Redução de custos e despesas: 4 dicas para otimizar os gastos na indústria farmacêutica

18/08/2020

A redução de custos e despesas é uma busca constante das empresas, inclusive das indústrias farmacêuticas, com o intuito de aumentar o lucro e otimizar a operação. No entanto, a partir do coronavírus, a diminuição dos gastos corporativos tornou-se ainda mais indispensável para continuidade de negócios. Para se ter ideia, 68,8% das empresas dos setores de indústria, serviço e comércio sentiram os impactos da pandemia e sofreram redução em suas demandas, de acordo com pesquisa da FGV IBRE.

No caso específico da indústria farmacêutica no Brasil, apesar da área ter uma demanda maior para manter o abastecimento de medicamentos nos hospitais, a maior parte da matéria-prima vem da China e está em falta, o que provoca a falta de remédios importantes no cotidiano das instituições de saúde, de acordo com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade. Diante desses dados alarmantes, preparamos esse conteúdo com práticas que auxiliam as empresas na redução de custos e despesas. Boa Leitura!

Leia também: Mitos e verdades sobre reembolso de despesas para colaboradores

Confira 4 dicas para redução de custos e despesas em sua empresa

Otimize os processos

Quando se tem a intenção de buscar a redução de custos e despesas em uma indústria farmacêutica, um dos primeiros passos é a otimização e controle de processos. Para isso, é importante primeiro levantar todos os dados do negócio, desde os clientes, fornecedores, concorrentes e até informações sobre o mercado consumidor.

Após a primeira etapa, é o momento de focar na área financeira da indústria. Assim, é preciso estudar e entender como funcionam todos os processos, desde compras de insumos, produção e até as atividades de vendas. Desta maneira, é possível enxergar o panorama completo do negócio, possíveis gargalos, possibilidades de otimização de tarefas, processos mais eficientes e assim realizar a gestão financeira com maior êxito.

Atenção ao fluxo de caixa

Outro passo importante para redução de custos e despesas é ter a devida atenção com o fluxo de caixa da sua indústria farmacêutica. Muitos gestores não têm o cuidado necessário com essa questão e acabam perdendo o controle dos resultados da empresa.

Por isso, além de implementar o fluxo de caixa, é preciso utilizar soluções tecnológicas integradas que permitam alimentar dados e informações em diferentes departamentos da sua indústria. Assim, além de deixar os processos mais ágeis, a tecnologia também disponibilizará relatórios para tomadas de decisões rápidas e assertivas.

Gerenciamento de custos

O gerenciamento de gastos também é fundamental para a redução de custos e despesas. Por isso, esse controle pode ser dividido em fixos e variáveis e, assim, os gestores podem identificar com mais facilidade soluções para essa diminuição esperada. Desta maneira, nos custos fixos, os gestores podem pensar em estratégias como renegociação de contratos, terceirização de serviços, estabelecimento de uma política de despesas iniciadas pelos colaboradores e até otimização de processos logísticos para reduzir os gastos.

Já nos custos variáveis, é possível encontrar alternativas com melhores preços, principalmente nos relacionados à matéria-prima, em que o grande volume proporciona uma negociação mais vantajosa e sem afetar a qualidade dos produtos.

Conte com a tecnologia

Como visto, a tecnologia é fundamental para controlar os gastos corporativos e fazer com que a sua indústria farmacêutica tenha êxito na redução de custos e despesas. Para isso, é importante contar com um sistema de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores. Assim, além do fortalecimento da política de reembolso, a empresa tem o controle total de seus gastos.

Leia mais: Quais os tipos de despesas corporativas podem ser reembolsadas pela empresa?

Conte com a SAP Concur Expense

Para realizar essa gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores e ter sucesso na redução de custos e despesas da sua empresa, é importante contar com uma solução sólida e eficiente.

Nesse sentido, SAP Concur Expense garante uma série de benefícios às organizações. Confira as principais vantagens:

  • Segurança de dados e informações

  • Conformidade com as políticas internas e legislações locais

  • Digitalização para maior eficiência da política de despesas e reembolso

  • Controle e redução dos custos iniciados pelos colaboradores

Além desses benefícios, o SAP Concur Expense ainda auxilia a diminuir os custos das organizações em até 8%, de acordo com documento produzido pela InfoMoney em parceria com a própria SAP Concur.  A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.