Saiba como a gestão de processos corporativos é fundamental para o pós-pandemia

16/12/2020

Em um ano de grandes impactos em todos os setores, inclusive no mercado corporativo, a crise reforçou a necessidade da importância da gestão de processos para melhorar a produtividade dos colaboradores, obter mais eficiência nas atividades e ainda otimizar os recursos das organizações.

Para se ter uma ideia, o impacto da Covid-19 no faturamento das empresas pode ser de 10% a 25%, de acordo com estudo da KPMG. No entanto, a tecnologia para gestão de processos é uma tendência de investimentos cada vez maiores, já que, de acordo com a Gartner, até o final de 2023, mais de 90% das organizações de infraestrutura e operações terão a maioria de seus funcionários trabalhando remotamente.

E para que esses colaboradores tenham o rendimento esperado, automação e tecnologia são fundamentais para a gestão de processos corporativos, principalmente para a retomada de negócios pós-pandemia. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Leia também: Como as práticas sustentáveis impactam o gerenciamento de custos nas empresas

Conheça os principais benefícios da gestão de processos empresariais

Padronização de processos

A primeira vantagem da gestão de processos corporativos é a padronização desses processos. Desse modo, os colaboradores podem consultar essa documentação, seguir o mesmo padrão e evitar de esquecer de incluir algum dado ou informação crucial. Assim, todos os funcionários passam a executar suas atividades da mesma maneira, o que proporciona uma previsibilidade aos gestores.

Caso a empresa utilize a tecnologia, a partir desta padronização também é possível automatizar tarefas a partir de sistemas de gestão de despesas corporativas, por exemplo.

Disseminação da cultura de processos e engajamento dos colaboradores

Ao realizar a gestão de processos corporativos, a organização também dissemina essa cultura de padronização, o que promove maior engajamento dos colaboradores, não só sobre suas atividades, mas no impacto macro que elas terão. Assim, esses funcionários têm uma melhor compreensão dos resultados de suas atividades para os objetivos da empresa.

Redução de falhas e desperdícios

A gestão de processos corporativos, principalmente quando realizada a partir da tecnologia e automação, também promove eficiência, assertividade, redução de falhas, retrabalho e desperdícios. Além disso, essa gestão ainda permite identificar pontos de melhoria para otimizar ainda mais os processos da organização.

Essa redução de falhas e desperdícios será crucial para a continuidade das operações e até para a inteligência de negócios após a crise.

Mensuração de resultados

Também fundamental para os resultados de uma empresa, definir os indicadores-chave de performance, ou KPIs, é essencial para entender os pontos de melhoria, que abordamos anteriormente, e para agir com rapidez quando identificado algum problema que necessite de correção rápida.

Melhora na comunicação

A comunicação, que muitas vezes tem sido um ponto desafiador em tempos de aumento de home office, também é melhorada a partir da gestão de processos corporativos, já que todos os colaboradores interessados devem participar e contribuir para que as atividades de suas responsabilidades sejam concluídas da maneira esperada. E, com mais colaboradores participando dos projetos, a tendência é que a qualidade das entregas seja maior.

Aumento da satisfação do cliente

Por consequência de todos esses benefícios, o cliente também percebe a diferença entre uma empresa que tem gestão de processos quando comparada a uma organização que não tem. Desta maneira, os clientes ficam mais satisfeitos com o produto ou serviço e podem até recomendar para outros possíveis consumidores.

Saiba mais: Por que investir agora no sistema de gestão de viagens corporativas?

Conheça a SAP Concur

Como visto, a gestão de processos corporativos é essencial, principalmente no pós-pandemia, em que as empresas irão buscar velocidade na retomada de negócios, e, para isso, precisam estar com seus processos bem estruturados. Para ajudar as organizações nessa estruturação, a SAP Concur disponibiliza um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, o SAP Concur Expense, com inúmeros recursos como automação de tarefas e inteligência de dados para sua empresa reduzir os custos empresariais em até 8%.

Confira outras vantagens:

  • Gestão completa de despesas iniciadas pelo colaborador 

  • Total visibilidade financeira das despesas

  • Menos tempo gasto em atividades burocráticas e maior foco no negócio

  • Relatório de despesas para facilitar as decisões sobre fluxo de caixa

  • Integração com outros sistemas de gestão, como ERP

  • Em compliance com a LGPD

Fale com os nossos profissionais e saiba como o SAP Concur Expense contribui para a gestão de processos corporativos na sua empresa!