Finanças empresariais: como a automação e integração de duas tecnologias SAP geram economia e facilidade

27/10/2021

Otimizar a gestão dos negócios, melhorar as finanças empresariais e promover maior crescimento da empresa são alguns dos principais objetivos dos gestores, líderes e executivos. Por isso, nada melhor do que unir ferramentas tecnológicas inovadoras a fim de gerar maior automação, integração e redução de custos.
 
Neste evento online, realizado no último dia 19/10, a SAP Concur, em parceria com a SAP Business One, apresentou o tema “Gestão, automação, integração, facilidade e economia”, com participação especial da empresária e investidora-anjo Camila Farani.
 
Quer saber os principais momentos do evento sobre os benefícios das duas soluções da SAP e como elas podem gerar facilidade e economia na rotina das empresas? Continue a leitura a seguir!
 

Democratização das tecnologias para as finanças empresariais

Para abrir a sessão, Marcelo Villa Nova, Global Channel Manager da SAP Brasil, comentou sobre a importância das soluções SAP Business One e SAP Concur para apoiar a expansão dos negócios de forma orgânica e sustentável.
“O SAP Business One é uma plataforma que atende mais de 7 mil empresas no Brasil e proporciona o crescimento exponencial das empresas, podendo ser atrelado ao SAP Concur, uma plataforma que permite economia, gestão de custos e gestão de despesas, de ponta a ponta na cadeia”, afirmou.
 
“Assim, a empresa realmente pode crescer com controle, segurança, dados se transformando em informação, antecipação de movimentos de mercado, gestão de clientes, gestão de fornecedores e também trabalhando muito em rastreabilidade dos gastos”, acrescentou Villa Nova.
 
O Global Channel Manager ainda destacou a importância das soluções da SAP para a democratização do acesso às tecnologias de finanças empresariais para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.
 
“A integração do Business One com o Concur traz resultados e possui ótimo custo-benefício, com atendimento a empresas pequenas, médias, em expansão, startups e outras. Trazemos valor inestimável para essas empresas, com maior eficiência operacional, rastreabilidade das despesas, aumento da margem de lucro, aumento das vendas e maior credibilidade”, completou.
 

Como o Grupo Artico conquistou benefícios nas finanças empresariais com a união de ferramentas SAP

Para comprovar a importância do uso de soluções SAP e integração dessas ferramentas para as finanças empresariais, Rubens Marques, Board Member do Grupo Artico, contou sobre a experiência da empresa, que, hoje, tem mais de oito companhias distribuídas em vários países como Estados Unidos, México e também na Europa.
 
O Grupo Artico começou sua parceria com a SAP com a implementação do SAP Business One em 2006 para facilitar a gestão empresarial. “Um benefício muito importante do Business One é a parte de inovação e aprimoramento contínuo da ferramenta, além da facilidade de poder agregar módulos ao sistema e integrar outras ferramentas. Isso faz com que a empresa consiga inovar também e busque evolução”, comentou Marques.
 
Sobre a SAP Concur, a implantação foi mais recente. “O fato de ser uma ferramenta SAP, ter muitos recursos e a integração com Business One fez a diferença e foi o que mais nos agradou”, disse o Board Member. Apesar de estar ainda em fase de aprendizado, Rubens afirmou que a solução resolve uma dificuldade antiga da empresa e já vê aspectos positivos para as finanças empresariais.
 
“Sempre precisamos de uma ferramenta para ajudar a controlar a parte de viagens e despesas e o Concur nos propiciou isso. A nossa maior dor de cabeça era ter controle dos gastos, das aprovações e principalmente das políticas aplicadas pelo nosso grupo para despesas de viagens. A gente não sabia para que projetos aquelas despesas eram destinadas e tudo ficava no buraco negro”, destacou.
 
“De acordo com nossa projeção, com oito meses depois da implantação do Concur, já vamos recuperar o nosso investimento. Também acreditamos que a solução vai trazer uma economia de 20% a 30% dos gastos que a gente tinha no passado”, complementou.
 
Por fim, o Board Member do Grupo Artico elogiou a integração das ferramentas: “O Concur mais o Business One consegue melhorar as práticas de despesas, as finanças empresariais e calibrar melhor o futuro da empresa em termos de gestão”.
 

Bate-papo sobre o papel das tecnologias e as finanças empresariais

No painel comandado por Caio Granzotto, executivo de contas da SAP Concur, a investidora-anjo Camila Farani, o presidente do Grupo Skill, Marco Antonio, e Erik Schanz, Partner Sales Manager da Huawei Cloud, conversaram sobre a importância das tecnologias nas empresas, especialmente nas finanças.
 
“Tecnologia é uma ferramenta. Ela serve para te dar escala e tirar muitos processos braçais da empresa. Com a pandemia, a gente deu um salto quântico com as tecnologias e hoje virou quase um requisito compulsório. Sabemos o poder das tecnologias não só para a movimentação do PIB do país, mas principalmente para a geração de empregos. Então, além do impacto sócio-econômico, a tecnologia é essencial para a constituição das empresas”, afirmou Camila.
 
Erik complementou: “Hoje, a gente tem uma grande confluência de tecnologias que facilitam a gestão das empresas. Temos cada vez mais dispositivos conectados para serem usados ao nosso favor. A Internet das Coisas e o 5G, por exemplo, vão proporcionar mais conexões disponíveis. Junto com isso, a inteligência artificial traz muitos ganhos na parte de automação e gerenciamento de processos. Isso permite tornar a vida das empresas mais fácil e auditável”.
 
Já Marco Antonio destacou a capacidade de gestão e transparência fornecida pelo sistema de gestão empresarial da SAP, o SAP Business One. “Igual o controle e transparência que as ferramentas da SAP fornecem, não têm no mercado. Ouço muita empresa falando que usa ERP, mas faz controle de estoque por fora, ou em planilha e faz o controle da produção com um sistema complementar. Então, na verdade, é preciso ter na mão da empresa um sistema contínuo para realmente melhorar a gestão”, ponderou.

Conte com as soluções da SAP para finanças empresariais

Quer conhecer melhor sobre as funções do SAP Business One e do SAP Concur Expense & Travel? A união dessas ferramentas pode ajudar a sua empresa a automatizar processos, ganhar mais facilidade no dia a dia, promover mais economia e otimizar a gestão das finanças empresariais.
 

Tags:

Automação