Como as empresas podem ajudar o meio ambiente: conheça o projeto o Mar nos Une

08/12/2021

Cada vez mais, cresce a importância da preocupação ecológica e da visão sustentável das organizações, principalmente com as boas práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança) em alta. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como as empresas podem ajudar o meio ambiente na prática.
 
Vale destacar que, para 84% dos consumidores, a sustentabilidade ambiental é importante na hora de formar uma opinião sobre uma marca, segundo estudo da IBM. Inclusive, cerca de 40% consideram que os fatores de impacto ambiental são mais relevantes do que custo, conforto e conveniência. A mesma pesquisa ainda revela que 9 em cada 10 empresas afirmaram que vão trabalhar em iniciativas de sustentabilidade até o final deste ano.
 
Mas as questões que envolvem os fatores ambientais e a responsabilidade ecológica das empresas não param por aí. Uma vez que o desmatamento, a pegada de carbono e a poluição em florestas, rios e mares só se intensifica. De acordo com previsão da ONG Pew Charitable Trusts e da SYSTEMIQ, o lixo plástico nos oceanos poderá triplicar até 2040. Pelo levantamento, em 2016, eram 49 milhões de toneladas métricas de plástico despejadas na água do mar. E, para 2040, espera-se 133 milhões de toneladas métricas se nada for feito.
 

Como as empresas podem ajudar o meio ambiente com redução de resíduos plásticos

A ONG ainda desenvolveu um modelo econômico pioneiro, em conjunto com a Universidade de Oxford, para apresentar cálculos e projeções, a fim de criar um roteiro para a redução dos resíduos plásticos. A partir dessa mensuração, descobriu-se que o uso de plástico pode ser reduzido em 47%, por meio da utilização de outras soluções e medidas, como por exemplo:
  • Eliminação de plásticos desnecessários e reutilização de recipientes (30%);
  • Compostagem e substituição de materiais, como a troca de sacolas plásticas por sacolas de papel (17%).
Tais ações se referem principalmente ao lixo plástico, evitando que seus resíduos cheguem ao mar. Mas como as empresas podem ajudar o meio ambiente passa também por outras atitudes, como redução no consumo de papel, coleta seletiva, descarte adequado de resíduos, consumo consciente de água e energia, entre outras tantas.
 

Saiba o que é o projeto “O Mar nos Une”

Falando em termos de como as empresas podem ajudar o meio ambiente, a SAP Concur, junto com a ROUTE Brasil e a Cooperativa Modelando Sonhos, criou o projeto “O Mar nos Une”. O principal objetivo é, obviamente, evitar o agravamento da situação vivida atualmente com o despejo de lixo plástico no mar. No entanto, para isso, é necessário um trabalho intenso de retirada dos resíduos, reciclagem, conscientização e atuação junto com as comunidades que vivem do mar. De olho em todo esse cenário, foi criado um projeto estruturado em todas essas frentes.

 

Como funciona o projeto na prática

Em primeiro lugar, a nossa parceria atua para retirar os resíduos do mar, separando o plástico encontrado e enviando esses tecidos para a ONG Modelando Sonhos. Trata-se de uma cooperativa de mulheres costureiras de comunidades periféricas de São Paulo.
 
Então, como segundo passo, a ONG desenvolve camisetas e peças exclusivas feitas com tecido ecológico, criado a partir do plástico reciclado. Engajada nessa causa e co-criadora da arte das camisetas, a artista independente Estela Miazzi, paulistana que vive em Recife, levanta a bandeira “O Mar nos Une”, reproduzindo em suas obras tudo o que aprende do mar, e é responsável por dar nome ao projeto.
 
Como última etapa desse processo, a venda dos itens, com todo o dinheiro arrecadado, é revertida para as pessoas que vivem do mar, em ações voltadas para essas comunidades. Dessa forma, cada família ganha cestas básicas e ainda recebe educação ecológica para ajudar nos cuidados com a natureza.
 

Conheça a SAP Concur

Fica claro que existem diversas formas de como as empresas podem ajudar o meio ambiente e a SAP Concur, junto com seus parceiros, abraçou a causa dos resíduos plásticos no mar no projeto “O Mar nos Une”.
 
Além disso, de olho em maior sustentabilidade corporativa e nas melhores práticas ecológicas, a SAP Concur oferece uma ferramenta inovadora de gestão de despesas e viagens, o SAP Concur Expense & Travel, alocada na nuvem, o que gera menor pegada de carbono, e com recursos para impulsionar viagens mais sustentáveis.
 
A solução tem a capacidade de educar, sugerir melhores escolhas, mensurar dados e ajudar a sua empresa a ser mais sustentável. Para saber mais sobre o assunto, baixe agora mesmo o “Guia rápido de viagens corporativas sustentáveis - Boas práticas e tendências”.