Como a integração SAP Concur com o RISE with SAP otimiza a gestão de gastos

15/09/2021

Para otimizar ainda mais a gestão de despesas corporativas na sua empresa, a integração SAP Concur é um elemento importante. Isso porque se torna possível conectar a solução com outros sistemas e aplicações de negócios, acelerando os processos, garantindo dados unificados e permitindo a visibilidade de todas as operações em um só lugar.
 
Afinal de contas, com a pandemia do coronavírus, a maioria das empresas investiu e muito em tecnologias e inovações para a gestão dos diversos setores e funções internas. Até mesmo as organizações mais incipientes na transformação digital correram para acelerar esta digitalização.
 
Segundo pesquisa da Sambatech, 62,5% das empresas brasileiras devem investir de 10% a 30% do faturamento total em transformação digital neste ano de 2021. Além disso, para 80% dos diretores financeiros, a transformação digital é uma das cinco prioridades corporativas, de acordo com o levantamento “2021 CFO Peer Insights: Digital Transformation and IT Spending Priorities”.
 
Claro que esses investimentos auxiliam na otimização de processos, aumento de produtividade, maior eficiência, redução de custos, entre outros benefícios.
 
Neste cenário, é preciso ir além de somente incorporar inovações e tecnologias de forma desenfreada na sua empresa. É fundamental entender como integrar e conectar essas ferramentas para que elas se comuniquem, compartilhem dados e proporcionem ainda mais vantagens. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o RISE with SAP, o que está incluído e como a integração SAP Concur com esse serviço pode levar sua gestão de gastos para outro nível.
 

O que é o RISE with SAP?

Antes de mais nada, é essencial entender o conceito em torno deste novo serviço da SAP. Criado com o objetivo de auxiliar na transformação digital, contribuindo para que as empresas se tornem mais resilientes, ágeis e eficientes, o RISE with SAP oferece recursos para a integração de dados e processos em todas as linhas de negócios.
 
Dessa forma, é possível tornar a empresa mais inteligente, além de fornecer maior flexibilidade para a transformação holística dos negócios e sem necessitar de um elevado investimento inicial. Para isso, o RISE with SAP reúne tudo o que as empresas precisam para inovar e se modernizar do modo que melhor funcione de acordo com sua realidade e condições e conforme a velocidade desejada.
 

Mas como o RISE with SAP funciona na prática?

De maneira básica, o RISE with SAP conta com uma série de recursos para que as empresas possam integrar seus sistemas com outras soluções SAP, com ferramentas de parceiros e até com soluções de terceiros. É possível fazer isso tanto na nuvem, como nos ambientes locais.
 
Ou seja, o serviço permite resolver os principais desafios enfrentados pelos negócios hoje em dia em sua jornada de transformação, como por exemplo:
  • Aplicações legadas;
  • Ambientes de TI complexos;
  • Várias plataformas de código aberto;
  • Crescimento no número de fontes de dados;
  • Necessidade de integração de processos, tecnologias, setores e pessoas.
Então, com o RISE, é possível superar esses gargalos atuais nas empresas, otimizar processos, conectar informações de diversos sistemas e setores da organização e, assim, transformar tais dados de forma a criar valor para o negócio.

Como o RISE with SAP pode contribuir para o seu negócio?

Com o que vimos até agora, certamente, você está se perguntando sobre as ferramentas e aplicações do RISE with SAP para integração de dados e auxílio na transformação dos negócios. Veja os principais aspectos oferecidos:
  • Business Process Intelligence para analisar o desempenho dos processos, comparar com os padrões da indústria e dar recomendações personalizadas para um melhor funcionamento;
  • Ferramentas e serviços para apoiar toda a jornada que pode ser transformada pelo forte ecossistema da SAP;
  • Plataforma de tecnologia de negócios para complementar, estender e integrar facilmente com qualquer outro parceiro SAP ou solução de terceiros;
  • Integração com o ERP SAP S/4HANA Cloud para ser mais ágil e responsivo;
  • Acesso a uma ampla rede de negócios, incluindo redes de fornecedores, logística e inteligência de ativos da SAP para promover a conectividade e colaboração entre empresas.
Com todas essas funções, as empresas podem simplificar as operações, ter uma visão única de todos os seus dados corporativos, com acesso rápido e simples, além de tornar seus processos mais padronizados e intuitivos.

