e procedimentos que devem ser seguidos nas operações da empresa. Sabendo, então, como se manter em conformidade com as melhores práticas ambientais em vigor no mundo.

Indo além da norma ISO 14001, podemos observar alguns critérios, como: 

  • recursos naturais — a empresa precisa fazer o uso racional e eficiente dos recursos naturais e ambientais (água, luz, matérias primas) em todos os processos relacionados a sua cadeia de produção;
  • energias renováveis — é necessário adotar políticas de utilização de energias limpas e renováveis, como solar e eólica;
  • relações justas — garantir relações justas e transparentes com fornecedores, parceiros e colaboradores é fundamental para empresas ecologicamente corretas;
  • transparência — deve-se atuar priorizando ações e procedimentos éticos nas relações entre todos os públicos;
  • política de inclusão — outro requisito é promover e desenvolver políticas que proporcionem um quadro de colaboradores diversificado e justo;
  • satisfação dos clientes — um dos principais objetivos de empresas ecologicamente corretas é trabalhar para criar uma experiência do cliente satisfatória e inovadora, apoiada por práticas ambientais;
  • tecnologia — investir em tecnologia é primordial para minimizar os impactos ambientais causados pelas ações da empresa.

Quais são os cases de sucesso que comprovam a importância da pauta?

Já comentamos sobre como os consumidores têm preferindo marcas que apoiem o ecológico e o sustentável, mas a ideia agora é apresentar a você os casos de empresas que deram certo pautando as próprias ações no ideal ecológico. Siga os próximos tópicos!

Unilever

A Unilever é uma multinacional anglo-holandesa que representa diversos produtos, grupos e marcas conhecidas mundialmente. As ações sustentáveis propostas têm foco na preservação ambiental:

  • redução de gases-estufa;
  • tratamento correto dos resíduos;
  • investimentos em recursos agrícolas limpos e sustentáveis;
  • melhoria no manejo de recursos hídricos.

Philips

O principal objetivo dessa marca é reduzir o consumo de energia dos produtos fabricados. Ela também tem investido em tecnologias que possam impactar positivamente as gerações atuais e futuras, sem comprometer os recursos naturais (o aumento da vida útil dos produtos e a produção de itens não tóxicos são bons exemplos).

Natura

É claro que uma empresa brasileira tão reconhecida não poderia ficar de fora desta nossa lista! A marca paulistana se destaca pelo respeito no manejo de riquezas naturais, educando os parceiros e reduzindo danos em toda a cadeia de exploração. Outro ponto é o título de ser 100% carbono neutro (desde o início do projeto, já foram compensadas 908 toneladas de CO2).

Como tornar minha empresa ecológica e sustentável?

Ser ecologicamente correto não é uma conquista fácil, mas muito proveitosa. Assumir a redução de danos e apoiar os produtores locais são boas ideias. Veja algumas outras dicas práticas separadas para ter uma empresa verde!

Economia sustentável

O seu ambiente de trabalho é o primeiro cenário que deve receber mudanças. Invista na troca das lâmpadas por itens de baixo consumo de energia, substitua ao máximo o papel nos escritórios apoiando-se na tecnologia de nuvem, por exemplo, utilize um sistema de reuso de água entre outras.

Educação dos colaboradores

Não se esqueça de que a sua empresa é feita por dezenas de mãos. Conquistar o título de empresa ecologicamente correta é um trabalho em equipe, com todos os colaboradores alinhados. Invista em treinamentos, palestras e até em mimos (oferecer um kit refeição — com garfo, prato e copo para substituir os descartáveis, por exemplo).

Encerramos aqui a nossa conversa sobre empresas ecologicamente corretas, reforçando que as ações verdes proporcionam uma imensa vantagem competitiva, uma equipe muito mais engajada e clientes (atuais e futuros) mais satisfeitos.

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