Jornada do colaborador: como fazer o controle de despesas em todos os momentos

04/06/2021
O gerenciamento da jornada do colaborador ainda é um assunto que levanta muitas dúvidas, já que é difícil controlar o “ponto” dos funcionários fora do ambiente de trabalho. Para os gestores, mais do que acompanhar se a equipe está realmente dedicando o tempo necessário, também é preciso cuidar da segurança dos colaboradores, seja em casa, na rua, no escritório ou em viagens, para fazer a gestão de despesas corporativas de modo adequado.
 
Ou seja, a equipe de gestão tem a responsabilidade de analisar as condições particulares das jornadas dos colaboradores e buscar soluções para cortar gastos, sem prejudicar a qualidade do trabalho e a segurança dos funcionários.
 
É um trabalho exaustivo e que, na maioria das vezes, requer um olhar particular sobre a jornada do colaborador em diferentes situações. Por exemplo, no home office, é necessário considerar os gastos de luz, internet e telefone. Por outro lado, no caso das viagens corporativas, os custos envolvem alimentação, transporte, hospedagem, entre outros.
Felizmente, é possível fazer o controle de despesas em todos os momentos da jornada do colaborador. Quer saber como? Então, acompanhe a leitura e conheça a solução da SAP Concur para o seu negócio!
 

5 dicas de como controlar a jornada do colaborador

Você está com dificuldades para controlar a jornada do colaborador e, em conjunto, propor um gerenciamento de despesas mais eficiente? Abaixo, separamos algumas dicas de como enfrentar esse problema e ter uma gestão assertiva. Confira!

1 - Invista em soluções tecnológicas

O avanço da tecnologia contribui para melhorar o controle da jornada do colaborador. Através de ferramentas de gerenciamento, é possível implementar um monitoramento em relação aos gastos da empresa, custos de viagens, reembolsos, entre outras despesas.

2 - Digitalize a jornada para facilitar a experiência do colaborador

As ferramentas tecnológicas também são capazes de digitalizar processos e documentos, para que o colaborador tenha um acesso mais simples e rápido. Por exemplo, em uma viagem corporativa, é importante contar com um sistema que já permita a captura de uma foto digitalizada do recibo. Isso evita que o funcionário tenha que guardar vários papéis e se perca na organização da sua própria jornada.
 

3 - Crie uma política de reembolso de despesas

Definir uma política de reembolso de despesas é uma maneira de alinhar as expectativas dos colaboradores e educá-los quanto aos gastos. Em geral, a causa mais comum de violações e abusos ocorre devido à falta de orientação do que seria uma boa prática, ao lado da ineficiência na procura por respostas às dúvidas dos colaboradores.

4 - Converse com a sua equipe para alinhar expectativas

Após elaborar a política de reembolso de despesas, é fundamental comunicá-la para toda a sua empresa. Dessa forma, todos os funcionários terão conhecimento acerca das diretrizes e normas a serem cumpridas, sendo uma forma de alinhar as expectativas para ter maior controle da jornada do colaborador.

5 - Use indicadores para mensurar os resultados

As ferramentas tecnológicas permitem a avaliação dos resultados a partir de dados e insights relevantes para o negócio. Ou seja, os gestores têm a oportunidade de acompanhar as informações e perceber possíveis erros, inconsistências e o que pode ser melhorado em toda a jornada do colaborador.
Além do mais, esses dados também são fontes importantes para melhorar a experiência dos funcionários em relação à política da empresa, bem como atrair e reter talentos.
 

Saiba como a SAP Concur pode melhorar a jornada do colaborador!

A SAP Concur possui soluções inovadoras na gestão de viagens e despesas corporativas que permitem ajudar no gerenciamento da jornada do colaborador em todos os momentos.
 
É assim que surge o SAP Concur Travel & Expense, uma plataforma totalmente diferenciada, que permite a digitalização de documentos, a automação dos processos de reembolsos, o cumprimento de uma política de reembolsos, o maior controle da jornada do colaborador e uma melhor visibilidade financeira.
Ou seja, é a solução para quem precisa melhorar a gestão de despesas corporativas e aprimorar a experiência das equipes no que diz respeito ao cumprimento das políticas.
 
Quer saber mais sobre o SAP Concur e como ela irá transformar a jornada do seu colaborador? Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre a ferramenta!

Tags:

Tecnologia