4 dicas para fortalecer a governança fiscal na sua empresa

11/01/2022

A governança fiscal pode ser definida como uma série de iniciativas que têm como objetivo principal garantir o cumprimento das obrigações legais da empresa e, consequentemente, manter a saúde financeira dos negócios. Quando falamos a respeito da gestão de despesas e reembolsos, precisamos compreender que essas iniciativas são norteadas por diversas legislações que devem ser cumpridas pelas empresas, assim como impostos que precisam ser devidamente acompanhados e pagos.
 
Infelizmente, casos de irregularidades fiscais não são tão incomuns no Brasil. Para se ter uma ideia, a última pesquisa realizada pela Endeavor nos revela que 86% das organizações entrevistadas estavam devendo algo para o fisco, como impostos atrasados, declarações e não cumprimento de exigências da Receita Federal.
 
Por sua vez, essas situações representam graves problemas às corporações, desde multas até suspensão das atividades, dependendo de qual seja a irregularidade. Diante disso, as iniciativas de governança fiscal cumprem um papel fundamental. Entenda os benefícios e como fortalecer na sua empresa.
 

Qual é a importância da governança fiscal?

Dentre as principais vantagens de elaborar uma governança fiscal robusta, estão:
  • Garantia de transparência e conformidade corporativa;
  • Minimização de riscos;
  • Aumento da sustentabilidade financeira da empresa;
  • Melhores tomadas de decisões;
  • Diferencial competitivo.

4 dicas para fortalecer a governança fiscal na sua empresa

Antes de dar dicas de como fortalecer a governança fiscal da sua empresa, precisamos citar que essas iniciativas andam lado a lado com o planejamento financeiro e a gestão de reembolsos do seu negócio.
 
Isso significa que uma empresa em total conformidade possui processos totalmente transparentes em todos os departamentos, assim como fácil acesso a informação e gerenciamento eficiente das contas internas. Com isso em mente, algumas dicas podem te ajudar a fortalecer a governança fiscal, como:

1. Tenha um conselho consultivo

Um conselho consultivo consiste em um departamento, equipe ou, até mesmo, apenas uma pessoa interna ou externa capaz de analisar detalhadamente a situação da sua operação e propor soluções rápidas para implementar a governança e conformidade da sua empresa.
 
Por sua vez, o conselho consultivo mapeia as vulnerabilidades do seu negócio por meio de uma visão mais estratégica, assim como auxilia na implementação de valores éticos e transparentes para sustentação de todas as ações internas.

2. Elabore uma política de viagens e reembolsos

Outra maneira de garantir governança e conformidade da sua empresa é, justamente, elaborar uma política de viagens e reembolsos.
 
Já falamos por aqui em outros posts que esse documento norteia todas as decisões que os gestores e colaboradores tomam nos deslocamentos empresariais, desde a escolha da hospedagem, até o tipo de transporte, valores gastos e elaboração dos relatórios.
 
Com diretrizes bem delimitadas, a sua empresa consegue controlar melhor as despesas e realizar auditorias completas de todos os pedidos de reembolsos. Com isso, riscos de fraudes ou adulterações são minimizados, reduzindo também os desperdícios e gastos excessivos.

3. Prepare os seus líderes

A governança fiscal não é possível sem que os líderes estejam engajados. É fundamental que cada departamento entenda quais são as suas responsabilidades e obrigações, tanto perante às normas da empresa, quanto às legislações vigentes.
 
Por isso, prepare treinamentos e documentos específicos que orientem os gestores e os auxiliem a lidar com o cotidiano da operação.

4. Conte com a tecnologia para otimizar os fluxos financeiros

Por fim, não podemos falar sobre governança e compliance sem citar a tecnologia como ferramenta crucial para o sucesso dos negócios.
 
Com os sistemas corretos, as organizações conseguem otimizar todo o gerenciamento interno e alcançar uma visão holística da empresa. Diante disso, todos os fluxos financeiros se tornam mais produtivos, o que impacta positivamente na gestão de gastos e reembolsos.
 

Conte com o SAP Concur Expense

Se você deseja alcançar compliance e governança fiscal, conte com o SAP Concur Expense. Consistindo em um sistema de gestão de despesas, o SAP Concur Expense possui ferramentas inovadoras e faz integrações com diversas plataformas, que auxilia na centralização da gestão financeira, fiscal e contábil do seu negócio.
 
Por meio do SAP Concur Expense, os seus gestores conseguem receber comprovantes de gastos, elaborar e validar relatórios, acompanhar os status de cada colaborador viajante, realizar auditoria em todas as despesas e monitorar frequentemente indicadores estratégicos para a operação.
 
Com isso, a sua empresa alcança mais eficiência, redução de custos, produtividade e transparência. Quer saber mais como a nossa ferramenta funciona? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!