5 passos para a retomada das viagens corporativas com segurança

24/02/2021

A retomada das viagens corporativas já se mostra uma realidade, mas que necessita de cuidados especiais por parte dos executivos que viajam e, principalmente, das empresas que movimentam o setor. Nesse sentido, o segmento de viagens corporativas domésticas registrou alta de 67% nas vendas no terceiro trimestre de 2020. Já as viagens empresariais internacionais marcaram 54% de aumento, de acordo com o último levantamento da Abracorp. Diante deste cenário, as empresas precisam estruturar medidas sólidas de segurança aos seus colaboradores e desenvolver um novo processo, desde a escolha de fornecedores até os hotéis em que os profissionais irão se hospedar. Saiba mais a seguir.
 

Conheça 5 passos para a retomada das viagens corporativas

1. Entender quais profissionais estão disponíveis para as viagens
Na nova estrutura de viagens corporativas, a empresa precisa avaliar quais profissionais não são do grupo de risco e que não apresentaram sintomas de coronavírus nos últimos 14 dias antes da viagem. Por isso, é preciso deixar os nomes dos profissionais “disponíveis” em uma planilha ou no sistema de gestão para agilizar todo o processo quando for necessário realizar um deslocamento.
 
2. Avaliar quais destinos estão permitidos
Existem diversas regiões com restrições específicas para entrada de estrangeiros. Por isso, é preciso realizar uma avaliação prévia antes de comprar passagens aéreas e reservar a hospedagem aos colaboradores. Vale destacar ainda que até mesmo algumas cidades brasileiras têm restrições e só permitem a entrada de moradores. Por isso, realizar essa avaliação prévia é essencial para evitar o desperdício de dinheiro.
 
3. Regras aeroportuárias
Até mesmo os aeroportos contam com regras específicas como medição da temperatura, distância mínima entre as pessoas e necessidade de utilização de máscara e do álcool em gel com frequência pré-determinada. Nesse ponto, é importante relembrar os profissionais sobre essas regras antes de cada deslocamento.
 
4. Políticas de cancelamento de voos
Outro ponto importante sobre a retomada das viagens corporativas é a atenção necessária com as políticas de cancelamentos de voos. Ainda que muitas regiões estejam abertas, elas podem adotar uma política diferente após a compra de uma passagem, por exemplo. Para evitar desperdiçar os recursos da sua organização, é importante contar com companhias aéreas que flexibilizam uma possível troca de passagem ou até o reembolso em caso de cancelamento de voo.
 
5. Escolha de hotéis
Por fim, a escolha de hotéis também é essencial para a retomada das viagens corporativas, já que o ideal é que o estabelecimento seja próximo ao local do compromisso para minimizar os deslocamentos e deve oferecer medidas de segurança contra o coronavírus.
 
Conte com a SAP Concur
 
Para garantir a segurança dos colaboradores na retomada das viagens corporativas, a SAP Concur disponibiliza um sistema de gestão de despesas e viagens corporativas que facilita a escolha de fornecedores com protocolos seguros contra o coronavírus, por exemplo. Para isso, o SAP Concur Travel Expense é uma ferramenta completa que integra os processos de Travel & Expense em um só lugar e disponibiliza a visualização de reservas e detalhes de gastos na mesma plataforma.
 
As empresas que escolhem o SAP Concur Travel Expense têm os seguintes benefícios:
  • Decisões mais inteligentes e baseadas em dados com uma visão macro dos gastos
  • Alerta de violações de conformidade de política automaticamente
  • Economia de tempo a partir do lançamento automático de dados de reservas em relatórios de despesas
  • Orçamentos simplificados, previsão de gastos com mais precisão e melhores negociações com fornecedores
Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o SAP Concur Travel Expense pode auxiliar sua empresa na retomada das viagens corporativas.