Como aumentar a produtividade da equipe com a tecnologia de gestão financeira?

26/05/2020

Um dos principais objetivos de diferentes empreendedores é entender como aumentar a produtividade do time, especialmente no momento atual, marcado pelas instabilidades do mercado frente ao novo Coronavírus. A crise vem potencializando a necessidade de otimizar processos e fortalecer a eficiência da equipe. Uma das razões para isso foi o isolamento social que obrigou diferentes empresas a adotarem o trabalho remoto para continuarem atendendo às demandas do público. Além disso, o home office também desencadeou desafios relacionados ao gerenciamento do negócio e os recursos internos. Para se ter uma ideia, dados divulgados pela Meetime nos revelam que 94% dos respondentes esperam algum impacto financeiro após o período de quarentena.

Por isso, é fundamental adotar medidas para minimizar os efeitos da crise e preparar o negócio para as mudanças do mercado. Nesse sentido, uma solução que vem ganhando espaço entre diferentes empresas é a tecnologia de gestão financeira.

Veja o que é essa inovação, como ela pode modificar a administração da sua empresa e formas de como aumentar a produtividade do time.

Leia também: Sistema de controle de despesas: passo a passo para implantar e otimizar processos

Como aumentar a produtividade da equipe com a tecnologia de gestão financeira?

Na prática, a tecnologia de gestão financeira pode ser definida como um conjunto de aplicações que viabilizam os fluxos da empresa e facilitam o controle dos recursos internos. Aderir a essa modernização pode gerar uma série de benefícios para as organizações, como a automatização de processos, minimização de falhas e retrabalhos, redução das atividades manuais, foco nos procedimentos estratégico e a centralização de informações. Como também, há algumas iniciativas atreladas à gestão financeira de como aumentar a produtividade da equipe e elencamos as principais abaixo.

Padronize processos

Disrupções sempre geram dúvidas e inseguranças, por isso, é fundamental implementar medidas para padronização de processos e torná-las claras para todos os colaboradores. É válido a adesão de protocolos e políticas internas, treinamentos, modelos de documentos e prazos de preenchimentos dos dados.

O alinhamento dos fluxos evita prejuízos ou desperdícios, especialmente em uma época que o controle financeiro se torna tão essencial.

Elabore um planejamento estratégico

Outro ponto fundamental para empreendedores que desejam implementar medidas de como aumentar a produtividade é a elaboração de um planejamento estratégico. De maneira simplificada, esse processo alinha todos os gastos fixos da organização, além das despesas variáveis. Desse modo, é possível identificar com clareza gargalos e minimizar custos, como também otimizar a administração financeira.

Controle o fluxo de caixa

Por fim, gestores que querem potencializar a eficiência da gestão interna devem controlar com rigidez o fluxo de caixa.

É importante acompanhar em tempo real e registrar as movimentações, além de armazenar com segurança os arquivos e comprovantes, facilitando a consulta de informações. 

Leia também: Como o ciclo PDCA pode ajudar a evoluir a gestão financeira e orçamentária?

Conte com o SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense é um sistema de gestão de gastos completo e funcional. De modo geral, permite o controle acirrado das despesas por meio de uma plataforma intuitiva e responsiva. Além disso, o software se adequa às políticas internas e as responsabilidades fiscais da organização, integra outras aplicações com facilidade, possibilita o armazenamento em nuvem e gera relatórios detalhados, garantindo tomadas de decisões efetivas. O SAP Concur Expense é a melhor opção do mercado quando o assunto é como aumentar a produtividade, pois fornece implementação rápida e agilidade na utilização.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e confira.