Como criar um plano de negócios para sua empresa

12/11/2020

O plano de negócios tem se mostrado excelente para empresas enfrentarem o atual cenário desafiador com previsibilidade e inteligência de negócios. Nesse sentido, de acordo com o IBGE, a percepção das empresas com relação ao mercado já melhorou a partir da segunda quinzena de agosto e, inclusive, 28,6% das organizações já sentem até impactos positivos após o cenário instável no primeiro semestre de 2020. 

Por isso, o plano de negócios é uma excelente maneira de realizar o planejamento com os objetivos a curto e a longo prazo e os passos que devem ser percorridos para alcançar essas metas a partir da definição dos planejamentos: estratégico, mercadológico, operacional e financeiro. Desta maneira, o plano de negócios se consolida como fundamental para a retomada e continuidade das operações corporativas. Saiba mais!

Leia também: Sistema de controle de despesas: saiba como implementá-lo em sua empresa!

Saiba como criar um plano de negócios para sua empresa!

Análise de mercado e concorrência

O primeiro passo para realizar o plano de negócios bem estruturado em sua empresa é analisar o mercado. Para isso, é importante estudar a concorrência, produtos ou serviços ofertados, demanda, fornecedores e público.

Marketing

Após o estudo do mercado e análise da concorrência, é o momento de estruturar as ações de marketing da sua empresa. Nesta etapa, é preciso antes descrever todos os produtos ou soluções minuciosamente com as características precisas de cada um.

A partir disso, é preciso planejar a estratégia de venda desses produtos ou serviços e como atrair e converter clientes. Vale destacar que um bom plano de marketing irá auxiliar a sua organização a ter previsibilidade de vendas e quais são os gatilhos para impulsioná-las. 

Operacional

Em um plano de negócios, o operacional deve ter a descrição de como irá funcionar o modelo de operação na prática. Para isso, é preciso elencar todas as etapas necessárias para a venda, como por exemplo, a distribuição de colaboradores, cargos, função de cada um, setores e escritório. Vale destacar que esse processo também precisa ser minucioso para que todos os profissionais tenham clareza de suas atividades e responsabilidades.

Financeiro

Por fim e também essencial para o sucesso de uma empresa e, deve estar presente no plano de negócios, é o planejamento financeiro da sua organização. Neste ponto, é importante colocar todos os custos e despesas da empresa. Portanto, valors de matéria-prima, fornecedores, salários, ações de marketing, equipamentos e aluguel são exemplos de gastos que devem contemplar o planejamento financeiro. Aqui, é necessário contemplar um sistema de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores. Assim, sua empresa tem um controle mais efetivo dos custos, estabelece limite de gastos, obtém relatórios com agilidade e precisão e ainda pode acompanhar métricas em tempo real.

Leia também: Gestão de despesas corporativas: saiba como uma plataforma de controle melhora a experiência do colaborador?

Conte com a SAP Concur

Como visto, um plano de negócios bem estruturado envolve todas as áreas da operação e indica a necessidade de implementar soluções que facilitem o dia a dia de uma empresa.Nesse ponto, como indicado no planejamento financeiro, um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores é fundamental para o controle correto e eficaz dos recursos da sua empresa. Por isso, o SAP Concur Expense permite que sua empresa padronize os seus processos do setor financeiro e obtenha eficiência ao diminuir o tempo que as suas equipes gastam em atividades manuais, repetitivas e trabalhosas. Desta maneira, os relatórios de despesas são praticamente automatizados.

A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.

Tags:

SAP Concur