Medidas de segurança da informação x ataques virtuais: principais tendências e riscos em 2021

21/04/2021
A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças significativas no dia a dia de toda a sociedade, especialmente para o setor corporativo. Diante das medidas de isolamento social, várias empresas tiveram que se adequar à transformação digital e, em conjunto com isso, adotar medidas de segurança da informação mais fortes.
 
Afinal, a quantidade de dados virtuais cresceu exponencialmente, seja para negócios de pequeno, médio ou grande porte. Uma pesquisa da Microsoft mostrou que, na América Latina, houve o aumento de 31% dos ataques cibernéticos desde o início da pandemia. Porém, somente 24% das empresas aumentaram os orçamentos em cibersegurança e apenas 17% têm seguro contra riscos virtuais. Em 2019, 81% das organizações foram alvo de fraudes de pagamento, com perdas significativas para empreendedores e clientes.
 
Por esse motivo, vale a pena investir em medidas de segurança da informação contra ataques virtuais.
 
Neste artigo, conheça as principais tendências e riscos para os próximos anos e saiba como aumentar a proteção da sua empresa contra vazamento de dados, fraudes, golpes e melhorar a cibersegurança. Acompanhe!
 

Quais os principais riscos à segurança da informação para 2021?

O ano de 2021 já é considerado emblemático no que diz respeito às questões de segurança da informação. A seguir, veja as principais tendências relacionadas às medidas de proteção contra ataques virtuais e como colocar em prática.

 

Golpes relacionados à Covid-19

A pandemia da Covid-19 foi um dos principais assuntos em 2020 e pretende continuar em 2021. Diante desse cenário, os hackers aproveitaram o momento de incerteza para realizar ataques, explorando as vulnerabilidades humanas com informações falsas.
 
Além disso, os criminosos usam do medo do vírus e a esperança da vacinação como temas centrais para aplicar golpes, como vendas de medicamentos falsos e equipamentos de proteção inexistentes ou ineficazes.

Segurança em nuvem e controle de acesso

O crescimento do trabalho home office trouxe uma aceleração na migração para a nuvem. Esse processo era esperado, diante das inúmeras vantagens de armazenamento, além da facilidade de acesso e compartilhamento de arquivos hospedados na nuvem.
 
Contudo, é preciso ter atenção às medidas de segurança da informação, tendo cuidado com a configuração incorreta da cloud, a abertura do registro, liberação de acesso, entre outras questões que podem resultar no vazamento de dados e invasões.

Continuidade da segurança no trabalho remoto

Em 2021, os especialistas em segurança cibernética acreditam que os ataques aos trabalhos remotos irão continuar - e o pior: devem aumentar consideravelmente. Isso exigirá um esforço maior dos profissionais de TI na adoção de medidas de segurança da informação para manter dados, redes e sistemas protegidos.
 
Entre alguns golpes comuns, destacam-se: os ataques de BEC (Business Email Compromise) e engenharia social, o PaaS (Phishing as a Service) que será mais lucrativo e a procura por RaaS (Ransomware as a Service).
 

 

Quais as principais tendências e medidas de segurança da informação?

Com a exposição aos riscos de ataques cibernéticos, as empresas devem adotar medidas de segurança da informação para garantir o controle de seus dados, evitar o vazamento de informações e prejudicar seus clientes. Sendo assim, os especialistas apostam em algumas tendências de segurança virtual. São elas:

Investimento em recursos

As empresas devem investir em medidas de segurança da informação ainda mais aprimoradas. Uma das tendências é a chamada malha de segurança cibernética, uma abordagem que implanta controle nos pontos mais críticos. Assim, é possível garantir a proteção contra os ataques de hackers, entre outras violações.

Participação da liderança e conscientização da equipe

As medidas de segurança da informação não se limitam ao uso de ferramentas específicas, mas também dependem diretamente dos recursos humanos. Desse modo, será preciso investir na participação da liderança e na conscientização de toda equipe para ampliar ainda mais as iniciativas de proteção contra ataques cibernéticos, assim como evitar falhas humanas que resultem em vazamentos.

Suporte para o trabalho remoto

Diante da mudança disruptiva da rotina de trabalho dos colaboradores, sendo que muitos tiveram que adotar às pressas o home office, as empresas devem garantir suporte técnico e assistência aos seus funcionários. Dessa forma, pode-se evitar falhas no uso de sistemas e redes, já que, mesmo sem a intenção, um simples erro pode comprometer as medidas de segurança da informação.
 

Conte com a SAP Concur para manter a segurança da informação

A SAP Concur conta com o SAP Concur Expense & Travel, um software especializado na gestão de viagens e despesas para empresas, facilitando as abordagens para administração do seu negócio, de forma segura, eficiente e com alto desempenho. Por meio de uma plataforma inovadora, você acompanha os gastos, adapta políticas e tem relatórios completos à sua disposição.
 
Dessa maneira, fica mais fácil investir em medidas de segurança da informação para o seu negócio. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre as soluções de gestão inteligente!