Qual a integração entre o RISE with SAP e a SAP Concur?

Bom, neste cenário, já entendemos bem como funciona e para que serve o RISE with SAP. Mas como ele pode ser usado na integração SAP Concur? O serviço estendido pode ser aplicado na gestão de gastos e nos dados financeiros das empresas.
 
Em outras palavras, é possível conectar a solução de gestão de despesas corporativas da Concur com todo um moderno e digitalizado ecossistema de gerenciamento financeiro.
 
Imagine só as vantagens de gerenciar todas as despesas dos funcionários com uma solução unificada. Com certeza, isso vai tornar a vida da sua empresa mais fácil, simples, com processos otimizados e maior visibilidade dos dados referentes aos gastos. E um detalhe importante: tudo em um mesmo lugar.
 
Então, a integração SAP Concur usando os serviços RISE with SAP permite automatizar, conectar e simplificar seus processos de despesas, viagens e contas a pagar. Assim, é possível elevar sua gestão de gastos para um outro nível, com maior eficiência, economia e segurança.
 
Como consequência, os gestores conseguem alcançar maior resiliência financeira e garantir o compliance financeiro nos negócios. Inclusive, vale destacar que clientes da SAP, normalmente, identificam de 33% a 44% na melhora da conformidade.
 

Principais vantagens da integração SAP Concur com o serviço RISE

Já deu para perceber os impactos positivos do uso da integração SAP Concur com o serviço RISE. Agora, confira mais vantagens desta aplicação para a gestão de gastos:

Conectar dados financeiros

Com as integrações, é possível unificar os dados das despesas corporativas com os demais dados financeiros da organização. Assim, a gestão consegue visualizar todas as despesas, as movimentações de pagamentos feitos e a serem realizados e, ao mesmo tempo, acompanhar o fluxo de caixa.

Controlar os gastos

Junto com a visibilidade financeira, os gestores também podem desempenhar um melhor controle dos gastos. Uma vez que se pode identificar e classificar corretamente os custos, mostrando quais são as maiores despesas da organização.

Descobrir gastos ocultos e oportunidades de economia

Sua empresa sofre com fraudes? Ou tem despesas mal dimensionadas, desnecessárias ou em excesso? Não sabe responder essas perguntas? Se você não consegue ter certeza sobre essas questões, você, muito provavelmente, está em má situação e pode estar desperdiçando sua verba. Por isso, a integração SAP Concur com o serviço RISE pode ajudar a identificar esses problemas nos gastos e, assim, eliminá-los, garantindo maior economia.
 

Tomar decisões mais inteligentes

Com toda a interligação das informações financeiras, sua empresa é capaz de basear suas decisões de negócios em dados reais e confiáveis sobre os custos. Com isso, é possível escolher novos investimentos, realizar cortes, limitar as despesas corporativas ou criar novas políticas de gastos.
 
Ou seja, na prática, você ganha muito mais inteligência na sua organização e pode ter uma gestão data-driven, isto é, embasada por dados, ficando na vanguarda tecnológica atual. Vale lembrar que 69% das empresas não seguem uma abordagem baseada em dados, segundo pesquisa da NVP. Então, você ainda pode ganhar uma vantagem competitiva, ao sair na frente da concorrência.

Verificar violações de conformidade de forma automática

Para prevenir fraudes, minimizar riscos e promover o compliance financeiro, é importante:
  • Ficar de olho nas despesas corporativas dentro das políticas para o correto reembolso;
  • Verificar se existem comprovantes falsos para a prestação de contas.
Então, aqui novamente, com a integração SAP Concur mais o serviço RISE, as auditorias de despesas são facilitadas e podem ser realizadas de maneira consistente. O que, na prática, mostra potenciais violações e já indica para o gestor tais pontos para evitar o pagamento de reembolsos indevidos.

