Checklist: 4 dicas para estruturar a política de viagens corporativas sustentáveis

26/01/2021

O setor de viagens corporativas, que sofreu grande impacto no início da crise, já apresenta evolução e, para essa retomada, é importante que as organizações estruturem uma nova política de deslocamentos de negócios para garantir a segurança dos envolvidos e com foco em sustentabilidade. Para se ter uma ideia sobre o cenário das viagens de negócios, 76% dos entrevistados disseram que todos os deslocamentos a trabalho foram suspensos em suas empresas em 2020, de acordo com a BCD Travel.

No entanto, o setor já apresenta retomada e, segundo o último levantamento da Abracorp, o terceiro trimestre de 2020 registrou aumento de vendas em 67% em âmbito nacional. Já as viagens internacionais registraram 54% de crescimento. Mas, para essa retomada, as organizações precisam elaborar uma nova política de viagens corporativas com foco na segurança dos colaboradores e na sustentabilidade. 

De acordo com a pesquisa Agenda 2021, a implementação de relatórios de sustentabilidade com indicadores de gerenciamento de impacto ambiental é fundamental para as decisões estratégicas de liderança neste ano. Diante de tudo isso, conheça os principais pontos para estruturar uma nova política de viagens corporativas com práticas menos nocivas ao meio ambiente.

Leia também: Saiba como a SAP Concur apoia a política de viagens corporativas da sua empresa

Estruture a política de viagens corporativas com foco em sustentabilidade

Seleção de fornecedores

O primeiro passo para colaborar com o meio ambiente quando se trata de viagens corporativas é selecionar os fornecedores que trabalhem com o mesmo propósito de sustentabilidade. Nesse sentido, segundo pesquisa da Global Business Travel Association com a SAP Concur, a maioria dos gerentes diz que vai procurar fornecedores com políticas sustentáveis nos próximos dois anos.

Estimule os viajantes para tomarem decisões sustentáveis

No entanto, em nada adianta estruturar a política de viagens corporativas com foco em sustentabilidade se os executivos que viajam não trabalharem em compasso aos ideais da companhia. Por isso, estimule os colaboradores a pensarem em impacto ao meio ambiente em todas as escolhas do processo de viagens corporativas, desde hotéis, rotas mais curtas, caronas compartilhadas, entre outros.

Aproveite a tecnologia para reduzir viagens não essenciais

A partir da crise, percebeu-se que muitos deslocamentos de negócios poderiam ser resolvidos em reuniões online com a ajuda dos aplicativos dedicados à reunião corporativa. Além de contribuir para o meio ambiente, o modelo digital ainda ajuda a sua empresa a economizar com todos os custos envolvidos em uma viagem empresarial.

Por isso, em sua nova política de viagens corporativas com foco em sustentabilidade, estabeleça um limite mensal de deslocamentos permitidos e estimule a troca dessas viagens por reuniões digitais.

Invista em tecnologia

Por fim, utilizar um sistema de gestão de viagens corporativas pode ser crucial para que uma empresa obtenha os resultados esperados em sustentabilidade e ainda observe uma série de vantagens, como:

  • Automação de processos

  • Rapidez no reembolso

  • Controle total dos custos envolvidos

  • Redução de custos

Leia também: Sistema de gestão de viagens corporativas: 4 práticas para a retomada das atividades

Conte com a SAP Concur

Como visto, a tecnologia e um sistema de gestão de viagens corporativas são essenciais para implementar uma estratégia com foco em sustentabilidade. Por isso, o SAP Concur Travel Expense é uma solução completa que integra os processos de Travel & Expense em um só lugar e disponibiliza a visualização de reservas e detalhes de gastos na mesma plataforma.

A solução de SAP Concur ainda é a única que possui, de ponta a ponta, a capacidade de educar, sugerir melhores escolhas, mensurar dados e ajudar a sua empresa a ser mais sustentável.

Além disso, as empresas que escolhem o SAP Concur Travel Expense ainda garantem os seguintes benefícios:

  • Decisões mais inteligentes e baseadas em dados com uma visão macro dos gastos

  • Alertas de violações de conformidade de política automaticamente

  • Economia de tempo lançando dados de reservas em relatórios de despesas automaticamente

  • Simplificação de orçamentos, preveja gastos com mais precisão e melhore a negociação com fornecedores

  • Indicação de fornecedores que sigam todos os protocolos de segurança contra a COVID-19

Para ajudar a entender ainda mais esse período de retomada das viagens corporativas antes de estruturar uma nova política com foco em sustentabilidade, preparamos um relatório completo: Indústria de Viagens Corporativas, em uma nova fase?

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o SAP Concur Travel Expense pode auxiliar sua empresa na retomada das viagens corporativas e gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores!