Entenda qual a diferença entre igualdade e equidade e como promover dentro da sua empresa

04/03/2022

Entender qual a diferença entre igualdade e equidade é fundamental para os gestores que desejam aumentar a inclusão no ambiente de trabalho.
 
Sabemos que, embora a pandemia tenha gerado profundas mudanças em toda a sociedade, também acirrou os investimentos em medidas de igualdade, diversidade e inclusão dentro das empresas.
Para se ter uma ideia, segundo o relatório Future of Inclusion, divulgado pela Intel, 63% dos líderes globais afirmam que a crise teve uma influência positiva no avanço dessas iniciativas. No entanto, 57% dos gestores concordam que ainda existem muitas oportunidades para expandir os investimentos em medidas de impactos sociais.
Por outro lado, a adoção de uma liderança mais inclusiva pode promover uma série de benefícios às empresas. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Harvard Business Review, 17% dos gestores inclusivos apresentam maior desempenho e 20% são mais estratégicos em suas tomadas de decisões.
Além disso, esse mesmo levantamento nos mostra que a melhoria de 10% nas iniciativas e percepções de diversidade e inclusão pode maximizar a frequência no trabalho por parte do time, reduzindo o absenteísmo e, consequentemente, minimizando custos.
 
Mas, afinal, qual a diferença entre igualdade e equidade e como promover a inclusão no ambiente de trabalho? Confira abaixo!
 

Qual a diferença entre igualdade e equidade?

De maneira prática, a igualdade consiste em oferecer o mesmo tratamento e oportunidade a todos, sem qualquer tipo de distinção.
Já a equidade está relacionada com garantir que todos sejam tratados com justiça, eliminando as vulnerabilidades que causam diferenças.
Basicamente, a equidade é a sustentação da igualdade, ou seja, permite que todos tenham as mesmas condições para aproveitar as oportunidades.

Como promover a inclusão no ambiente de trabalho?

Atualmente, as empresas ainda enfrentam desafios para promover a igualdade e equidade no ambiente de trabalho, tanto no que diz respeito à empregabilidade de pessoas com deficiência, quanto à distribuição de oportunidades justas entre indivíduos de raças e gêneros distintos.
Um exemplo disso é a grande desigualdade salarial de gênero que ainda existe dentro das organizações. De acordo com uma pesquisa da Catho, no Brasil, as mulheres chegam a ganhar até 34% menos do que homens desempenhando as mesmas atividades.
Esse cenário não somente impacta o cotidiano das operações e mancha a imagem da empresa, mas também desponta prejuízos à toda a sociedade, visto que, segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, a igualdade salarial entre homens e mulheres poderia injetar R$ 461 bilhões na economia brasileira.
Diante disso, empresas que desejam reduzir esses problemas na operação e assegurar igualdade, equidade e inclusão, devem adotar algumas medidas, como:
  • Desenvolver um tratamento justo e igualitário no ambiente corporativo;
  • Incentivar a educação, desenvolvimento e troca de ideias na empresa;
  • Apoiar o empoderamento e empreendedorismo feminino nas empresas;
  • Identificar os níveis de igualdade da sua organização (por exemplo, será que a sua empresa não é formada por uma grande maioria de líderes homens? se sim, por quê? ou, ainda, quantas pessoas negras, pardas ou indígenas você tem na sua equipe?);
  • Estabelecer maneiras de manter uma operação mais justa e equilibrada;
  • Abrir espaços para conversas com seus colaboradores e ouvir feedbacks da equipe;
  • Planejar ações para conscientização dos colaboradores e gestores.
Conheça a SAP Concur!
 
Especializada em tecnologia para gestão de viagens e despesas, a SAP Concur tem investido na promoção de igualdade e equidade dentro da sua operação, assim como promovido eventos para discutir o papel das empresas na justiça social e minimização das vulnerabilidades do mercado.
Queremos sonhar juntos com um mundo mais justo, em que todos terão as mesmas oportunidades e serão recompensados da mesma forma, com base no seu talento, expertise e desempenho.
 
Quer conhecer mais sobre a SAP Concur ou seus eventos? Acesse agora mesmo e confira a nossa programação oficial.