Economizar tempo com processamento de despesas

A equipe responsável por fazer a gestão financeira na área de despesas corporativas pode ter um grande trabalho para o processamento e categorização de todos os gastos, despendendo muito tempo e esforços. No entanto, com as tecnologias embutidas na integração, a maioria dos processos passam a ser automatizados. O que gera ganhos de tempo e produtividade para o time.
 
Isso sem contar que diminui e muito o risco de erros no processamento de pedidos de reembolsos, na elaboração de relatórios de despesas e até na análise de prestação de contas.
 

Melhorar a experiência dos colaboradores

Outra grande vantagem da integração SAP Concur com os serviços RISE é promover uma melhor experiência de todos os profissionais envolvidos. A equipe financeira, como mencionamos acima, pode se focar em uma atuação mais estratégica.
 
Já os colaboradores, que realizam gastos com home office, reuniões, deslocamentos, viagens, entre outros, têm sua experiência de envio de comprovantes e solicitações de reembolsos muito facilitada. Por fim, os próprios gestores têm uma melhor experiência ao alcançar economias e ainda ter maior visibilidade dos gastos.

Quais setores podem usar a integração SAP Concur com o serviço RISE?

Obviamente, com tantas vantagens, todo mundo quer usar a integração SAP Concur, não é mesmo? Então, a pergunta que fica é a seguinte: será que meu ramo de atuação pode utilizar o serviço RISE with SAP conectado ao Concur? Vamos ver alguns segmentos que podem aplicar essas soluções.
 
  • Agronegócio: as empresas dessa área encaram muitos desafios na gestão de custos, como representantes de vendas visitando clientes, por exemplo. Por isso, automatizar e conectar o gerenciamento de despesas pode otimizar muito a rotina do negócio.
  • Serviços financeiros: uma das principais preocupações das organizações daqui diz respeito ao gerenciamento de riscos e cumprimento de legislações fiscais, contábeis e regulatórias. Com a solução, é possível ter conformidade de gastos e monitorar os riscos.
  • Setor de saúde: não é recomendável deixar sua clínica, hospital ou consultório tendo que arcar com os diversos processos financeiros e de gestão de despesas. Com a integração, você pode automatizar essa área e ter mais tempo para se focar nos cuidados médicos com os pacientes.
  • Educação: nas escolas e universidades, também é possível usar a SAP Concur com os serviços RISE para verificar os gastos de colaboradores, aprovar reembolsos e ter maior percepção sobre a saúde financeira da instituição.
  • Manufatura: as produções na manufatura envolvem muitos ciclos e operações, sem contar o gerenciamento de funcionários, a necessidade de ferramentas e maquinários. Por isso, não deixe que a gestão de despesas seja mais um fator que atrapalhe esses processos e conte com uma solução integrada e flexível para transformar seu gerenciamento de custos.
  • Varejo: o foco das lojas, comércios e afins é o relacionamento com os clientes para fechar mais vendas e aumentar os lucros. Então, dê mais tempo para sua equipe se dedicar a isso e simplifique o controle de despesas e finanças com as ferramentas integradas.
.
Além desses segmentos, as indústrias de petróleo e gás, organizações não governamentais, empresas de tecnologia e startups também conseguem usufruir de todos os benefícios da integração para melhorar a gestão de gastos.

Conecte a SAP Concur com os serviços RISE with SAP

A SAP Concur disponibiliza serviços baseados em nuvem que simplificam o gerenciamento de viagens e despesas. Ao conectar dados, soluções e pessoas com o RISE with SAP, a SAP Concur oferece uma experiência sem esforço e total transparência sobre onde e quando o gasto acontece.
 
A ferramenta SAP Concur Travel & Expense adapta-se às necessidades das empresas de pequeno, médio e grande porte, para que os gestores possam se concentrar no que é mais importante, o seu negócio. É mais automação e visibilidade financeira.
 
Ebanx, XP, Petlove, Ihara, Magnum Tires e Millenium Bioenergy são alguns dos clientes que já adotaram o pacote RISE with SAP. Quer se tornar uma empresa mais inteligente, com dados conectados e processos unificados na prática? Comece agora a integração SAP Concur com o serviço RISE with SAP. Para saber mais detalhes, entre em contato conosco agora mesmo.