Gestão de viagens corporativas: como funciona o passaporte de saúde digital

12/03/2021

As empresas que precisam fazer a gestão de viagens corporativas necessárias neste tempo de pandemia já têm um novo aliado à vista: o passaporte de saúde digital. Idealizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), o novo documento ainda está em fase de testes, mas tem tudo para revolucionar o setor de viagens internacionais.
Neste momento, em que o mundo ainda passa pela pandemia do novo coronavírus e o isolamento social é uma das principais recomendações das autoridades de saúde, o passaporte de saúde digital é a esperança para que a gestão de viagens corporativas volte aos níveis pré-pandemia. Antes de falar especificamente sobre a gestão de viagens corporativas, é preciso entender o que é o passaporte de saúde digital e como ele pode ajudar a garantir uma viagem segura para quem precisa se locomover durante esse período.
 

O que é o passaporte de saúde digital?

O passaporte de saúde é um documento que comprova que o viajante tomou todas as vacinas necessárias para entrar em um outro país. Este procedimento já é comum, mas agora a evolução está no fato de que estas informações serão reunidas em um único lugar: um aplicativo no celular. Além das vacinas necessárias para acessar um determinado país, o passaporte de saúde digital também trará informações sobre os testes de coronavírus realizados pelo passageiro, evitando, assim, fraudes e falsificações.
Como ainda não há um modelo padrão de documentação para os vacinados, o passaporte de saúde digital é a expectativa para padronizar as informações de todos os viajantes pelo mundo.
 

Como funcionará o passaporte de saúde digital?

Assim como o passaporte oficial que traz informações de identificação de origem do passageiro, o de saúde digital terá dados sobre as condições físicas do viajante. As informações padronizadas serão úteis para permitir maiores deslocamentos em casos de pessoas que não conseguem realizar seus trabalhos de forma remota, como por exemplo, profissionais que necessitam fazer reparos in loco de máquinas. Ainda não está certo como será a utilização na prática do documento, mas já há testes sendo realizados com aplicativos no celular pelo mundo.

Como o passaporte de saúde digital pode ajudar na gestão de viagens corporativas?

Como dito anteriormente, uma série de profissionais não conseguem realizar suas atividades de forma remota. Neste contexto, empresas que fazem a gestão de viagens corporativas podem contar com o passaporte de saúde digital para que seus funcionários realizem deslocamentos de forma tranquila e segura.

Como a SAP Concur ajuda na gestão de viagens corporativas?

A SAP Concur é a empresa que oferece o SAP Concur Travel, sistema de gestão que facilita o planejamento de viagens corporativas com transparência e conformidade. Atenta a todas as mudanças no mercado neste tempo de pandemia, a SAP Concur busca apresentar soluções rápidas e eficientes para que as organizações tenham como se adaptar a este novo momento.
 
Para saber como a SAP Concur pode ajudar sua empresa na gestão de viagens corporativas, entre em contato com o time de especialistas e saiba mais.