6 benefícios da digitalização para a previsão de gastos

06/07/2021

A gestão financeira é indispensável para toda e qualquer empresa, independentemente do mercado, tamanho do empreendimento ou área de atuação. Afinal, é a partir desse acompanhamento que se garante o retorno dos investimentos, mantendo a lucratividade da organização e a previsão de gastos.
 
Ou seja, a gestão financeira e a previsão de gastos são operações que andam juntas e permitem a visibilidade orçamentária do seu negócio, descrevendo o capital disponível para despesas, investimentos e distribuição de lucros.
Em tempos de crise, como a pandemia da Covid-19, a previsão de gastos é ainda mais importante, já que é preciso conter as despesas para a sobrevivência de muitas empresas.
 
Segundo um levantamento feito pela SAP Concur, cerca de 27% dos entrevistados avaliam que a digitalização da gestão de gastos será permanente nos próximos anos e 78% já estão usando novas tecnologias para melhorar os relatórios financeiros no pós-pandemia.
 
Por isso, a adoção de ferramentas de digitalização é uma alternativa viável, visto que a partir disso, é possível reduzir erros e ter uma análise muito mais precisa da situação financeira.
 

Por que investir na digitalização da previsão de gastos?

Ao longo deste artigo, separamos 6 benefícios da digitalização para a previsão de gastos e mostramos como a SAP Concur pode te ajudar com a gestão financeira. Acompanhe!
 

1. Garantir a conformidade com as políticas de despesas

A tecnologia é capaz de manter a conformidade dos gastos de acordo com a política de despesas da organização. Sendo assim, os colaboradores são orientados e avisados sobre os processos de reembolso, bem como quais desses custos podem ser restituídos pela empresa. Com isso, tem-se um controle maior, evitando gastos desnecessários, ou mesmo eventuais erros de cobrança.
 

2. Melhor planejamento e análise financeira

Ao adotar ferramentas tecnológicas para a gestão financeira e previsão de gastos do seu negócio, você terá em mãos relatórios detalhados sobre a situação financeira do empreendimento e, com isso, poderá planejar com mais assertividade as iniciativas de redução de custos e redirecionamento de investimentos. Dessa forma, é possível evitar compras não essenciais, ou mesmo investimentos infrutíferos, que não rendem lucros para o seu negócio.
 

3. Manter a visibilidade dos gastos

Garantir a visibilidade dos gastos é uma maneira de acompanhar o fluxo de caixa e verificar se há alguma irregularidade financeira. Além disso, os gestores têm uma noção dos departamentos que precisam de uma reformulação e melhor controle de despesas.
 

4. Unificar e consolidar os dados em um só lugar

As ferramentas de gestão financeira e previsão de gastos trabalham, muitas vezes, com a unificação dos documentos. Dessa forma, é possível acessar os arquivos em um só lugar, evitando perda e extravio das informações, proporcionando também maior integração de dados.
 
Inclusive, muitos sistemas operam com a tecnologia do armazenamento em nuvem, algo essencial para tempos de trabalho híbrido e home office, unindo maior economia, alta disponibilidade e compartilhamento, fácil acesso e garantia de informações atualizadas em tempo real. Tudo isso promove uma análise de dados e informações mais eficiente e assertiva, gerando insights para a tomada de decisão.
 

5. Aumentar a produtividade e a agilidade

A digitalização permite o aumento da produtividade e agilidade das operações no seu negócio, já que os colaboradores não precisam se dedicar às tarefas repetitivas e burocráticas da gestão financeira. Com isso, tem-se um foco maior no core business, algo que contribui com o crescimento da empresa.
 
 

6. Melhorar o gerenciamento de fluxo de caixa digitalizado

O gerenciamento de fluxo de caixa digitalizado promove uma gestão financeira mais simples, rápida e efetiva. Fora que, através da digitalização, os gestores podem verificar se alguma entrada/saída não é compatível, com um histórico da própria ferramenta.

Conte com a SAP Concur para automatizar a previsão de gastos!

A SAP Concur possui um sistema especializado que pode ajudar a gestão financeira e a previsão de gastos corporativos, como é o caso do SAP Concur Expense.
 
Por meio da solução, você pode administrar melhor os custos iniciados por colaboradores e as despesas de viagens corporativas, com automatização de processos e relatórios dos gastos. Assim, a ferramenta promove maior visibilidade financeira e facilita o acompanhamento de perto da saúde orçamentária do seu negócio. Quer conhecer mais sobre o nosso sistema? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e solicite uma demonstração!