Conheça 5 dicas para home office produtivo

09/02/2021

Ter dicas para home office produtivo é essencial para os profissionais enfrentarem esse longo período de isolamento social, com a manutenção da produtividade e da qualidade em suas entregas. Nesse sentido, é importante destacar que 43% das organizações implementaram o trabalho remoto, segundo levantamento da BTA, e 25% das empresas pretendem manter esse modelo em 2021. No entanto, após praticamente um ano de isolamento, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revelou que 80% dos brasileiros tornaram-se mais ansiosos desde o início da crise. Por isso, diante deste cenário, preparamos esse conteúdo sobre dicas para home office produtivo. Confira!
 

Conheça as principais dicas para home office produtivo

Estabeleça rotinas para o trabalho

Quando se pensa sobre dicas para home office produtivo, estabelecer rotinas com antecedência é essencial para manter a produtividade e cumprir o fluxo de demandas, conforme o estabelecido e esperado por sua empresa. Assim, você mantém sua produção normal de trabalho e ainda pode aproveitar o tempo que não perde no deslocamento até o trabalho para outras atividades, como passar mais tempo com a família ou praticar algum exercício físico dentro de casa nesses tempos de isolamento social.

Respeite o horário do seu expediente

42% dos brasileiros em home office trabalham 40 horas a mais por mês e 62% ficaram mais estressados com o trabalho remoto, diz estudo do LinkedIn. Para evitar esse tipo de situação, é fundamental respeitar o horário de expediente e, caso precise trabalhar mais do que o previsto, é importante avisar aos gestores sobre essas horas extras para que não se tornem rotina.

Cumpra os prazos e mantenha-se disponível e conectado

O contraponto das horas extras em home office também acontece com certa frequência. Alguns profissionais se deixam levar pelas distrações de trabalhar em casa e esquecem de cumprir tarefas de sua rotina profissional, como responder emails, executar as atividades no prazo determinado e participar ativamente dos processos do seu setor. Neste caso, demonstre diariamente que você está conectado mesmo fora do escritório. Mas como fazer isso? Simples, é só manter a sua produtividade regularmente como se estivesse na empresa. Então, cumpra seus horários, atividades e demandas com a mesma dedicação e comprometimento de antes da crise.

Dê um tempo do computador em alguns momentos

Dar uma pausa durante o expediente é uma outra prática vantajosa entre as dicas para home office produtivo. Caso a sua rotina seja muito corrida, como a da maioria dos brasileiros, faça pequenas pausas ao longo dia para um café, um exercício rápido de meditação, alongamento ou até para conversas sobre assuntos que não sejam trabalho. Esses pequenos momentos de descanso são cruciais para garantir boas horas de produtividade.

Tenha uma agenda compartilhada

Trabalhar com agendas compartilhadas é uma maneira interessante dos colaboradores terem a noção de qual atividade cada um exerce durante o dia. Assim, além dos gestores poderem mensurar a produtividade de cada um, a agenda compartilhada também evita que um funcionário seja interrompido durante uma atividade que precise de muita atenção ou até em reuniões pontuais.
 

Conte com a SAP Concur

Agora que você já sabe as principais dicas para home office produtivo, é importante conhecer também tecnologias que apoiem as organizações nesse momento desafiador. Nesse sentido, a SAP Concur disponibiliza um sistema de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores completo, o SAP Concur Expense. A ferramenta apoia as empresas a realizarem a gestão das despesas dos colaboradores em home office, com recursos inteligentes, métricas em tempo real, automação de processos e relatórios precisos e automatizados.
 
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a SAP Concur pode apoiar sua empresa!

Tags:

Tecnologia