Administração financeira: como a transformação digital tem revolucionado esse processo?

14/04/2022

A administração financeira pode ser definida como o controle dos recursos empresariais, assim como a gestão de todo o valor que “entra” e “sai” da organização.
Esse processo permite um gerenciamento mais estratégico da empresa baseado não somente no seu plano de negócios, mas também no seu planejamento orçamentário, de modo a garantir a competitividade dos negócios e minimizar riscos.
Durante os últimos anos, porém, temos presenciado uma profunda disrupção da administração financeira das empresas, especialmente com a transformação digital que vem alcançando diversos setores.
Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa global da Deloitte, 96% das empresas planejam investir em sistemas de gestão e infraestruturas tecnológicas nos próximos meses, enquanto 95% desejam priorizar o gerenciamento de dados por meio de novas ferramentas.
Mas, afinal, quais são os impactos da transformação digital na administração financeira? Para te ajudar a compreender, elaboramos este conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira.
 
Como a transformação digital tem revolucionado a administração financeira das empresas?
Dentre os principais benefícios que a transformação digital promove à administração financeira, podemos destacar:
  • Garante transparência e governança corporativa: uma das preocupações dos gestores financeiros (CFO) atuais é, justamente, a governança corporativa, principalmente com a proliferação das práticas de ESG. Nesse aspecto, o uso de ferramentas robustas e eficientes podem tornar a operação mais transparente, permitindo o controle completo de todos os recursos internos e aumentando a governança corporativa, promovendo também alta conformidade com as legislações vigentes e políticas internas;
  • Aumenta a efetividade dos dados gerados: outro ponto positivo é a eficiência dos dados coletados. Muitas vezes, os gestores não conseguem ter segurança a respeito da precisão ou qualidade das informações geradas pela operação, o que prejudica totalmente a administração financeira. No entanto, tecnologias robustas podem simplificar esse processo e garantir muito mais efetividade dos resultados financeiros, assim como a identificação de insights;
  • Potencializa o desempenho e a qualidade das atividades financeiras: as novas tecnologias são capazes de potencializar o desempenho da operação financeira, aumentando a produtividade e qualidade das transações;
  • Minimiza riscos de falhas ou fraudes operacionais: elencando os tópicos anteriores, a transparência combinada com alta eficiência minimiza os riscos de falhas ou fraudes na operação, reduzindo drasticamente os gargalos que afetam a confiabilidade da empresa;
  • Apoia a gestão de reembolsos e despesas: por fim, é possível também implementar uma gestão de reembolsos e despesas muito mais efetiva, valorizando, inclusive, a experiência do colaborador.
Conte com o SAP Concur Expense!
O SAP Concur Expense é um sistema de gestão de despesas completo, intuitivo e responsivo que pode ajudar o seu negócio a revolucionar os fluxos internos.
Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Expense não somente auxilia no gerenciamento de gastos e reembolsos, mas também na administração financeira, podendo ser facilmente integrado com seu sistema de gestão.
Dessa forma, o SAP Concur Expense oferece à sua empresa todos os recursos que precisa para garantir um controle operacional eficiente e transparente. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita.