Conheça 6 ações para realizar o planejamento financeiro empresarial no seu negócio

25/11/2020

Cuidar da gestão de um negócio é um dos maiores desafios para gestores, líderes de negócios, diretores e empresários experientes. Por esta razão, o planejamento financeiro empresarial é essencial para garantir o sucesso da empreitada. Saber organizar os custos e as despesas da empresa é fundamental para entender como se dará o crescimento e, principalmente, impedir que ações não planejadas atrapalhem a continuidade das atividades.

Assim como nas finanças pessoais, a empresa precisa ter o conhecimento claro e objetivo do orçamento para poder definir quais serão as decisões a serem tomadas, independentemente do cenário traçado.

Leia também: Conheça a importância da tecnologia de gestão financeira para a sustentabilidade corporativa

A importância do planejamento financeiro empresarial

O conceito define planejamento financeiro empresarial como um conjunto de ações, ferramentas e controles que buscam entender, organizar e gerenciar os recursos financeiros de uma empresa a ponto de gerar melhores resultados. Ou seja, para saber o real faturamento da empresa, é preciso planejar os gastos, as despesas e os investimentos que serão realizados nos próximos meses. A ideia é sempre garantir que as necessidades serão supridas, garantindo bons resultados e recursos financeiros de forma eficiente.

De tal modo, o planejamento financeiro empresarial é uma estratégia essencial para o sucesso do negócio. Isso porque, sem ele, não é possível compreender em qual momento a empresa está e o que precisa ser feito para alcançar maior competitividade e aumentar a lucratividade.

Vale lembrar que a crise financeira vivenciada nos últimos anos e, principalmente, na temporada atual em decorrência do coronavírus também fez aumentar consideravelmente a importância do planejamento financeiro empresarial. Segundo a IT Mídia, a demanda por inovação aumentou para 54% das empresas e, para 35% das organizações, o cenário de incertezas acelerou projetos e readaptou modelos de negócio.

Saiba mais: Gestão financeira de negócios: 5 dicas para o sucesso da operação

Passos para criar um planejamento financeiro empresarial eficiente

Para alcançar o sucesso no negócio, os empresários precisam contar com um planejamento financeiro empresarial eficiente. Por isso, separamos aqui 6 dicas para quem está em busca de um modelo prático e rápido.

Mapeamento da situação atual: 

O primeiro passo é saber de onde partir. Faça uma análise das condições do mercado, aponte os aspectos positivos e negativos da operação e avalie como está o setor. Também é preciso saber as reais condições financeiras da empresa.

Definição das metas globais: 

Onde a empresa quer chegar? A resposta para esta pergunta é possível com a definição de metas globais, como por exemplo, qual o faturamento que pretendem atingir, quais os limites de custos e despesas, o quanto a empresa está disposta a realizar novos investimentos, entre outros.

Elaboração de um plano de ação: 

Com estas definições, é preciso colocar no papel quais são os objetivos táticos de cada unidade específica da organização. A ideia é que estes objetivos estejam alinhados a estratégias selecionadas anteriormente.

Estipulação do orçamento anual: 

Ao traçar um orçamento anual, a empresa terá um plano completo do que precisa faturar, quais são os limites de custos e despesas. A análise anual permite avaliar se o planejamento está caminhando de acordo com o objetivo ou se precisa de algum ajuste.

Análise de cenários alternativos: 

Trabalhar com o imponderável ajuda a prever possíveis desvios na rota do que foi planejado. Então, é importante ter em mente possíveis cenários adversos.

Sistema de gestão de despesas corporativas: 

Contar com a tecnologia como aliada e ter um sistema que gere despesas corporativas de maneira sólida ajuda as empresas a definirem da melhor forma como organizar o planejamento financeiro empresarial.

Leia também: SAP Concur Expense: por que modernizar o controle de despesas do seu negócio?

Conte com a SAP Concur

O SAP Concur Expense é um sistema de controle de despesas iniciadas pelos colaboradores que garante segurança, agilidade e eficiência no controle das despesas corporativas da sua empresa.

Entre suas principais funcionalidades, vale destacar:

  • Gerenciamento das despesas por aplicativos móveis;

  • Otimização da gestão de despesas com recibos eletrônicos;

  • Melhor visualização dos dados com a integração de sistemas;

  • Entre outros.

Para saber mais sobre a ferramenta e como ela pode ser útil para você e sua empresa, entre em contato com o nosso time de especialistas.