O que é centro de custo e qual a sua importância para a visibilidade de gastos?

06/12/2021

Muitas vezes, os gestores sofrem dificuldades para identificar as receitas e despesas de cada departamento interno da empresa. Por isso, conhecer mais a fundo o que é centro de custo é fundamental para os negócios. A partir desse entendimento, fica mais fácil organizar essa questão de gastos e rendimentos, a fim de avaliar a performance financeira de cada setor de forma individual. Ou seja, é possível ter uma melhor análise da operação financeira dividida por áreas. O que otimiza inclusive a tomada de decisões importantes.
 
Quer saber mais sobre o que é centro de custo e como aplicá-lo na sua empresa? Continue a leitura a seguir!
 

Mas o que é o centro de custo na prática?

Basicamente, quando falamos sobre o que é centro de custo, trata-se de uma estratégia para dividir a operação financeira da empresa em departamentos para ratear as despesas e receitas. Assim, é possível obter informações detalhadas sobre a atuação e os resultados de cada área, com seus gastos, receitas e lucro. Dessa forma, a gestão consegue visualizar melhor os orçamentos separadamente, garantindo um controle mais eficiente e assertivo dos custos.
 

Principais benefícios do centro de custo

Saber o que é centro de custo vai proporcionar uma série de vantagens para as empresas na análise e gerenciamento de custos. Por meio dessa prática, é possível usufruir de benefícios como:
  • Maior autonomia por departamento nas despesas corporativas;
  • Melhor interpretação dos relatórios de despesas, com mais facilidade;
  • Visão mais detalhada dos gastos por cada setor;
  • Acesso facilitado às informações sobre cada área;
  • Melhor controle das ações e da gestão de despesas;
  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Otimização do planejamento financeiro futuro;
  • Entre outros.
Portanto, fica clara a importância do centro de custo para ter maior controle sobre as despesas realizadas por cada departamento de negócio, podendo verificar o que está extrapolando o orçamento e onde está sobrando valores. Dessa forma, inclusive, é possível fazer uma realocação de recursos entre os setores.
 
Concluindo, a visibilidade dos gastos gerada pelo centro de custo agiliza a gestão e permite o planejamento para curto, médio e longo prazo.

Passo a passo para montar o centro de custo

Após conhecer em detalhes o que é o centro de custo, vamos ver o que as empresas precisam fazer para colocá-lo em funcionamento na sua operação.

1º passo: categorizar os gastos

Para conseguir analisar os resultados do centro de custo de forma simples, é preciso classificar os gastos por categorias. Algumas das mais comuns são compra de materiais, reuniões externas, equipamentos, viagens corporativas, entre outras.
 
Não se esqueça de pensar nas necessidades e demandas do seu negócio e dos seus departamentos para ter categorias que façam sentido com as despesas realizadas.

2º passo: criar o centro de custo

Com a separação das categorias, já é possível montar o centro de custo com a divisão financeira dos departamentos dentro da empresa, de olho nos setores responsáveis por esses gastos externos. Por exemplo: a área de vendas costuma realizar reuniões externas com clientes. Então, ela precisa ter um centro de custo com orçamento e análise financeira das despesas efetuadas.
 
Outro tipo de divisão aqui é por meio de projetos. Por exemplo: um projeto multidisciplinar e integrado para introduzir uma nova solução tecnológica na empresa terá necessidades próprias de gastos. Assim, com a separação correta do centro de custo, é possível realizar o processo de reembolso dos funcionários de acordo com os gastos realizados.

3º passo: mensurar os resultados

Por fim, as empresas devem acompanhar e mensurar os resultados do centro de custo, com as despesas realizadas e as receitas geradas por cada departamento e até por cada funcionário. A partir daí, é possível tomar melhores decisões sobre custos, orçamentos e afins.
 

Conheça a SAP Concur

Agora, você entendeu o que é centro de custo e sua importância? Para ajudar sua empresa na prestação de contas de despesas corporativas, processos de reembolsos de funcionários, análise dos indicadores financeiros dos gastos e visibilidade financeira, conte com a SAP Concur.
 
Oferecemos uma gestão de viagens e despesas corporativas completa para os negócios, o SAP Concur Travel & Expense. Garantimos uma visão estratégica aprimorada, mitigação de riscos financeiros, automação nos relatórios de despesas e muito mais. Veja alguns dos benefícios proporcionados:
  • Decisões mais inteligentes e baseadas em dados com uma visão macro dos gastos;
  • Identificação de violações de conformidade da política de despesas de modo automático;
  • Lançamento de dados de despesas em relatórios automaticamente, gerando economia de tempo;
  • Simplificação de orçamentos;
  • Previsão de gastos com maior precisão.
Quer saber mais detalhes sobre a nossa solução? Entre em contato conosco e veja como a SAP Concur pode te auxiliar a assumir o controle financeiro.