5 dicas para a gestão financeira de uma empresa

16/07/2020

Atualmente, quando se pensa em gestão financeira de uma empresa, logo se imagina os diversos desafios enfrentados pelos desdobramentos do coronavírus. Para se ter ideia, apenas em março, 30% das organizações de todos os setores já sentiram os impactos da pandemia de coronavírus sobre seus negócios, de acordo com levantamento da Fundação Getulio Vargas.

Já no setor industrial, 92% das empresas tiveram os negócios impactados por conta da COVID-19, de acordo com pesquisa do Portal da Indústria. Diante deste cenário, a gestão financeira de uma empresa precisa encontrar alternativas para garantir a continuidade das operações. Por isso, preparamos esse conteúdo com dicas fundamentais para superar os desafios do setor financeiro. Confira!

Leia mais: Gestão financeira e orçamentária: como manter o fluxo de caixa eficaz

5 dicas para realizar a gestão financeira de uma empresa

1. Organize as áreas da sua empresa

Para o sucesso da gestão financeira de uma empresa é preciso, em um primeiro momento, organizar todos os setores de modo que trabalhem com o mesmo propósito, compartilhem dados e informações e trabalhem em um ambiente de colaboração. Para isso, é necessário integrar dados e uniformizar as denominações utilizadas, especialmente em áreas que mais afetam as despesas, como compras, marketing, distribuição, atendimento ao cliente e até mesmo vendas. Essa organização promove, com a integração de informações, a unificação dos setores em prol de um trabalho mais colaborativo.

2. Integre os departamentos

Geralmente, o planejamento financeiro de uma empresa é realizado pelos departamentos de finanças com participação da diretoria. No entanto, para engajar todos os colaboradores aos objetivos da organização, é preciso envolver todos os departamentos e profissionais de diferentes níveis hierárquicos para participarem do processo de planejamento. Para que essa integração realmente surta efeito, é necessário trabalhar com soluções tecnológicas eficientes e que sejam de fácil compreensão.

3. Garanta a qualidade dos dados

Ainda quando se pensa em eficiência na gestão financeira de uma empresa, também é preciso que o setor obtenha dados e informações precisas com agilidade. Para conseguir esses insumos, também é importante contar com ferramentas especializadas e na nuvem.

4. Utilize indicadores de desempenho

Além disso, as organizações precisam, principalmente neste momento desafiador, contar com métricas em tempo real para tomadas de decisões ágeis e assertivas. Para isso, a tecnologia utilizada também deve fornecer esses insumos com precisão para que os gestores possam fazer as possíveis correções necessárias ou ainda identificar gargalos de maneira rápida e que não causem prejuízos à companhia.

5. Implemente um sistema de gestão de despesas

Como visto, a gestão financeira de uma empresa é desafiadora e precisa de soluções tecnológicas para garantir a melhor gestão de custos para a organização. Por isso e para obter todos os recursos, bem como as vantagens sobre administração financeira citadas, é fundamental implementar um sistema de gestão de despesas na nuvem, que permita que gestores e colaboradores o acessem de maneira remota.

Desta maneira, a empresa tem a solução ideal para organizar e integrar os setores, garantir a qualidade dos dados, além de métricas em tempo real.

Leia também: Como fazer uma prestação de contas simples: veja 5 dicas

Conte com o SAP Concur Expense!

E para solucionar os principais problemas de gestão financeira de uma empresa, é preciso contar com uma solução completa, sólida e confiável. Nesse caso, o SAP Concur Expense é um sistema de gestão de despesas que proporciona o controle financeiro total da sua empresa. 

Na prática, a plataforma promove acompanhamento das despesas internas em tempo real, garante conectividade, centralização de informações e emite relatórios completos. Saiba mais:

  • Categoriza e mapeia automaticamente as despesas com base nas imagens de recibos

  • Otimiza a gestão de despesas

  • Garante o cumprimento de políticas internas da sua empresa

  • Reembolsa os funcionários mais rápido

Além disso, a plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.