Home office produtivo: saiba 5 dicas para render mais no trabalho

05/01/2021

Neste longo período de isolamento social, as empresas já se preocupam com a saúde mental de seus colaboradores e, obviamente, em como manter o home office produtivo. Para isso, é importante destacar que, atualmente, o Brasil ainda conta com aproximadamente 8 milhões de trabalhadores atuando de maneira remota, de acordo com dados do IBGE.

E, segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 80% dos brasileiros ficaram mais ansiosos por conta dos desdobramentos da crise. Além disso, o levantamento ainda revelou outros dados. Confira:

  • 68% têm sintomas depressivos

  • 65% expressam sentimentos de raiva

  • 63% apresentam sintomas somáticos

  • 50% relatam alterações no sono

 

Para auxiliar os profissionais, 93% das empresas tentaram oferecer algum tipo de apoio aos colaboradores durante a pandemia, revela estudo da Indeed. Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com boas práticas para manter o home office produtivo. Saiba mais!

Leia também: Como realizar a gestão de reembolso de despesas em home office?

Conheça 5 dicas para manter o home office produtivo

1- Prepare-se para o trabalho

O longo período trabalhando de casa pode se tornar um desafio, já que, muitas vezes, as pessoas podem se deixar levar pelas distrações, como conforto, diversão, interação com familiares e acabam perdendo a produtividade esperada. Por isso, é importante ter um local adequado, ter uma rotina prévia e se concentrar para as 8 horas de trabalho sem que essas distrações de casa possam interferir no rendimento profissional.

2- Evite distrações

Por falar em distrações, nossas casas são ambientes preparados para promover conforto e, principalmente, distração. Por isso, televisão, smartphone e redes sociais, por exemplo, devem ser evitados ao máximo. Nesse sentido, para manter o home office produtivo, além de ter um local adequado para trabalhar e evitar distrações, é importante combinar os horários com os familiares para que possam se ajudar nas tarefas de casa e todos possam render o esperado no trabalho.

3- Gerencie o uso do seu tempo com cuidado

Uma outra dica interessante para manter o home office produtivo é gerenciar bem o tempo e os períodos de trabalho. Para isso, antes de iniciar as atividades profissionais, é necessário listar as tarefas que precisam ser entregues em cada dia. Além disso, coloque intervalos de descanso de uns 10 minutos entre as atividades para poder ter equilíbrio e manter a produtividade de maneira saudável.

4- Mantenha os relacionamentos com os colegas do trabalho

Uma consequência negativa de longos períodos em regime de trabalho remoto é a distância das equipes em todos os níveis hierárquicos. E, esse afastamento não é saudável e contribui para a diminuição da produtividade dos profissionais e até problemas nas entregas das atividades. Nesse caso, para manter o home office produtivo, é necessário criar o hábito de interagir diariamente com os colegas de equipe.

5- Aproveite o tempo extra

Os trabalhadores, geralmente, perdem muito tempo nos deslocamentos de casa para o trabalho e na volta ao final do expediente, de duas a quatro horas por dia, segundo levantamento da Catho. Por isso, aproveitar esse tempo extra que o trabalho remoto proporciona também colabora para o home office produtivo.

Nesse caso, aproveite para passar mais tempo com a família, se alimente com mais tranquilidade e realize até exercícios físicos em casa. Essas práticas melhoram a qualidade de vida e auxiliam os trabalhadores a continuarem produtivos neste longo período de isolamento social.

Leia também: Reembolsos de despesas: saiba como estruturar a política de gastos em home office

Conte com a SAP Concur

Agora que você já sabe como manter o home office produtivo, é importante saber que existem ferramentas que auxiliam as empresas na gestão das despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores em trabalho remoto. A SAP Concur disponibiliza o SAP Concur Expense com uma série de recursos que permitem a gestão de gastos de home office e ainda conta com automação de processos, inteligência artificial e métricas e relatórios em tempo real. Além disso, o SAP Concur Expense já está em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados e é a única plataforma que auxilia as empresas a optarem por escolhas mais sustentáveis.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais!