Como o self booking ajuda na experiência do colaborador na nova viagem corporativa

30/08/2021
Além de toda a preocupação com o dever de diligência para promover a saúde, a segurança e o bem-estar dos profissionais durantes as viagens, as empresas também devem se focar em melhorar a experiência do colaborador na nova viagem corporativa. Afinal, como já falamos aqui no blog da SAP Concur, a realidade das viagens de negócios foi profundamente transformada com a pandemia do coronavírus.
 

Novidades na experiência do colaborador na nova viagem corporativa

Apesar da retomada gradual dos deslocamentos, ainda há questões a serem adaptadas pelos negócios, como os orçamentos disponíveis, os planejamentos, os cuidados de segurança, os riscos de cancelamentos, entre outros. Para isso, é necessário:
  • Incorporação de novas medidas e políticas de viagens;
  • Treinamento dos colaboradores de acordo com este contexto;
  • Organização e planejamento das viagens corporativas;
  • Facilidade nas reservas com fornecedores confiáveis;
  • Uso de tecnologias durante os processos de viagens, despesas, prestação de contas e reembolsos;
  • Adição de mais flexibilidade para ir ao encontro das necessidades dos profissionais que desejam viajar, mas fazendo suas próprias escolhas de datas, deslocamentos, hospedagem e outros.
Neste cenário, quase metade dos gestores de viagens (47%) espera reforço das políticas de dever de cuidado, segundo o estudo Global Travel Manager Report 2021. Além disso, 98% dos gerentes preveem que os gastos com viagens aumentarão nos próximos 12 meses. Em média, eles acreditam em um crescimento de 30%.
 
No entanto, mesmo nesse ânimo crescente, 44% dos gestores disseram que as empresas continuarão limitando as viagens apenas aos deslocamentos essenciais. Com tudo isso acontecendo, é importante ficar de olho em como valorizar a experiência do colaborador na nova viagem corporativa, promovendo mais facilidades em todo o processo. Neste sentido, vamos conhecer o self booking.
 

O que é self booking?

Basicamente, o self booking trata-se de uma expressão em inglês para ‘fazer a própria reserva’. Suas características principais são a disponibilidade de um inventário de opções para reservas, agregando em um só lugar todos os processos para realizar o planejamento das viagens. Assim, é possível executar todos os procedimentos e reservas a partir da política de viagens da empresa conforme às necessidades de cada negócio.

Como funciona o self booking na prática?

As práticas de self booking nas empresas permitem apoiar a experiência do colaborador na nova viagem corporativa, proporcionando mais agilidade e praticidade. Além disso, é possível facilitar o trabalho dos gestores de viagens, com o melhor planejamento e alocação de recursos para:
Então, de maneira prática, os gestores de viagens podem fazer a pesquisa de fornecedores disponíveis, solicitar e emitir reservas, verificar o registo das despesas realizadas na viagem, gerar relatórios e reunir as informações mais importantes sobre as viagens e despesas corporativas.
 

Como o self booking ajuda na experiência do colaborador na nova viagem corporativa

As funções do self booking geram impactos positivos para a rotina dos gestores e viajantes corporativos, garantindo benefícios para a experiência do colaborador na nova viagem corporativa. Por meio dessa ferramenta, os profissionais podem ter mais autonomia ao realizar e checar as reservas e as passagens da viagem no computador ou até no celular, agilizando o planejamento.
 
Ao mesmo tempo, também é possível facilitar a prestação de contas, com a possibilidade de comprovar despesas com praticidade, sem o risco de perder notas fiscais impressas e nem de ficar sem os reembolsos.

Principais benefícios do self booking para as empresas

Tanto para gestores como para os colaboradores, o self booking promove inúmeras vantagens, como por exemplo:
  • Menor burocracia
  • Maior autonomia e flexibilidade
  • Controle de processos
  • Economia de tempo
  • Eficiência na gestão de despesas e viagens
  • Geração de relatórios

Conte com a SAP Concur para a experiência do colaborador na nova viagem corporativa

Para disponibilizar o que há de melhor em self booking e muito mais, conheça a ferramenta inovadora da SAP Concur para gestão de viagens corporativas e despesas iniciadas pelos colaboradores. O SAP Concur Expense & Travel pode fazer a diferença para a experiência do viajante, com a possibilidade de escolha de opções de fornecedores e o uso de aplicativo para tirar fotos de comprovantes e enviar para reembolso via plataforma, facilitando os processos de reembolsos.
 
Simples e de fácil usabilidade, a solução também conta com recursos para o dever de cuidado, como ferramentas de rastreamento e visibilidade, canais de comunicação 24 horas e resposta médica ou de segurança imediata quando necessário.
 
Quer saber mais detalhes? Acesse agora mesmo o nosso site e veja como o SAP Concur Travel & Expense apoia a experiência do colaborador.