Mitos e verdades sobre reembolso de despesas para colaboradores

SAP Concur Team |

A política de reembolso de despesas para funcionários causa muita discussão, principalmente em tempos desafiadores em que o trabalho remoto virou o “novo normal” entre os trabalhadores. Para se ter ideia, de acordo com pesquisa do IBGE, aproximadamente 9 milhões de brasileiros trabalham de maneira remota. Além disso, de acordo com outro levantamento, mesmo trabalhando mais, 86% dos profissionais gostariam de continuar no home office.

Por isso, além das questões já amplamente discutidas sobre o que é e o que não é custo corporativo, o home office também causa muitas dúvidas entre empregados e empregadores no que diz respeito ao reembolso de despesas para colaboradores. Diante disso, confira o que é mito e o que é verdade sobre as despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores. Boa leitura!

Leia mais: Principais problemas na gestão de despesas corporativas e como superá-los

Mitos e verdades sobre reembolso de despesas para funcionários

A empresa deve arcar com os custos da estação de trabalho remoto

Verdade! Existe a chamada Norma da Ergonomia, ou NR 17, que define os padrões para que os colaboradores realizem suas funções com segurança e conforto, independentemente de onde o trabalho será efetuado. Desta maneira, caso o modelo de atuação seja home office, a empresa deve realizar uma análise ergonômica da estação de trabalho e custear as possíveis adequações para que seja um ambiente saudável para o colaborador.

Leia mais: Redução de custos nas empresas: como conscientizar sobre gastos corporativos

O empregador não tem responsabilidade de garantir o reembolso de despesas com internet e energia

Mito! Com base no princípio da alteridade, previsto no art. 2° da CLT, o empregador deve custear as despesas do seu negócio e, assim, disponibilizar o reembolso de despesas para funcionários atuarem em home office. Desta maneira, o reembolso de custos como telefone, internet, energia elétrica e todos os insumos que os colaboradores precisam para trabalhar, até mesmo equipamentos como notebook e smartphone, pode ser pleiteado pelos profissionais de uma empresa.

Leia também: Controle de despesas: como prevenir e detectar fraudes nos gastos corporativos

O home office reduz custos para a empresa

Verdade! A partir do fluxo menor de colaboradores, as organizações podem ter escritórios menores, o que reduz os custos com aluguel e manutenção, por exemplo. Além disso, caso seja necessário, a empresa pode contratar novos funcionários sem precisar aumentar seu ambiente de trabalho.

Leia também: Dever de diligência: como melhorar a experiência dos colaboradores no home office

A organização precisa reembolsar todos os gastos dos funcionários durante o expediente

Mito! Existem diversos casos em que os colaboradores pleiteiam o ressarcimento indevido, como gastos com itens pessoais e refeições intermediárias, por exemplo. Para que as regras de reembolso de despesas para funcionários fiquem claras, é importante que a organização estabeleça a política de despesas corporativas. Desta maneira, os colaboradores já sabem previamente quais serão os gastos custeados pela empresa e quais não fazem parte das regras internas.

Leia mais: Sistema de controle de despesas: vale a pena investir no SAP Concur?

Conheça o SAP Concur

Agora que os principais mitos e verdades sobre reembolso de despesas para colaboradores foi esclarecido, é importante contar com uma plataforma de gastos iniciados pelos colaboradores para realizar todo esse controle de custos corporativos. Para isso, o SAP Concur Expense é um sistema de gerenciamento de despesas completo e tecnologico. De maneira geral, a ferramenta permite o acompanhamento de gastos em tempo real e emite relatórios detalhados que embasam melhores tomadas de decisões. 

Além disso, o SAP Concur Expense é uma plataforma intuitiva e totalmente responsiva, podendo ser consultada ou atualizada por diferentes dispositivos conectados à internet, facilitando o reembolso de despesas para colaboradores em home office.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conte com o suporte do nosso time.