A inclusão no ambiente de trabalho é essencial: veja 5 ações para incentivar na sua empresa

22/04/2021
Trabalhar a inclusão no ambiente de trabalho é algo essencial nos dias de hoje, sendo uma maneira de apoiar a diversidade de profissionais na empresa, com relação à classe, raça, gênero, sexualidade, nacionalidade, religião, idade e deficiências.
 
Dessa forma, é possível ter um ambiente mais plural e promover a equidade, que são conceitos extremamente importantes na sociedade contemporânea.
 
Tanto que, hoje em dia, há leis que garantem a inclusão no ambiente de trabalho, como a política de cotas para pessoas com deficiência. Criada em 1991, a chamada “Lei de Cotas” prevê que toda empresa, com 100 ou mais funcionários, deve destinar de 2% a 5% das vagas para PCDs.
 
No entanto, ainda assim algumas organizações não estão preparadas para essa inclusão, tanto na parte de Recursos Humanos, quanto na própria infraestrutura do estabelecimento.
 
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos destacou que, em 500 companhias do país, as pessoas com deficiência ocupam 2% do quadro de funcionários, 0,64% do quadro executivo e apenas 0,41% das funções gerenciais. Ou seja, ainda é preciso trabalhar a inclusão no ambiente de trabalho e fomentar o cumprimento da Lei.
 
Neste artigo, conheça 5 ações para incentivar a pluralidade e os benefícios de ter um local diverso e inclusivo. Continue a leitura!
 

Quais os benefícios da inclusão no ambiente de trabalho?

As empresas que investem em diversidade apresentam uma verdadeira vantagem competitiva no mercado, pois, além de fortalecer a inclusão e a pluralidade, elas também oferecem experiências inovadoras e enriquecedoras.
Em conjunto a isso, a inclusão no ambiente de trabalho também é algo que conquista a admiração dos clientes, já que, hoje em dia, as pessoas adotam uma postura cada vez mais crítica e exigente sobre o assunto. Entre outros benefícios, podemos citar:
  • Melhor produtividade e resultados;
  • Minimização de conflitos entre colaboradores;
  • Maior potencial de inovação.
Tudo isso é fruto da valorização de profissionais, que podem ser descobertos quando a empresa se mostra aberta às medidas de inclusão no ambiente de trabalho para aumento da diversidade.
 

Como adotar a inclusão no ambiente de trabalho?

O primeiro passo para adotar a inclusão no ambiente de trabalho é fazer um diagnóstico crítico da sua empresa. Dessa forma, é possível verificar se a organização está realmente cumprindo a política de cotas e o que é preciso melhorar. A seguir, conheça 5 ações que podem fazer a diferença.

1 - Mapeamento da acessibilidade

Faça um mapeamento da acessibilidade e da infraestrutura em todo o estabelecimento. Essa é uma maneira de verificar se as pessoas com deficiência conseguirão realizar o seu trabalho de forma adequada, bem como poderão se locomover, ter acesso às informações e demais atividades dentro da empresa.

2 - Estratégias ergonômicas para inclusão

É importante incluir corredores largos e banheiros adaptados, com barras e pias mais baixas. O mesmo vale para as mesas de escritório e cadeiras. Verifique se a pessoa com deficiência irá conseguir passar com cadeira de rodas e terá suporte para se apoiar nos espaços da empresa. Dessa forma, os seus colaboradores não enfrentarão problemas relacionados à acessibilidade do local de trabalho.

3 - Treinamentos para todos os colaboradores

Desde os estagiários até o CEO, todos devem estar envolvidos nos treinamentos para inclusão no ambiente de trabalho. Os conteúdos envolvem a comunicação com PCD, o respeito, uso de ferramentas de trabalho e outras medidas que impactam positivamente na relação profissional.

4 - Relacionamentos saudáveis entre os colaboradores

A organização deve garantir um bom relacionamento com todos os colaboradores. Deve-se manter o respeito e a empatia, além de tratar as pessoas com deficiência com bom senso, conhecendo os termos corretos e evitando situações que gerem um clima ruim.

5 - Conteúdos inclusivos

Os conteúdos da empresa devem ser acessíveis para todos. Por isso, lembre-se de adicionar legenda aos vídeos, adaptar apresentações, adequar as reuniões e outros aspectos que garantam a participação das pessoas com deficiência.
 

A SAP Concur incentiva a inclusão no ambiente de trabalho

A SAP Concur apoia a inclusão no ambiente de trabalho e, por isso, oferece um sistema completo e inovador para a gestão de despesas corporativas, o SAP Concur Expense & Travel. A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, com possibilidade de adaptação para todos os colaboradores e tecnologia assistiva.
 

Tags:

Tecnologia