Gestão de despesas: como desenvolver ações estratégicas e inteligentes no momento de crise?

28/04/2020

A gestão de despesas pode ser definida como a implementação de processos acirrados para controle de gastos. De modo geral, essa administração é pautada no gerenciamento eficiente dos recursos empresariais. Entretanto, em momentos de crise, como a incidência do atual Coronavírus, implementar ações e estratégias inteligentes para preservar os negócios em operação é ainda mais emergente. Além disso, o mercado exige uma iniciativa rápida, com plena capacidade de mudança, adaptação e, principalmente, analítica. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da PwC, 75% das organizações que apresentaram um rápido desempenho depois de uma crise conseguiram esclarecer todas as nuances durante o episódio. Esses dados demonstram a importância de implementar ações ágeis no momento de instabilidade, de modo a concentrar esforços na resolução de possíveis obstáculos e adotar iniciativas que farão diferença no desempenho da organização.

Mas, afinal, como desenvolver estratégias inteligentes na gestão de despesas e superar as crises? Para te auxiliar a responder esse questionamento, desenvolvemos um conteúdo completo. Confira:

Veja também: Como fazer redução de custos nas empresas e não prejudicar o desempenho?

Como desenvolver ações estratégicas e inteligentes na gestão de despesas?

Em momentos de instabilidade, é fundamental implementar um plano de contingência completo e os principais aspectos que devem constar são as informações da organização, investimentos e a gestão de despesas.

Nesse sentido, algumas iniciativas são:

Aumentar a agilidade na análise de custos

Uma das necessidades em épocas de crises é o corte de gastos. Para isso, é fundamental aumentar a agilidade na análise de custos, tanto no que tange às despesas operacionais, quanto aos processos externos, clientes ou outros investimentos.É essencial dedicar uma equipe ou profissionais responsáveis apenas por essas tarefas, potencializando toda essa gestão e os balanços envolvidos.

Detectar alertas de gastos

De acordo com um relatório do Gartner, 71% das companhias não têm maneiras eficientes de detectar quando os gastos estão prestes a aumentar. Entretanto, isso é um erro que pode custar prejuízos e baixas na receita, ambas são realidades bastante negativas frente a crises. Desse modo, é essencial estabelecer medidas para acompanhar as despesas com efetividade e identificar possíveis gargalos.

Realocar fundos

Outra maneira de adotar estratégias inteligentes na gestão de despesas é a realocação de fundos. Na prática, essa ação mensura as principais carências da empresa e maximiza os investimentos para setores e táticas mais necessários. Com isso, é possível, inclusive, adotar inovações que auxiliem em melhorias operacionais e prestação de serviços de acordo com as expectativas do mercado.

Encorajar transformações

Por fim, é de suma importância encorajar transformações, tanto no que diz respeito à tecnologia quanto à cultura organizacional. Como citado, momentos de crises exigem das empresas a capacidade de se reinventar e ajustar às novas tendências do setor.

Nesse cenário, adequar sua organização às mudanças digitais é o principal passo para garantir possibilidades de trabalhos remotos, capacitação da equipe, comunicação, mobilidade e todos os aspectos necessários para passar pelo período de instabilidade.

Veja mais: Por que investir em um sistema de controle de despesas? Veja 7 razões

Conheça o SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense é um sistema de gestão de despesas que facilita todas as abordagens para administração de um negócio. Na prática, a plataforma permite acompanhamento dos gastos, comunicação com fornecedores e emite relatórios completos, maximizando tomadas de decisões efetivas.

Possui alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo e conheça todos os benefícios dessa tecnologia.