Trabalho híbrido: 5 dicas para se adaptar o futuro pós-pandemia

05/07/2021

As exigências do contexto da pandemia transformaram inúmeras relações sociais, principalmente em relação à jornada de trabalho. Com as medidas de isolamento, muitas empresas tiveram que adotar o home office ou mesmo o trabalho híbrido para continuar suas operações e, ao mesmo tempo, conter o avanço da Covid-19.
 
Após mais de um ano em crise sanitária, o futuro do trabalho converge para a manutenção dessa dinâmica, com intensificação não só do trabalho híbrido, mas também de rotinas mais flexíveis e hiperconectadas.Segundo a Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (PNAD), do IBGE, e publicada no Portal R7, cerca de 28,7% dos brasileiros com nível superior mantinham-se no home office.
 
Além disso, cerca de 83% das pessoas preferem alternar o local de trabalho entre casa e escritório, ao passo que 63% das empresas registraram alto crescimento de receita, com a adoção da jornada híbrida ou remota, revela estudo da Accenture. Ou seja, de certa forma, o home office e o trabalho híbrido contribuem positivamente para as organizações e, por conta disso, é uma das tendências do pós-pandemia.
 
Diante desse contexto, separamos dicas para adaptar o seu negócio para o futuro do trabalho híbrido e aproveitar todas as vantagens que essa modalidade pode oferecer - tanto para empresa, quanto para os colaboradores.
 
Reflita com a gente: O que aprendemos em 2020?

5 ações de adequação ao trabalho híbrido

Apesar de trazer resultados positivos como maior produtividade e performance da equipe, melhora da motivação no trabalho, aumento da satisfação dos colaboradores, redução de custos e até mesmo incremento na lucratividade das empresas, o modelo híbrido ainda precisa de ajustes para ser totalmente efetivo.
 
Isso envolve todos os setores do negócio, incluindo principalmente a questão da gestão e controle de despesas corporativas. Por isso, confira o que você deve ficar de olho na sua empresa para se adequar ao novo regime de trabalho.

1. Acelerar a modernização do RH

O Recursos Humanos é um dos segmentos que mais se transformou com o trabalho híbrido. Afinal de contas, é preciso adotar ferramentas tecnológicas de seleção, mas também propor medidas de engajamento dos funcionários, diante da dinâmica virtual.
Outro ponto importante refere-se a como a empresa organiza a jornada dos trabalhadores, avaliando a sua produtividade e rendimento. Já que a tendência é o trabalho híbrido, a lógica tradicional de acompanhamento não é mais suficiente e, por conta disso, será preciso investir e acelerar a modernização do departamento de RH.

2. Modelo de trabalho com foco nas pessoas

A pandemia da Covid-19 mostrou a importância do cuidado com a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. As empresas mais engajadas já haviam percebido essa tendência e estavam aprimorando a cultura organizacional com foco nas pessoas, não somente em resultados ou números.
 
Além do mais, o trabalho híbrido leva em consideração certas particularidades dos colaboradores, como a necessidade de cuidar dos filhos, não sobrecarregar as jornadas, entre outros pontos. Tudo isso é fundamental para a qualidade de vida dos funcionários, algo que afeta diretamente a produtividade no trabalho.
 

3. Liderar com empatia e foco no bem-estar físico e mental

Essa dica está diretamente relacionada com o modelo de trabalho com foco nas pessoas. Afinal, considerar a perspectiva humana é uma maneira de promover o engajamento e o bem-estar dos profissionais.
Líderes responsáveis sabem disso e, no trabalho híbrido, eles investem em uma diretoria moderna, operando lado a lado com seus gestores e colaboradores.
 
Além do mais, vale considerar a saúde física também, não só para momentos de pandemia, mas lembrar os funcionários da importância da prática de atividades, boa alimentação, hidratação, entre outros cuidados.
Tudo isso é fundamental para garantir a atração e retenção de talentos, diminuindo o índice de rotatividade da empresa.

4. Focar no desenvolvimento e aprendizagem de habilidades e competências digitais

No trabalho híbrido, uma das principais exigências é o domínio de ferramentas digitais para execução do trabalho e a comunicação entre os departamentos da empresa. Por esse motivo, os gestores devem focar na promoção de cursos de qualificação e aprendizagem contínua de seus colaboradores. Isso ajudará no desenvolvimento de novas habilidades digitais, na produtividade da empresa, melhor acompanhamento de resultados e, é claro, na execução de um trabalho híbrido de qualidade.
 

5. Otimizar a digitalização do setor financeiro e gestão de despesas

Desde a pandemia e a adoção do home office, muita coisa mudou em relação às despesas financeiras das organizações. Inclusive, empresas que realizavam viagens corporativas tiveram que adaptar essa realidade para videochamadas, deixando os deslocamentos apenas para casos de real necessidade. Mas, ao mesmo tempo, com a retomada da economia e a expansão da vacinação, muitas organizações já planejam a retomada das viagens.
Neste cenário de trabalho híbrido, os gestores financeiros ainda lidam com as despesas corporativas em uma dinâmica diferente, com gastos dos colaboradores com internet e luz do home office e as demais despesas comuns da rotina de escritório, como estacionamento e alimentação, sem contar os momentos de viagens.
 
Sendo assim, a adoção de ferramentas de digitalização do setor financeiro é algo essencial para o controle de despesas do trabalho híbrido, de viagens corporativas e outros gastos iniciados pelos colaboradores.
 

Conte com a SAP Concur no seu trabalho híbrido!

A SAP Concur te ajuda na digitalização de processos financeiros e adequação ao trabalho híbrido.
Por meio da sua ferramenta inovadora, o SAP Concur Travel & Expense, você consegue gerenciar melhor as despesas e automatizar inúmeros processos burocráticos, desde o envio de notas fiscais, aprovação de reembolsos, planejamento de viagens corporativas, reservas de voos e muito mais.
 
Para os gestores, uma das grandes vantagens é a maior visibilidade financeira com relatórios atualizados em tempo real de acordo com os gastos realizados e aprovados. Entre em contato conosco e confira as ferramentas especiais para o trabalho híbrido!

Tags:

Tecnologia