Gestão financeira e orçamentária: como manter o fluxo de caixa eficaz

30/06/2020

Não há dúvidas de que o momento atual exige uma gestão financeira e orçamentária eficiente. Isso porque a crise gerada pelo novo Coronavírus desafiou as organizações e promoveu dificuldades em diversos setores. De acordo com dados do Sebrae, 88% dos pequenos negócios buscaram créditos para auxílio durante as instabilidades do mercado e 16% optou pela negociação com fornecedores para minimizar custos.

Além disso, uma pesquisa da Deloitte estima que a recuperação dos negócios aconteça nos próximos anos. 21% dos gestores acreditam que a retomada aconteça no primeiro semestre de 2021 e 39% no segundo ou começo de 2022. Nesse sentido, esses números demonstram uma realidade bastante expressiva: é preciso manter um fluxo de caixa eficiente para sobreviver às dificuldades do setor. 

Para te ajudar nesse processo, elaboramos um texto completo com dicas para uma gestão financeira e orçamentária eficaz da sua organização. Confira!

Como manter o fluxo de caixa eficaz?

Um dos principais obstáculos das empresas é conseguir se adequar às necessidades do mercado ao mesmo tempo em que reduz gastos e dinamiza a operação para impedir prejuízos significativos com a crise. Dessa forma, uma maneira bastante assertiva de assegurar esse processo é o fluxo de caixa. Quanto mais claras forem as transações, com mais facilidade os gestores podem encontrar gargalos e prever problemas. 

Leia também: Como fazer uma gestão estratégica de gastos em tempos de crise?

No entanto, é fundamental adotar algumas práticas para assegurar os resultados esperados, como:

Revisar planejamento financeiro

A sua empresa, muito provavelmente, já possui um planejamento de negócios e uma programação financeira delimitada. Entretanto, novos tempos e desafios também exigem reformulações internas. Por isso, o primeiro passo é revisar toda essa organização e alterar procedimentos em casos de necessidade. É fundamental que esse plano abrace seus objetivos corporativos, consiga conversar diretamente com as precisões atuais do setor e as prioridades do mercado.

Automatizar processos

Com o planejamento da gestão financeira e orçamentária em mãos, é momento de automatizar processos. Não hesite! O momento atual, mais do que nunca, exige transformação digital e otimização para sobrevivência das empresas. Por essa razão, identifique os principais gargalos operacionais que não apenas geram desperdícios brutos, mas também de produtividade e eficiência, como é o caso de atividades repetitivas, utilização de ferramentas inviáveis ou outros aspectos que atrase o time na entrega de resultados.

Cortar custos improdutivos

No tópico anterior, com certeza, já conseguimos contemplar alguns custos que a sua organização possui, porém, são irrelevantes ou não trazem os retornos esperados. Nesse aspecto, é preciso eliminar esses gastos e minimizar as despesas internas. Uma outra dica é manter a pesquisa de mercado e, sempre que necessário, renegociar ou trocar de fornecedores em busca de melhores condições de parceria.

Acompanhar as movimentações financeiras

Por fim, é fundamental acompanhar todas as movimentações financeiras da sua organização de maneira detalhada. Uma solução é sempre manter responsáveis por essa administração, como funcionários específicos, gestores ou, até mesmo, departamentos. Como também, é preciso elaborar políticas internas para reembolsos e validação de informações.

Leia também: Como reduzir despesas na empresa: 7 fatores para levar em consideração na crise

Conte com o SAP Concur Expense para gestão financeira e orçamentária

O SAP Concur Expense consiste em um sistema de gestão financeira e orçamentária de fácil implementação, layout intuitivo e responsivo, que permite o rápido gerenciamento dos recursos de uma corporação. Fornecendo mobilidade e conectividade, a plataforma garante o acompanhamento em tempo real e a geração de relatórios completos, embasando tomadas de decisões mais estratégicas.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato!