Os Recursos Humanos devem priorizar as pessoas em tempos de crise

21/08/2020, por Wagner André, Consultor de Negócios e Soluções da SAP Concur

Quando penso na Gestão em Recursos Humanos, eu que sou amante de inovação e tecnologia, sempre considero qual estratégia devo ter em mente para uma gestão eficaz das pessoas. Tudo é sobre Pessoas! E uma gestão eficiente e necessária para os dias atuais foca em boas experiências para seus colaboradores. 

Qual a importância que a sua empresa dá para a experiência do colaborador? Gostaria saber sua opinião - deixe seu comentário abaixo! Faço esta pergunta porque entendo que se o seu funcionário está feliz, as chances do cliente ficar feliz são exponencialmente melhores. É com esta filosofia que a SAP contribui, com suas diversas soluções de software, para o crescimento exponencial das organizações. Uma equipe engajada e feliz otimiza processos e impulsiona os melhores resultados.

"71% dos tomadores de decisão brasileiros acreditam que a experiência dos colaboradores será um dos fatores mais importantes que afetam sua capacidade de cumprir os principais objetivos de negócios nos próximos dois anos" [Forrester].

Sou um feliz integrante da unidade de negócios da SAP, a SAP Concur, que fornece soluções que digitalizam processos na gestão de gastos dos colaboradores em viagens e despesas. Sem dúvida os desafios da pandemia reforçaram ainda mais nossos esforços em apoiar as empresas nesta gestão unificada de todos os gastos dos colaboradores, seja para melhorar o controle e compliance das despesas, seja para economizar. Antes nós falávamos como as empresas poderiam gerenciar seus programas de viagens corporativas e custos com despesas diversas, desde uma viagem com aéreo, hospedagem, Uber, refeições, limites, controles, processos de auditoria, gestão analítica de relatórios, entre outros. Hoje nós apoiamos na realidade para reembolsos de despesas com internet, com um iFood para o funcionário que ficou trabalhando até tarde em casa, e até mesmo de reembolso com vacinas, cursos online e outros benefícios. Recentemente até estamos apoiando diversas empresas com reembolso de KM automatizado, para que o funcionário evite o transporte público e utilize o carro próprio para ir até o local do trabalho quando ele necessita. 

A tecnologia está preparada para apoiar sua empresa com o cuidado aos funcionários, para que eles tenham novas experiências com bem-estar no dia a dia das suas atividades de trabalho. 

Já lideramos também, com o apoio da nossa tecnologia, na preparação para o Pós-Covid. Como serão os novos gastos em viagens corporativas na sua empresa? Ok, isto pode demorar um pouco, mas as viagens, uma visita comercial a um ponto de venda, eventos físicos; enfim, as despesas corporativas com o funcionário serão retomadas, de uma nova forma. E nós estamos preparados para apoiar sua empresa com o cuidado aos funcionários para que eles tenham novas experiências com bem-estar no dia a dia das suas atividades, enquanto os líderes realizam uma gestão de gastos eficiente. 

Concluo o tema compartilhando os resultados de uma pesquisa da Forrester Consulting, "Conduzindo uma melhor EX com a ajuda do gerenciamento de viagens e despesas: um destaque para as organizações no Brasil", que indica que 71% dos tomadores de decisão brasileiros acreditam que a experiência dos colaboradores será um dos fatores mais importantes que afetam sua capacidade de cumprir os principais objetivos de negócios nos próximos dois anos. Espero que seja útil para sua organização! Clique aqui para acessar os resultados da pesquisa da Forrester! 

 

Sobre o autor: Wagner Andre é Consultor de Negócios e Soluções da SAP Concur, apoiando as empresas nas estratégias de Transformação Digital e Change Management para que migrem para a Nuvem com sucesso, implantando o SaaS para inovar e melhorar as experiências na gestão de gastos e dos negócios. Formado em Ciências da Computação, possui MBA em Business Innovation pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).