Principais problemas na gestão de despesas corporativas e como superá-los

01/07/2020

Administrar um negócio gera uma série de desafios para as organizações, principalmente quando nos referimos à gestão de despesas. Garantir um fluxo financeiro eficiente é sinônimo de controle saudável dos recursos da empresa, minimização dos custos e melhores resultados internos. No entanto, como qualquer outra área, o gerenciamento financeiro também apresenta problemas e saber a maneira correta de contorná-los é o principal ativo de qualquer instituição. Essa exigência se torna mais eminente em períodos de crises, como a atual pandemia da Covid-19, em que a necessidade de manter uma gestão de despesas efetiva pode ter ainda mais relevância para garantir a sobrevivência dos negócios.

Nesse sentido, negligenciar o controle de gastos pode acarretar retornos bastante preocupantes para a organização, como baixas operacionais, diminuição dos lucros, erros, possibilidades de fraudes e prejuízos. Para te ajudar a compreender quais são as principais dificuldades presentes na administração financeira e algumas formas assertivas de superá-las, elaboramos um conteúdo completo. Confira!

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Principais problemas da gestão de despesas corporativas e como superá-los

Há, pelo menos, três problemas muito comuns presentes na gestão de despesas corporativas, são eles: 

Relatórios de despesas fora da política

Os relatórios de despesas são sempre motivos para adversidades dentro da operação, seja por falta de informações, ausência dos comprovantes necessários ou a não padronização do preenchimento de dados de acordo com as políticas internas. Outra razão, que também pode levantar problemas, é o prazo de entrega e validação dos documentos, que atrasam os pagamentos e geram gargalos para a operação. De modo geral, é preciso, a primeiro momento, realinhar as diretrizes internas, com processos mais claros e reforçar com todo o time essas normas. 

Em seguida, é fundamental elencar todos os tópicos reembolsáveis e os padrões que os colaboradores precisam seguir, de modo a evitar informações desconectadas.

Alto volume de informações para serem processadas

O alto volume de dados a serem processados também podem gerar graves contrariedades para as organizações, como erros de fluxos, possibilidades de erros e furos na segurança administrativa da empresa. Por isso, é necessário reaver todo o planejamento e subdividir tarefas, como também, elencar responsáveis em cada departamento para validar essas informações. Dessa forma, todas as solicitações, os preenchimentos de dados, consultas de processos e outras ações internas são acompanhadas de perto, metrificadas e controladas de maneira dinâmica.

Ausência de ferramentas apropriadas para validação de dados

Por fim, a ausência de ferramentas adequadas é um problema que as organizações têm enfrentado, não apenas na gestão de despesas, mas também em outros setores das empresas. Nesse sentido, é imprescindível adotar novas tecnologias para maximizar o controle de gastos. Sem as devidas plataformas, as instituições comprometem todos os processos internos e a produtividade do time.

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