Controle de Custos Corporativos

Relatório integrado: como otimizar as informações com as melhores práticas

SAP Concur |

Com a grande crescente e modernização do mundo dos negócios, o relatório integrado é uma ferramenta que vem sendo utilizada pelas empresas do mundo inteiro, tendo como objetivo preparar os documentos da empresa com mais transparência. Utilizando esse modelo, é possível estar a par das estratégias e perspectivas, como também das contas do negócio e do desempenho da empresa.

Como os detalhes são a parte mais importante de um relatório bem feito, é preciso otimizar as informações para que não fique faltando nenhum dado pertinente e para que não haja confusão. Tudo deve estar muito transparente e de fácil entendimento. Uma dica é escrever o relatório de uma forma que todos da empresa possam entender, independente do setor e do cargo ocupado.

Saiba mais: Processos em viagens corporativas: aprenda 4 passos para otimizá-los

O que deve conter no relatório integrado?

No entanto, utilizando o relatório feito pelo international Integrated Reporting Council (IIRC), vamos listar algumas informações sobre como otimizar as práticas de acordo com as estruturas que visam estabelecer os princípios básicos na construção do documento, para melhor guiar os conceitos fundamentais. E esses princípios básicos são:

  • Foco estratégico e orientação:

Precisa oferecer visualização de impacto sobre os capitais. Nessa situação, ele deve incluir o destaque de riscos, oportunidades e dependências decorrentes da posição de mercado e do modelo de negócios da organização.

  • Conectividade da informação:

Deve apresentar as dependências entre os fatores que afetam a capacidade da organização de gerar valor ao longo do tempo.

  • Relações com partes interessadas:

Deve conter visões úteis sobre temas que lhe são importantes, também incluindo temas que afetam a capacidade de gerar valor.

  • Materialidade:

Deve divulgar informações que afetam a capacidade da empresa de gerar valor em curto, médio e longo prazo.

  • Concisão:

Deve ser conciso, breve.

  • Confiabilidade e completude:

Deve abranger informações coerentes se preocupando apenas com informações relevantes.

  • Coerência e comparabilidade das informações:

Deve conter informações honestas, podendo servir como comparação posteriormente.

Saiba mais: Conheça os benefícios de sistemas empresariais integrados

Quais as responsabilidades da preparação de um relatório integrado?

  • Assegurar a integridade do relatório integrado;

  • Aplicar o pensamento coletivo na preparação e na apresentação do relatório;

  • A opinião ou conclusão quanto ao fato apresentação do relatório deve estar de acordo com a estrutura;

E se não tiver alguma declaração, deve-se explicar:

  • O papel desempenhado pelos responsáveis pela governança na preparação e na apresentação do relatório;

  • As medidas que estão sendo tomadas para incluir tal declaração em relatórios futuros;

  • O prazo para fazê-lo, que não deverá ultrapassar o terceiro relatório integrado da organização que faça referência a esta estrutura.

Leia também: O que é alçada de aprovação nas viagens e despesas corporativas?

Como fazer um relatório integrado? Por que devo contar com esta ferramenta?

Empresas que trabalham com capital financeiro geram valor ao longo do tempo, e como o relatório integrado vem sendo cada vez mais utilizado no Brasil e no mundo, ele tem gerado muitos benefícios para as empresas. Veja algumas dicas de como usar essa ferramenta a seguir:

Simplifique processos de negócios

Utilizando apenas um software, você conseguirá gerenciar todas as atividades. Hoje em dia, ficou mais fácil e mais prático conseguir atualizar as informações a qualquer momento, podendo, também, conseguir extrair análises rápidas e completas.

Se você optar pela contratação de um sistema de gestão, você contará com a eficiência em ter os dados do negócio super precisos e quando quiser. Caso contrário, utilizando apenas o trabalho inteiramente manual, você está sujeito ao risco de obter alguns dados anotados erroneamente, e isso invalidaria todo o trabalho, não é mesmo?

Além disso, você também estará desperdiçando o seu valioso tempo. Esse é um ponto fundamental que deve ser levado em consideração. Portanto, esteja ciente disso na hora que estiver escolhendo com quais ferramentas você gostaria de trabalhar na sua empresa.

