Gerenciamento de despesas: 4 dicas para redução de custos

13/08/2020

Em um momento desafiador como o atual, por conta dos impactos provocados pelo coronavírus, as empresas realizam o gerenciamento de despesas com o intuito de reduzir custos para que as operações possam ser mantidas. Nesse caso, inclusive, com a paralisação do mercado e a recessão, a expectativa do FMI é de que o PIB brasileiro sofra retração de 5,3% esse ano.

Além disso, a Fecomercio-SP projeta que as vendas no varejo nacional sofra queda de 3,6%, o que significa perda de R$ 115 bilhões no faturamento. Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com as principais práticas para o gerenciamento de despesas com objetivo de reduzir os custos. Boa leitura!

Leia também: Economia digital: como um sistema de gestão de despesas auxilia na inteligência de negócios?

Confira 4 práticas sobre gerenciamento de despesas para redução dos custos corporativos

Conheça todas as despesas

O primeiro passo para um gerenciamento de despesas eficaz e a redução dos custos corporativos é justamente conhecer todos esses gastos. Para isso, é preciso realizar um levantamento de todas as despesas da empresa, tanto as fixas como as variáveis, incluindo, inclusive, a média dos impostos pagos mensalmente. Somente após o levantamento de todas as despesas é possível identificar possibilidades de redução ou até cortes em alguns custos que não sejam extremamente importantes para a operação da organização neste momento.

Leia mais: Sistema de gestão na nuvem: como controlar despesas de T&E com tecnologia

Acompanhe todas as movimentações financeiras

Um outro pilar fundamental para o gerenciamento de despesas é o acompanhamento de todas as movimentações financeiras, bem como a atenção ao fluxo de caixa. Assim, além da empresa saber exatamente qual foi o resultado de um período, seja lucro ou prejuízo, ainda pode identificar possíveis otimizações no fluxo de caixa para arcar com todos os seus compromissos.

Leia mais: Tecnologia de gestão financeira: 5 práticas essenciais em tempos desafiadores

Automatize processos

Automatização de processos, atualmente, é essencial para aumentar a produtividade dos colaboradores, ter precisão e eficiência nas atividades referentes ao gerenciamento de despesas e ainda garantir a redução de custos. Para isso, é importante investir em ferramentas realmente eficazes e que permitam que a organização deixe de lado as inúmeras planilhas financeiras e trabalhe apenas com um sistema único, que garanta mobilidade, acompanhamento de movimentação e precisão de dados e informações.

Leia mais: Sistema de controle de despesas: vale a pena investir no SAP Concur?

Invista na tecnologia

Como visto, para realizar o gerenciamento de despesas da sua empresa e ainda garantir a redução de custos para manter as operações e até a continuidade de negócios neste período desafiador, é importante contar com uma solução sólida, eficiente e que traga resultados concretos. Por isso, o SAP Concur Expense é a melhor opção para sua empresa, independentemente do tamanho ou segmento. 

O SAP Concur Expense, sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, entrega uma séria de recursos, otimização de processos, automatização de tarefas e redução de até 8% dos custos corporativos, de acordo com documento produzido pela InfoMoney em parceria com a própria SAP Concur.

Dentre as características da solução, destacam-se:

  • Realiza a gestão completa das despesas iniciadas pelos colaboradores.

  • Funcionários podem tirar fotos dos recibos (táxis, almoços, materiais escritórios, custos de home office e outros).

  • Os pedidos de despesas são preenchidos automaticamente com os recibos.

  • Relatórios de despesas são enviados dentro do prazo e de qualquer lugar.

  • A ferramenta categoriza e mapeia automaticamente as despesas com base nas imagens de recibos.

  • Os gerentes podem facilmente analisar e aprovar pedidos de despesas em qualquer dispositivo.

  • Reduz-se o tempo de reembolso e aumenta a satisfação dos funcionários.

  • Cria relatórios de despesas de maneira simples, rápida e precisa.

O sistema ainda confere algumas vantagens às organizações. Confira as principais:

  • Segurança de dados e informações

  • Conformidade com as políticas internas e legislações locais

  • Digitalização para maior eficiência da política de despesas e reembolso

  • Controle e redução dos custos iniciados pelos colaboradores

A plataforma ainda é intuitiva, funcional e responsiva, o que proporciona uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.