Gestão das finanças: como será o futuro das despesas corporativas

13/05/2021
Quem trabalha com gestão das finanças deve ter percebido que houve uma mudança nas despesas corporativas, desde o começo da pandemia da Covid-19, em março de 2020. Se antes as empresas gastavam com passagens aéreas, táxis e hospedagens, hoje em dia, os custos mais recorrentes são direcionados aos motofretes, reembolsos de planos de internet e celular.
 
O novo cenário também trouxe outros gastos com home office, sendo que os custos com artigos para escritório, por exemplo, dispararam 2.140% entre os meses de janeiro a novembro, segundo levantamento da Vee.
 
De acordo também com uma pesquisa da FGV, considerando as despesas com água, luz, celular, internet e alimentação, entre outros, o trabalho remoto pode provocar um salto nos gastos de até 25%.
 
Diante disso, é preciso adaptar também os métodos de gestão das finanças, para garantir uma previsão financeira mais eficiente, com fluxo de caixa positivo e sem deixar de atender às demandas conforme o orçamento corporativo.
No artigo de hoje, saiba como será o futuro das despesas corporativas e veja como adotar uma gestão financeira eficaz. Acompanhe a leitura!
 

Dicas para fazer a gestão das finanças com as novas despesas corporativas

Já que a maioria das empresas está com parte dos seus times em home office, é o momento de adequar as despesas corporativas. Por isso, separamos algumas dicas de como fazer a gestão das finanças neste novo cenário. Confira o passo a passo:
  1. Realize um diagnóstico da situação atual da empresa, levantando todos os custos envolvidos, em um determinado período de tempo;
  2. Faça o mapeamento das despesas mais recorrentes;
  3. Defina quais são as novas despesas fixas e variáveis;
  4. Identifique os principais objetivos e metas da sua empresa;
  5. Use a análise de dados e relatórios para identificar os setores com maior custo, prever oportunidades e fragilidades.

Como a tecnologia ajuda nas novas despesas e gestão das finanças

É fundamental investir em tecnologias para gestão das finanças, uma vez que as novas ferramentas estão atreladas a esse futuro da transformação digital, com processos cada vez mais automáticos, precisos e detalhados.
Dessa forma, é possível ter maior controle das atividades de despesas corporativas e otimizar as tarefas, além de promover maior controle financeiro.
 
Para termos uma ideia, segundo um levantamento da Capgemini, as tecnologias ganham força total no futuro das empresas. No entanto, a maturidade digital ainda não chegou para todo mundo. O estudo revelou que somente cerca de 45% dos empreendimentos utilizam alguma ferramenta de automação e 33% usam a tecnologia móvel.
 
Entretanto, com o trabalho remoto cada vez mais em alta, devido à nova dinâmica da Covid-19, a perspectiva é que essa porcentagem mude cada vez mais, já que as empresas se viram obrigadas a embarcar na jornada de transformação digital.
 

SAP Concur Expense para gestão das finanças

Para superar todos esses desafios na gestão das finanças no novo contexto, a SAP Concur oferece uma solução inovadora: o SAP Concur Expense. O sistema é totalmente adaptado e personalizado para a sua empresa, com diversos recursos para aprimorar seu processo de controle de despesas.
 
A partir de uma tecnologia de ponta, a ferramenta permite que sua empresa cumpra facilmente as políticas de gastos, além da capacidade de capturar recibos, processar pedidos de reembolsos e gerar relatórios para tomar as melhores decisões empresariais com base em dados verídicos. Além disso, o SAP Concur Expense pode ser integrado a um sistema ERP para otimizar ainda mais a gestão financeira do seu negócio.
 
Controle a gestão das suas finanças com o SAP Concur Expense! Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e solicite uma demonstração!