3 dicas definitivas para garantir prevenção a fraude na sua empresa

12/05/2022

A prevenção a fraude é fundamental para qualquer empresa, especialmente organizações que possuem viajantes corporativos e recebem, mensalmente, relatórios de despesas e pedidos de reembolsos.
 
Isso porque, sem um controle efetivo, as chances de existirem erros ou iniciativas intencionais que comprometam a saúde financeira da organização e prejudiquem a segurança das informações internas são grandes.
 
Mas, afinal, como minimizar riscos e evitar processos fraudulentos? Algumas dicas podem te ajudar. Continue com a sua leitura e confira.
 

 

3 dicas definitivas para garantir prevenção a fraude na sua empresa

Dentre as principais iniciativas para fortalecer a prevenção a fraude no seu negócio, podemos citar:
 

1. Tenha uma robusta política de despesas

A política de despesas sempre será a sua principal estratégia. Na prática, esse documento contém todas as diretrizes que norteiam não somente as ações dos seus colaboradores, mas também as tomadas de decisões dos próprios gestores.
 
Por essa razão, tenha uma política de despesas robusta e transparente. Defina quais são os gastos reembolsáveis pela sua organização, estabeleça tetos de despesas (limites de gastos), divida os tipos de gastos (alimentação, transporte, hospedagem e outros) e padrões internos.
 
Além disso, defina também prazos para entrega dos relatórios, de modo a manter sempre a operação padronizada e viabilizar auditorias mais rápidas, minimizando também o prazo de pagamento desses reembolsos.
 

2. Faça auditorias das despesas

As auditorias são um tipo de vistorias mais detalhadas, em que toda a natureza da despesa submetida é avaliada de maneira automatizada.
 
O ideal, é realizar auditorias de 100% dos relatórios, de maneira a manter sempre as informações atualizadas, minimizar riscos e identificar com rapidez quaisquer características nos gastos que fujam do padrão pré-estabelecido pelas políticas de viagens.
 

3. Utilize a tecnologia

Por fim, não podemos falar sobre prevenção a fraude sem citar a tecnologia como principal aliada do seu negócio.
 
Com as ferramentas certas, não somente a elaboração dos relatórios é facilitada, mas também a análise das informações, mapeamento dos dados, geração de insights atualizados para melhorias da operação e auditorias.
 

 

Conte com o SAP Concur Expense!

O SAP Concur Expense é um sistema de gestão de despesas completo, intuitivo e responsivo que valoriza a experiência do colaborador e possui ferramentas inovadoras para classificação dos gastos.
 
Com o SAP Concur Expense, a sua empresa consegue implementar auditorias completas e automatizadas, garantindo total prevenção a fraude e potencializando a saúde financeira do seu negócio.
 
Além disso, esse sistema de gestão de despesas possui uma série de recursos que simplificam o cotidiano da sua operação, como:
 
  • Digitalização das notas fiscais e comprovantes de gastos;
  • Adequação às políticas de privacidade da empresa;
  • Categorização automática dos gastos;
  • Integração simplificada com outros sistemas;
  • Conciliamento das despesas com cartão corporativo;
  • Rastreio de informações completo e seguro.
 
Desse modo, a sua organização atinge mais eficiência, transparência, conformidade e controle financeiro. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e faça uma demonstração gratuita.

Tags:

Tecnologia