Conheça e separe os seus custos

Durante a produção ou aquisição de bens, esteja de olho nos processos e nos custos, como por exemplo, mão de obra, energia elétrica, etc. Além disso, separe seus gastos entre fixos e variáveis. Inclusive, isso vai te ajudar bastante a economizar, pois você estará por dentro dos gastos, dos investimentos e dos retornos financeiros.

Defina seus objetivos

Faça uma lista dos seus objetivos e estude a melhor forma de conseguir organizar seus gastos. Entenda de onde vem e para onde vão os custos, para assim poder projetar as suas vendas. Aprenda a precificar os serviços, os produtos e as produções. Afinal de contas, a diminuição de custos é uma medida importante a ser tomada para quem deseja a economia em sua empresa.

Aplique o seu conhecimento em prol da empresa

Identifique possíveis formas de economia e otimize a aplicação de recursos. Como os relatórios tendem a serem mais diretos e simplificados, é necessário estar de olho nas tomadas de decisões para elas serem mais objetivas. É importante que você perceba tanto os riscos quanto às oportunidades que a empresa tem, pois, dessa forma, você conseguirá criar estratégias para o crescimento da sua empresa.

Fique de olho nas comparações

Com a ajuda de gráficos e tabelas, você pode traçar os paralelos dos resultados, frisando o que era esperado e o que se realizou. Separe, também, um relatório para cada vertente da empresa (diretoria, gerência e equipes). Lembre-se de usar apenas os dados verídicos e comprovados, evitando confusões por falta de dados inexistentes.

Exponha os dados

Falando em relatórios, é válido lembrar que a contratação de um gestor para administrar um relatório integrado é caro, por isso, esteja ciente do tempo dele, facilitando com questões válidas.

Veja: Como a sua empresa lida com a violação de despesas corporativas?

Quais os riscos de não realizar a integração de sistemas?

Os maiores riscos, sem dúvidas, enfrentados pelas empresas se dá pelo fato de não haver uma integração de sistemas, gerando problemas como decisões baseadas em informações erradas. Os equívocos são muito mais frequentes em instituições que não se baseiam em dados coletados em tempo real. Dessa forma, o planejamento não é condizente com a realidade atual da organização ou do mercado.

A baixa performance também é uma consequência da falta de integração de sistemas. Quando o colaborador perde muito tempo procurando informações, os processos são desempenhados de forma mais lenta e isso impacta diretamente no desempenho da equipe e da empresa, causando o risco mais conhecido: o prejuízo financeiro.

Nenhuma empresa deseja que a qualidade final dos produtos ou seus serviços sejam comprometidas por lentidão nos processos, informações perdidas ou falta de alinhamento. Portanto, para que o volume de vendas não caia e os clientes continuem satisfeitos com o que a instituição oferece, comece já a integração de sistemas e desfrute dos inúmeros benefícios que ela trará.

Saiba mais: Sistema de viagens corporativas: por que é tão necessário?

Descubras outras plataformas da SAP Concur

Você achou que estamos só em blogs e webinars? Pois bem, estamos também em Podcast! Aproveite e escute o terceiro episódio do SAP Concur Pocket Show “O novo destino das viagens corporativas”, mais um podcast da família SAP CAST. SAP Cast une o conteúdo que você precisa sobre negócios, tecnologia e transformação digital. Sempre com a participação de especialistas da SAP, clientes e parceiros de negócios prontos para tirarem suas dúvidas e aprofundar sobre os temas mais importantes da atualidade que envolvem o mercado corporativo.

Com conversas sobre temas e conexões, a missão do SAP Cast é levar você ao centro da revolução tecnológica, através do ponto de vista da empresa líder no segmento de software e empresas. Apresentadores: Leo Lopes, Maximiliano Cunha e Rodrigo Murad. Mande sua sugestão ou comentário pelo email: sapcast@sap.com e participe de nossos debates!

Você pode ler: 4 dicas sobre sustentabilidade na gestão de viagens corporativas

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.

Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.

Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:

  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;

  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;

  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;

  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;

  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;

  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;

  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;

  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;

  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;

  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;

  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.

Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

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