Por que acreditamos no poder transformador e no futuro das viagens

17/09/2020, por Michael Koetting, Chief Product Strategy Officer na SAP Concur

Hoje tive a oportunidade de dar as boas-vindas a milhares de participantes do primeiro SAP Concur Travel Industry Summit. Eu disse, em parte, que não sou o único que tentou explicar a amigos e familiares que não estão no ramo de viagens a carnificina total provocada pela Covid-19. As manchetes e estatísticas não começam a descrever a devastação econômica e pessoal causada quando as viagens de negócios são praticamente eliminadas. O estouro do ponto.com, o 11 de setembro e até mesmo a Grande Recessão parecem obstáculos em comparação com o cataclismo que enfrentamos hoje na indústria de viagens.

Nós da SAP Concur não ficamos imunes aos impactos econômicos da recessão atual, mas temos mais sorte do que alguns, em parte porque fazemos parte de uma das maiores e mais diversas empresas de software do mundo, a SAP. Convocamos uma cúpula para usar nossos recursos para reunir o setor de viagens, gratuitamente, para enfrentar os desafios que todos enfrentamos. É uma forma de retribuirmos a uma comunidade que tem sido a chave do nosso sucesso.

Em resposta à ruptura da indústria de viagens, é quase instintivo voltar ao passado; para o conforto do que foi feito antes. No contexto da gestão de viagens, isso geralmente significa bloquear tudo e retomar um estilo pesado de comando e controle. Mas novos desafios exigem um novo pensamento. Neste momento de grande ruptura, os vencedores de amanhã estão se perguntando que benefício maior essa ruptura traz e de que outra forma poderíamos usar este momento para tornar nossa indústria - e o mundo ao nosso redor - melhor?

Hoje, a própria premissa da gestão de viagens corporativas foi transformada de cabeça para baixo. Desde a sua criação, tem se concentrado principalmente em atuar como um guardião, moderando o entusiasmo natural dos funcionários por viagens. Tínhamos outros objetivos, como melhorar a eficiência e a satisfação do viajante e cumprir o dever de cuidar, mas controlar os custos e fazer cumprir as políticas - a gestão do trânsito - sempre foi o ponto central da missão. O medo da Covid-19 entre muitos viajantes, no entanto, eliminou nossa necessidade de desempenhar esse papel. Nosso papel provavelmente evoluirá de guardião de viagens para facilitador de viagens - e talvez terapeuta de viagens.

Digo isso porque acredito que devemos ser facilitadores de viagens - e não apenas porque queremos que nossa indústria e nosso sustento sobrevivam - mas porque acreditamos no poder transformador das viagens. Viajar transforma pessoas, política, economia e, o mais importante, relacionamentos. É por isso que, mesmo no que pode ser o momento mais sombrio do nosso setor, nós da organização SAP Concur acreditamos em viagens. Estamos comprometidos com viagens responsáveis ​​que permitem que aqueles que desejam viajar façam isso de uma forma que proteja sua saúde e segurança - e de uma maneira ambientalmente sustentável.

Embora o panorama de nosso setor seja permanentemente alterado, há motivos para otimismo. A viagem voltará com o tempo, mais segura e mais forte do que nunca. A história demonstra que ele vai voltar, assim como depois de recessões passadas, embora seja difícil imaginar depois do que passamos em 2020. Mas lembre-se que antes da pandemia, o setor de viagens de negócios era projetado para gerar cerca de US $ 1,7 trilhão para a economia global em 2022. Esse gasto cria empregos e infunde aos governos a receita tributária necessária. Essas são algumas das razões pelas quais o trabalho que fazemos é importante - e não apenas para nós, mas para o mundo ao nosso redor.

É por isso que, no meio desta tempestade, não há melhor momento para fazer uma pausa e conectar-se, mesmo que devamos fazer isso virtualmente. Não há melhor momento para reinvestir um no outro; para redescobrir nossa força; e reinventar o futuro da nossa indústria. E desafiar uns aos outros para usar esse momento - essa ruptura - para tornar nossa indústria - e o mundo ao nosso redor - melhor.

---

O SAP Concur Travel Industry está atualmente disponível sob demanda. Assista aqui.

Artigo original disponível em Why We Believe in the Transformative Power, and In the Future, of Travel