Saiba como reduzir despesas na empresa em 2021 em 5 passos

05/02/2021

Como reduzir despesas na empresa? Essa é a pergunta de muitos gestores, principalmente, no atual cenário desafiador, em que as empresas enfrentam os obstáculos econômicos decorrentes do coronavírus. Nesse sentido, vale destacar que 33,5% das organizações ainda perceberam os impactos negativos decorrentes da crise nos negócios, de acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Pulso Empresa. Entretanto, os investimentos em tecnologias-chave e otimização de processos são fundamentais para diminuir os impactos financeiros causados pela pandemia, de acordo com a Accenture. Diante deste cenário, saiba como reduzir despesas na empresa, obter continuidade nas operações e garantir fôlego até a retomada de negócios. Continue a leitura!
 

Conheça 5 passos sobre como reduzir despesas na empresa em 2021

1. Analise os custos atuais
O ponto de partida quando se pensa sobre como reduzir despesas na empresa é realizar uma análise dos custos atuais com todas as despesas, desde compra de materiais de escritório até custos com viagens e jantares corporativos. Com essa análise, os gestores podem estruturar estratégias precisas para a redução efetiva de gastos sem comprometer a estrutura e a continuidade das operações de um negócio.
 
2. Otimize processos
Por incrível que possa parecer, a ineficiência das atividades organizacionais é um grande vilão da lucratividade das empresas. Quanto mais eficiente for a tarefa, menos a empresa gasta com despesas operacionais, como possíveis horas extras, telefone, entre outros. Além disso, algumas tarefas manuais podem prejudicar a produtividade dos profissionais da sua empresa, o que contribui para diminuir a margem de lucro do seu negócio. Por isso, a automação de processos, por meio da tecnologia, garante a eficiência, precisão e agilidade na realização de tarefas e ainda promove maior produtividade aos colaboradores que têm mais tempo para investir em atividades mais estratégicas.

3. Renegocie com fornecedores

Outro ponto importante sobre como reduzir despesas na empresa é renegociar contratos com os fornecedores, de acordo com a nova realidade do mercado. Por isso, discutir novos valores, prazos de entrega e meios de pagamento são alguns pontos que devem entrar na pauta com o objetivo de diminuir os custos com a compra de matéria-prima.

4. Crie metas de redução de custos

Para que a redução de despesas seja possível, também é necessário criar metas reais para essa diminuição de custos. Neste ponto, é preciso elaborar esses objetivos, de acordo com a análise de custos atuais para não criar metas impossíveis de serem alcançadas e que podem até desmotivar os colaboradores.

5. Invista em tecnologia

Por fim, como já citado em automação de processos, investir em tecnologia é fundamental para otimizar tarefas, acompanhar métricas em tempo real, obter dados precisos, relatórios automatizados, melhorar a produtividade dos colaboradores e muito mais. Um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores pode, por exemplo, ajudar a sua organização a reduzir os custos corporativos sem prejudicar a continuidade das operações e ainda colaborar para a satisfação dos profissionais.
 

Conte com a SAP Concur

Quando se pensa sobre como reduzir despesas na empresa, como observado, é essencial investir em tecnologia para que os possíveis cortes e diminuições não prejudiquem a continuidade das operações e sejam realizados de maneira estratégica. Por isso, a SAP Concur oferece o SAP Concur Expense, plataforma de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores completa, com automação de processos, inteligência artificial e em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados. O sistema é intuitivo, fácil de utilizar e promove a redução de custos corporativos em até 8%.
 
Entre em contato com os nossos profissionais e saiba como o SAP Concur Expense pode ajudar a sua empresa!