Como as empresas estão se preparando para o futuro: veja o que líderes de negócios dizem

08/07/2021
Depois de um ano e meio da pandemia da Covid-19, muita coisa mudou. Além do próprio comportamento da sociedade para contenção do vírus, o negócios também se adaptaram e, atualmente, saber como as empresas estão se preparando para o futuro é enxergar as novas dinâmicas, bem como planejar estratégias inovadoras para a recuperação pós-crise e promover o monitoramento contínuo das tendências.
 
Apesar do cenário inconsistente da Covid-19, o progressivo recobrimento já é sentido por grande parte dos negócios. Tanto que, de acordo com um artigo da SAP Concur, 75% dos executivos estão otimistas sobre o crescimento das organizações para os próximos 12 meses.
 
Neste contexto, será preciso um novo olhar sobre as iniciativas estratégicas, mas a pandemia também colaborou para a expansão de muitas tecnologias benéficas às corporações. No artigo de hoje, veja como as empresas estão se preparando para o futuro e o que os principais líderes de negócios dizem. Conheça as tendências para os próximos anos!
 

3 principais tendências para organizações no pós-pandemia

Saber como as empresas estão se preparando para o futuro é acompanhar as perspectivas das lideranças. Com a pandemia, as organizações viveram períodos de incertezas e riscos. Entretanto, foi uma oportunidade de pensar a curto e longo prazo simultaneamente.
 
Além disso, com a rápida exigência de adaptação, muitas empresas incorporaram algumas tendências que prometem se manter no futuro. São elas:

1 - Mundo híbrido

O mundo híbrido, ou trabalho híbrido, já é uma realidade em inúmeros negócios. Inclusive, entender como as empresas estão se preparando para o futuro é compreender que a tecnologia é indissociável desse contexto, ainda mais porque ela permite maior flexibilidade, colaboração e comunicação entre os segmentos.

2 - O retorno das viagens de negócios

Com a imunização crescente em todo o mundo, as viagens de negócios estão voltando aos poucos. No entanto, isso não significa um “retorno à normalidade”, ainda mais porque ainda é preciso pensar em iniciativas de segurança para todos os colaboradores.
 
As empresas devem se preparar para outros tipos de gastos, como EPIs (incluindo máscaras e face shields) e passaportes de saúde digital, ou até mesmo custos iniciados pelos trabalhadores em home office, algo que não era recorrente antes da pandemia.
 

3 - Adoção das tecnologias

Como as empresas estão se preparando para o futuro? Com a tecnologia! Como vimos, essa relação é indissociável. Logo, é cada vez mais latente a incorporação e investimento em tecnologias da informação e comunicação. Inclusive, esse segmento de TIC deve ter um crescimento de 7% em 2021 no Brasil, segundo pesquisa da IDC.
 
Além disso, também cresceram os investimentos em plataformas que automatizam as dinâmicas de trabalho, reduzindo erros, ajudam no gerenciamento de diversos aspectos, como gastos corporativos por exemplo, proporcionam uma tomada de decisão baseada em dados reais, entre outras. Com isso, espera-se uma hiper digitalização das organizações.

Como as empresas estão se preparando para o futuro com decisões estratégicas

O que os principais líderes ressaltam sobre como as empresas estão se preparando para o futuro é a questão da estratégia. Será preciso pensar de acordo com um planejamento que incorpore a visão do negócio e um modelo progressivo de evolução em torno de um objetivo principal.
 
Por exemplo, a adoção de equipes multidisciplinares com tecnologias on demand, bem como a consolidação de um ecossistema de parceria, são iniciativas estratégias que têm colaborado com o crescimento das empresas. Por meio de plataformas como o SAP Concur Travel & Expense, é possível gerir com mais precisão o seu negócio, incorporando uma tecnologia diferenciada para controlar as despesas iniciadas pelos colaboradores e as viagens corporativas, com automação dos processos de reembolsos, maior visibilidade financeira, relatórios em tempo real e muito mais. Quer saber como as empresas estão se preparando para o futuro com a SAP Concur? Envie uma mensagem para nós e solicite uma demonstração para saber mais!