Como fazer o controle de custos e despesas de uma empresa de serviços financeiros?

26/08/2020

O controle de custos e despesas é fundamental para qualquer empresa de serviços financeiros. No entanto, com esse período de grandes instabilidades por conta do coronavírus, essa gestão financeira é ainda mais importante para a continuidade de negócios. Nesse sentido, de acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, os desdobramentos do coronavírus provocaram o encerramento de 522,7 mil empresas de um total de 1,3 milhão que encerraram suas atividades, temporária ou definitivamente, na primeira quinzena de junho.

Ainda de acordo com o documento, o setor de serviços foi o mais atingido, foram 258,5 mil (49,5%) de negócios fechados. Diante desse dado alarmante, fica evidente a importância ainda maior do controle de custos e despesas neste período de grandes desafios.

Por isso, preparamos esse conteúdo sobre como realizar o controle de custos e despesas de uma empresa de serviços financeiros. Confira!

Leia mais: Saiba como fazer o planejamento financeiro empresarial

Saiba como fazer o controle de custos e despesas na sua empresa de serviços financeiros

Mapeie os processos

O primeiro passo para realizar o controle de custos e despesas na sua empresa de serviços financeiros é analisar as ações da companhia. Confira cada atividade e identifique gargalos e oportunidades de melhorias. Para isso, anote os problemas identificados e realize um diagnóstico completo dos processos e tarefas. A partir disso, será possível otimizar processos com a utilização da tecnologia e cortar custos de maneira racional.

Elimine o desperdício

Como citado acima, cortar custos de maneira racional, muitas vezes, é apenas eliminar o desperdício. Por isso, considere os gastos da sua empresa e estabeleça as quantidades máximas que podem ser utilizadas pelos seus colaboradores em cada atividade.

Terceirize serviços

Após uma avaliação inicial, caso seja necessário, a terceirização de tarefas também é uma maneira de realizar o controle de custos e despesas de uma empresa de serviços financeiros. Terceirizar serviços, além da economia, pode elevar a qualidade dessas atividades-meio, que não fazem parte da atividade-fim. Neste ponto, é válido ter atenção com a Lei n° 13.429/17, chamada de lei da terceirização.

Reavalie seus fornecedores

Neste momento de instabilidade, também é necessário analisar os gastos com os fornecedores e avaliar uma possível troca de prestadores de serviços. É possível também tentar parceria com esses fornecedores em troca de preços mais baixos e de uma relação corporativa mais sólida com seus parceiros. Desta maneira, sua empresa de serviços financeiros garante ainda redução de gastos no controle de custos e despesas.

Invista em treinamento

Fundamental para o sucesso de um negócio, o investimento em treinamento também é essencial para uma organização de serviços financeiros. A partir de treinamentos, workshops e capacitação contínua, sua empresa consegue melhorar o desempenho dos colaboradores nas tarefas do dia a dia, além de estar sempre preparada para as novas soluções que surgirem.

Adote um sistema de gestão

Por fim e também crucial para o controle de custos e despesas de uma companhia de serviços financeiros, adotar um sistema de gestão de custos corporativos iniciados pelos colaboradores é essencial. A partir de uma plataforma de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, sua empresa desenvolve meios para otimizar as atividades, fortalece a política de reembolso, além de tornar a operação mais barata e moderna. Os sistemas de gestão conferem, dentro de alguns meses, o retorno capaz de cobrir o que foi investido e ainda manter a redução de custos corporativos de maneira contínua.

Leia também: Gestão de despesas corporativas: 5 práticas essenciais

Conheça a SAP Concur

Para realizar o controle de custos e despesas na sua empresa de serviços financeiros é preciso investir em uma plataforma sólida e que realmente proporcione resultados para sua empresa. Por isso, o SAP Concur Expense é um sistema de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores que, além da implementação ágil que é importante neste momento, garante redução de custos de até 8%.

A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos de até 8% nas empresas.

Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.