Viagens corporativas: o duty of care vai além da segurança do colaborador

18/05/2021

O ano de 2020 transformou profundamente as viagens corporativas e deu um novo significado ao duty of care, de forma que ele seja mais amplo do que apenas para garantir a segurança do colaborador durante as atividades profissionais.

Com a pandemia, houve uma redução imediata das viagens corporativas e a ampla adoção do home office, com líderes identificando que o trabalho de casa pode sim, ser produtivo. Mas, mesmo neste cenário, os cuidados das empresas precisam ser ampliados.
 
Atualmente, cuidar do profissional para atender às responsabilidades legais é mais amplo do que apenas mantê-lo seguro. Afinal, é preciso se atentar ao bem-estar e qualidade de vida, inclusive com ele em casa, o novo escritório de muitos.
 

Viagens corporativas, segurança e bem-estar: como integrá-los?

A atenção com cuidados de segurança durante as viagens corporativas é sim um dos pilares do duty of care, especialmente com a pandemia da Covid-19.
 
As companhias precisam desenvolver estratégias, políticas e diretrizes que reduzam os riscos ao profissional e familiares, promover a segurança física, mas também emocional, por causa do novo contexto. Por meio das políticas de duty of care, torna-se possível o desenvolvimento de uma cultura de segurança mais holística e integrada com outros valores. Entre os aspectos que demandam atenção, incluem-se:
  • Envolver todos os departamentos necessários, uma vez que a área de recursos humanos, por exemplo, pode trabalhar em conjunto com o financeiro e a área de TI para garantir processos mais satisfatórios à distância;
  • Informar os funcionários, garantindo que eles estejam aptos para tomar decisões que promovam a própria segurança e bem-estar, tenham consciência sobre seus direitos e quando buscar auxílio da companhia;
  • Colocar a segurança no centro das políticas de viagens corporativas, mostrando à equipe que a empresa não abre mão do bem-estar do profissional em nenhum cenário e promovendo conscientização quanto às boas práticas.

Nova visão do duty of care

Apesar de tais medidas que beneficiam diretamente a segurança do colaborador, atualmente, o duty of care é visto como uma importante ferramenta para o gerenciamento de risco e resiliência. Por meio do duty of care, a empresa pode reduzir riscos que ameacem a segurança do colaborador, mitigar práticas ruins e tornar a equipe mais resiliente para administrar momentos de crise.
 

Como adotar uma abordagem holística de duty of care?

Considerando a importância do duty of care para mitigar riscos relacionados às atividades dos colaboradores, bem como para a manutenção de uma cultura organizacional saudável e integrada, os gestores precisem definir passos para essa abordagem mais holística.
 
Entre as indicações que permitem uma política de duty of care nas viagens corporativas genuinamente pensada na segurança, bem-estar, qualidade de vida e resiliência dos colaboradores, destacam-se:
  • Ferramentas de rastreamento e visibilidade para saber onde o colaborador está e seu estado;
  • Canais de comunicação 24 horas por dia;
  • Segurança imediata ou resposta médica em casos urgentes;
  • Estratégias que antecipem e mitiguem riscos à segurança antes que os viajantes cheguem ao local de destino;
  • Ajustes rápidos na logística de viagens quando os planos ou itinerários mudam;
  • Políticas claras e suporte de extração quando necessário.
Portanto, fica claro que uma política holística de duty of care depende de estratégias eficientes, processos claros e tecnologias modernas.
 

 

Como o SAP Concur pode ajudar

O SAP Concur é uma solução moderna e inovadora de gestão de despesas e viagens corporativas, que permite que os gestores tenham maior controle e influência nos processos das viagens de negócios e nas práticas do home office.
Assim, a ferramenta facilita o cuidado da empresa com os colaboradores em todos os momentos e permite uma tomada de decisão mais consciente e assertiva, pensando na segurança e no bem-estar do funcionário.
 
Por meio da solução, pode-se aplicar uma política automatizada de reembolsos mais eficiente, o que contribui para manter a segurança de todos.
 
Além disso, as parcerias da empresa pré-aprovadas no sistema garantem a escolha de fornecedores mais comprometidos com a segurança, saúde e bem-estar da equipe. Conheça aqui o SAP Concur e os benefícios da solução às práticas de duty of care e retomada segura das viagens corporativas.