SAP Concur Show: tendências e tecnologias na gestão de viagens e despesas corporativas

07/04/2021, por Rodrigo Murad, Diretor de Marketing da SAP Concur Brasil
 
A primeira edição SAP Concur Show deste ano ocorreu no dia 3 de março e reuniu profissionais da SAP Concur, atrações humorísticas e musicais, além da presença de especialistas para falar sobre as tendências para o segmento de viagens corporativas e despesas de negócios.
 
Vale lembrar que há um ano chegou a pandemia da Covid-19, que transformou profundamente setores como o de turismo e de viagens corporativas, além de impactar as rotinas e as despesas iniciadas por colaboradores, estabelecendo em muitas empresas o home office.
 
No entanto, os negócios se reinventaram com auxílio da tecnologia para proporcionar melhores experiências aos seus funcionários, tanto em questão de segurança para viajar quando necessário, como também nos processos de reembolsos de despesas do trabalho remoto.

 

Principais novidades que apresentamos no SAP Concur Show

Como falamos, o novo cenário decorrente da pandemia resultou na diminuição dos deslocamentos e mudanças no comportamento das viagens de negócio que continuam sendo necessárias.
 
As empresas estão mais criteriosas na definição de deslocamentos, reduzindo-os ao estritamente necessário e mudando, inclusive, os meios de transporte utilizados.
 
Essa tendência foi debatida por Denis Tassitano, diretor geral da SAP Concur, que falou um pouco sobre o lado positivo das mudanças. “Tinham muitas viagens que eram desnecessárias, mas que nos obrigávamos a fazer, então essas viagens vão ficar de lado. Assim, as viagens necessárias vão ocorrer e vamos conseguir investir muito melhor o nosso tempo”, explicou.
 
Essa tendência apresentada pelo Denis é confirmada também por uma projeção que vi do Wall Street Journal que estima que o mercado de turismo tenha entre 20% e 35% menos viajantes corporativos após a pandemia.
 
Outro aspecto destacado por ele foram as mudanças no perfil dos gastos, em decorrência da adesão ao home office.
 
“Você começa a reinventar suas despesas e muitas delas serão reembolsáveis pelas empresas. E a empresa precisa ter esse controle para onde estão indo esses custos e despesas até para negociar com fornecedores”, ressaltou durante o SAP Concur Show.
 
Portanto, os gestores precisam reconhecer essas tendências e tomar decisões estratégicas baseadas em análises especializadas, buscando a otimização dos recursos, redução de custos e relacionamento sólido com os colaboradores.
 

Quais as tendências entre as viagens corporativas?

Além das principais novidades em reembolso corporativo, trouxemos ainda durante o SAP Concur Show algumas das tendências que o mercado de viagens corporativas já estava traçando, como:
  • Duty of care: refere-se às responsabilidades legais de uma corporação em relação aos colaboradores no exercício ou em decorrência do trabalho;
  • Viagens sustentáveis: trata-se de práticas que reduzem o impacto ambiental das viagens corporativas, como por exemplo, fornecedores que adotam condutas sustentáveis, relatórios de sustentabilidade e outras ações.
  • Passaporte de saúde digital: trata-se de um documento que comprova que o viajante está com todas as vacinas exigidas no país de destino em dia, reunindo essas informações em um aplicativo para facilitar a comprovação.

 

Portanto, as viagens corporativas estão incorporando boas práticas para atender suas responsabilidades junto aos colaboradores, aumentar a segurança deles e também ter consciência em relação ao meio ambiente.
 

 

SAP Concur: novos usos de acordo com o cenário

O SAP Concur é um sistema reconhecido internacionalmente para gestão de despesas e viagens corporativas, simplificando processos como planejamento, hospedagem, gastos e reembolsos.
 
A nossa especialista em solução, Fernanda Vicente, explicou, durante o SAP Concur Show, que o SAP Concur é flexível e adaptável e tem sido usado de novas formas por empresas e colaboradores nesse período.
 
“Na pandemia, muitas empresas começaram a usar o SAP Concur para reembolsar uma conta de luz, por exemplo, porque os colaboradores estavam em home office. Algumas vezes, foi usado para educação no caso de pagar cursos para os colaboradores. A ideia é ser um aplicativo centralizador de todos esses gastos que as empresas têm”, explicou ela.
 
De fato, mesmo com a mudança de cenário, o SAP Concur contribui – e muito, na gestão de gastos, promovendo redução dos custos. Essa foi a avaliação da nossa cliente convidada, Cristiane Lima, do Dia Supermercado durante o SAP Concur Show.
 
“Iniciamos a implementação do sistema em plena pandemia, mas deu tudo certo no processo. Continuamos com uma grande quantidade de despesas e acredito que se não fosse o SAP Concur teríamos sérios problemas. Consigo dizer que houve reduções de custos, porque a política da empresa pôde ser aplicada de forma efetiva”, afirmou ela.
 
Durante o SAP Concur Show propusemos debates e tendências para mostrar caminhos e possibilidades aos gestores e líderes. A adoção do SAP Concur é efetiva para gestão de viagens, mas também à administração de despesas corporativas em geral, viabilizando a efetiva aplicação da política da companhia e possibilitando uma maior transparência e visibilidade dos gastos. Conheça mais sobre nossos próximos eventos aqui!