05/01/2021
Neste longo período de isolamento social, as empresas já se preocupam com a saúde mental de seus colaboradores e, obviamente, em como manter o home office produtivo. Para isso, é importante destacar que, atualmente, o Brasil ainda conta com aproximadamente 8 milhões de trabalhadores atuando de maneira remota, de acordo com dados do IBGE.
E, segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 80% dos brasileiros ficaram mais ansiosos por conta dos desdobramentos da crise. Além disso, o levantamento ainda revelou outros dados. Confira:
68% têm sintomas depressivos
65% expressam sentimentos de raiva
63% apresentam sintomas somáticos
50% relatam alterações no sono
Para auxiliar os profissionais, 93% das empresas tentaram oferecer algum tipo de apoio aos colaboradores durante a pandemia, revela estudo da Indeed. Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com boas práticas para manter o home office produtivo. Saiba mais!
Leia também: Como realizar a gestão de reembolso de despesas em home office?
O longo período trabalhando de casa pode se tornar um desafio, já que, muitas vezes, as pessoas podem se deixar levar pelas distrações, como conforto, diversão, interação com familiares e acabam perdendo a produtividade esperada. Por isso, é importante ter um local adequado, ter uma rotina prévia e se concentrar para as 8 horas de trabalho sem que essas distrações de casa possam interferir no rendimento profissional.
Por falar em distrações, nossas casas são ambientes preparados para promover conforto e, principalmente, distração. Por isso, televisão, smartphone e redes sociais, por exemplo, devem ser evitados ao máximo. Nesse sentido, para manter o home office produtivo, além de ter um local adequado para trabalhar e evitar distrações, é importante combinar os horários com os familiares para que possam se ajudar nas tarefas de casa e todos possam render o esperado no trabalho.
Uma outra dica interessante para manter o home office produtivo é gerenciar bem o tempo e os períodos de trabalho. Para isso, antes de iniciar as atividades profissionais, é necessário listar as tarefas que precisam ser entregues em cada dia. Além disso, coloque intervalos de descanso de uns 10 minutos entre as atividades para poder ter equilíbrio e manter a produtividade de maneira saudável.
Uma consequência negativa de longos períodos em regime de trabalho remoto é a distância das equipes em todos os níveis hierárquicos. E, esse afastamento não é saudável e contribui para a diminuição da produtividade dos profissionais e até problemas nas entregas das atividades. Nesse caso, para manter o home office produtivo, é necessário criar o hábito de interagir diariamente com os colegas de equipe.
Os trabalhadores, geralmente, perdem muito tempo nos deslocamentos de casa para o trabalho e na volta ao final do expediente, de duas a quatro horas por dia, segundo levantamento da Catho. Por isso, aproveitar esse tempo extra que o trabalho remoto proporciona também colabora para o home office produtivo.
Nesse caso, aproveite para passar mais tempo com a família, se alimente com mais tranquilidade e realize até exercícios físicos em casa. Essas práticas melhoram a qualidade de vida e auxiliam os trabalhadores a continuarem produtivos neste longo período de isolamento social.
Leia também: Reembolsos de despesas: saiba como estruturar a política de gastos em home office
Agora que você já sabe como manter o home office produtivo, é importante saber que existem ferramentas que auxiliam as empresas na gestão das despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores em trabalho remoto. A SAP Concur disponibiliza o SAP Concur Expense com uma série de recursos que permitem a gestão de gastos de home office e ainda conta com automação de processos, inteligência artificial e métricas e relatórios em tempo real. Além disso, o SAP Concur Expense já está em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados e é a única plataforma que auxilia as empresas a optarem por escolhas mais sustentáveis.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais!