SAP Concur Fusion: insights sobre viagens corporativas e Inteligência Artificial

01/04/2021
 
O SAP Concur Fusion, evento global da SAP, foi realizado entre os dias 16 e 18 de março e teve como foco as viagens corporativas no pós-pandemia da Covid-19, apontando questões latentes do mercado e a necessidade de repensar os negócios, a gestão e a conformidade empresarial.
 
Entre os temas apresentados por especialistas e gestores de diferentes empresas globais, destacaram-se os cenários das viagens corporativas por viagens mais seguras e confiáveis, e a importância das novas tecnologias, como a inteligência artificial, para automatizar processos, apoiar as empresas em home office, entre outros.
 

Qual o cenário global das viagens corporativas?

Durante a pandemia da Covid-19, observou-se uma queda significativa das viagens corporativas, tanto nacionais quanto internacionais. Mesmo com a retomada econômica gradual, o cenário ainda é de preocupação com a saúde e a segurança.
 
O estudo “New Global Survey Highlights COVID-19 Impact and Outlook on Business Travel”, da SAP Concur, revelou que 55% dos profissionais que viajam têm receio de retomar as viagens em decorrência da saúde e da segurança dos familiares.
 
Ao considerar esse cenário, no painel “Explorando a evolução atual das viagens”, especialistas de diferentes empresas, como Boston Consulting Group (BCG), BCD Travel e British Airways, abordaram a relevância das viagens corporativas, mas também a necessidade de gerenciar a experiência do viajante.
 
O objetivo deve ser o cuidado com o viajante e o empoderamento dele com informações sobre os diferentes países, suas restrições e práticas.
 
Essa questão integra-se à proposta de “duty of care”, que consiste no dever das companhias de cuidarem de seus colaboradores. Além disso, deve-se incentivar viagens sustentáveis, atentar-se à experiência do profissional durante os deslocamentos e também ficar de olho na situação internacional, incluindo o passaporte de saúde digital.
Para Kerrie Henshaw-Cox, diretora associada de viagens de negócios da AstraZeneca, é importante haver uma mudança da gestão de viagens, pois “os viajantes precisam de informações e precisamos ter todas as informações disponíveis em um só lugar”, afirma ela.
 
Neste sentido, Rogier Van Enk, chefe de distribuição e pagamentos da British Airways, disse que a empresa adaptou seus serviços para minimizar o contato ao máximo - seja no aeroporto ou no avião.
 

Como a inteligência artificial pode transformar o mercado?

Em complemento ao painel sobre viagens corporativas do SAP Concur Fusion, estava a mesa “Explorando um mundo onde a IA é essencial”, na qual convidados conversaram sobre o potencial da inteligência artificial nas transformações necessárias dos negócios e do mercado em geral.
 
Afinal, as tecnologias, com a inteligência artificial, promovem maior facilidade nas atividades de trabalho em home office, na otimização de processos e no relacionamento com clientes nos diferentes canais.
 
Omar Tawakol, vice-presidente e gerente geral da unidade de negócios de contact center da Cisco, comentou sobre as mudanças geradas pela IA no setor de atendimento e suporte ao cliente.
 
“Há anos falamos sobre a transformação da IA ​​para ajudar os agentes a se tornarem superagentes e a automatizar. E então surgiu a Covid-19 e acho que acelerou a adoção da IA ​​nesta indústria em três ou quatro anos”, explica Tawakol.
 
A aceleração dos investimentos em IA deve-se ao potencial da tecnologia para promover melhores experiências aos clientes, controlar custos, gerenciar riscos e outras aplicações.
 
Para profissionais do Google, EMEA e SAP Concur, as aplicações com IA destacam a importância de estabelecer confiança na tecnologia e incorporá-la paulatinamente, coletando feedbacks para um uso mais acertado das soluções.

Outros destaques do SAP Concur Fusion

Entre os outros painéis do evento SAP Concur Fusion, vale destacar alguns dados e informações interessantes para as empresas e gestores sobre o futuro:
 

Aumento das viagens

Segundo levantamento da Kayak, nos Estados Unidos, as pesquisas por viagens já cresceram 78% em março de 2021 em comparação com fevereiro de 2021. A tendência é de estabilidade nos preços das passagens no momento atual. 
 
De acordo com relatório da Triplt, 53% dos americanos planejam viajar para visitar a família ou amigos, enquanto outros 43% dizem que pretendem fazer uma viagem de negócios.
 
Ainda conforme esse último estudo, cerca de 83% dos entrevistados afirmaram que estariam prontos para uma viagem com um carro pessoal em junho. Em comparação, 52% se disseram preparados para um voo doméstico em junho e 25%, para um voo internacional.

Novo recurso de controle de viagem

O SAP Concur adicionou novos controles ao TripLink, uma ferramenta voltada para integrar fornecedores e parceiros de viagens no sistema e como os viajantes podem escolhê-los, assim como permite verificar as últimas orientações dos destinos de viagem em relação a Covid-19.
 
Assim, é possível aplicar a política de viagem da empresa, aumentar a visibilidade dos planos de viagem dos colaboradores, ver as taxas negociadas com todos os fornecedores e também cumprir com as obrigações de “duty of care”.

Flexibilidade aos colaboradores

Há uma tendência de políticas de reservas mais abertas, dando mais liberdade aos funcionários na escolha de seus voos e hotéis.

Desaceleração das reservas online

O número de reservas online pelos viajantes sofreu uma diminuição com os usuários preferindo fazer os processos manualmente. No entanto, cabe aqui aos gestores um papel de incentivar o uso da tecnologia neste processo para otimizar o tempo e diminuir o contato.
 
Vale destacar que o SAP Concur Fusion teve grande repercussão internacional, com mais de 30 publicações na mídia global, envolvendo as entrevistas dos especialistas, pesquisas divulgadas e anúncios realizados no evento.

Fique por dentro das novidades da SAP Concur!

Portanto, a retomada das viagens corporativas no cenário pós-pandêmico depende dos gestores absorverem insights desses especialistas e transformarem essa área com foco no viajante.
 
Continue por dentro das novidades da SAP Concur com nossas notícias e blogs sobre tendências de viagens, despesas, tecnologia e automação. 
 
Além disso, acompanhe os principais eventos virtuais da SAP Concur, como webinars sobre produto, sobre sustentabilidade e muito mais!