Redução de custos nas empresas: como conscientizar sobre gastos corporativos

23/06/2020

No momento atual, marcado pelas instabilidades do mercado corporativo, é fundamental garantir não apenas a eficiência da operação e produtividade dos colaboradores, mas também a redução de custos nas empresas. Nesse sentido, a pandemia inspirou uma acirrada busca por economia de gastos em diversas esferas do setor, desde o alinhamento das estratégias comerciais até as mudanças no comportamento do consumidor. Para se ter uma ideia, dados de uma pesquisa realizada pelo C6 Bank mostram que 89% dos respondentes já alteraram seus hábitos financeiros e 51% adotou a minimização de despesas como principal medida. No entanto, nas companhias, não basta apenas diminuir custos, é preciso implementar ações que conscientizem os colaboradores nas pequenas práticas adotadas no dia a dia, que, por sua vez, podem fazer toda a diferença para a saúde financeira da organização.

Mas, afinal, como aplicar essas estratégias na rotina dos colaboradores? Para te ajudar nessa missão, elaboramos um conteúdo completo, confira!

Você pode se interessar: Como reduzir despesas na empresa: 7 fatores para levar em consideração na crise

Quais os benefícios de implementar redução de custos nas empresas?

Aderir intervenções para garantir a redução de custos nas empresas promove uma série de benefícios. Dentre os principais, é possível citar o aumento da motivação e engajamento dos colaboradores ao aderirem a causa da corporação. Isso ocorre porque o time se sente diretamente responsável pelos resultados internos e externos, além de entenderem que fazem parte de uma causa maior. Como também, a potencialização da eficiência da equipe permite que a organização acirre um relacionamento mais assertivo com os colaboradores, clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios.

Por fim, essas ações permitem um fluxo operacional muito mais claro e efetivo, o que auxilia na minimização de fraudes corporativas, gargalos, desperdícios ou situações semelhantes que causem prejuízos.

Saiba mais: Como melhorar a experiência dos colaboradores com o sistema de gestão de despesas?

Como conscientizar os funcionários sobre os gastos corporativos?

Para conscientizar os colaboradores a respeito do investimento dos gastos corporativos e as maneiras mais eficazes de reduzir custos, algumas estratégias são fundamentais. O primeiro passo é realizar um planejamento de despesas completo, contendo uma análise detalhada com o cenário atual da empresa e a elaboração de uma política de gastos e reembolsos muito bem delimitada. Com todas essas informações em mãos, é momento de desenvolver maneiras de comunicar os processos adotados com clareza para os colaboradores. É importante que todo time compreenda os fluxos, a utilização dos recursos, domine as atividades e as plataformas utilizadas. Esse tipo de alinhamento minimiza os riscos de erros ou defraudações que prejudiquem a eficiência da operação.

Finalmente, não podemos falar sobre redução de custos nas empresas sem citar a tecnologia como parceira fundamental. 

É preciso escolher ferramentas adequadas que auxiliem na otimização de procedimentos, melhorias das tarefas internas, gestão qualificadas das movimentações financeiras e que permitam visualização de dados suficientes para tomadas de decisões mais estratégicas.

Conheça o SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense é um sistema de gerenciamento de gastos que proporciona um total controle financeiro da corporação. Na prática, a plataforma promove acompanhamento das despesas internas em tempo real, garante conectividade, centralização de informações e emite relatórios completos.

Além disso, o software é intuitivo, funcional e responsivo, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.