Plano de negócios: como reestruturar e reduzir os custos corporativos em até 8%?

20/01/2021

Neste ano, reestruturar o plano de negócios será essencial para enfrentar os desafios econômicos, promover a continuidade das operações e até a retomada dos negócios. Vale destacar que, no ápice da crise, 62,4% das empresas foram impactadas negativamente, além de 50,7% dos negócios sentirem quedas nas vendas, de acordo com o IBGE.

Diante do atual desafio econômico, otimizar recursos, aumentar a produtividade e obter até 8% de redução de custos corporativos pode ser essencial para uma organização superar os obstáculos. Mas como? É o que você confere a seguir, continue a leitura!

Leia também: Planejamento financeiro empresarial: conheça as tendências para 2021

Saiba como estruturar o plano de negócios com foco em redução de custos

Estrutura

O primeiro passo para um plano de negócios sólido é definir o modelo, a partir de estudos e de diversos testes para encontrar o melhor para o atual cenário, e depois, ainda desenvolver um sumário executivo com um breve resumo para possíveis investidores, sócios e parceiros.

Análise de mercado

O próximo passo é a análise de mercado, que deve ser estudado novamente para encontrar a melhor oportunidade de atuação do seu negócio. Toda empresa cresce por conta de uma necessidade ou problemas que precisam ser solucionados e, encontrar essa oportunidade, é o objetivo da análise de mercado para o plano de negócios.

Neste momento, é necessário realizar a análise de mercado em algumas etapas. Confira:

  • Identificar o problema que sua empresa pode resolver

  • Quantificar o mercado

  • Estudar a concorrência

  • Enxergar o tamanho do mercado de atuação

  • Desenvolver a persona (potencial cliente)

Plano estratégico

A partir de então, é o momento de elaborar o plano estratégico. Nesta etapa, é preciso mapear o caminho para atingir os objetivos do seu plano de negócios.

Confira os principais passos para estruturar o plano estratégico da sua empresa:

  1. Realize o diagnóstico da sua empresa

  2. Trace os objetivos a curto, médio e longo prazo

  3. Crie as estratégias e ações que serão tomadas para atingir as metas

  4. Acompanhe as métricas de desempenho

  5. Faça um cronograma de ações

  6. Envolva os colaboradores

  7. Coloque o plano em prática

  8. Avalie e revise o plano estratégico continuamente

Marketing

O plano de negócios deve contemplar ainda o planejamento de marketing com a estruturação das personas que compõem o público da sua empresa, bem como as características, diferenciais e funcionalidades do seu produto, além de todas as ações para promovê-lo. 

Plano financeiro

Por fim, talvez, o setor mais delicado nos tempos atuais por conta da instabilidade econômica decorrente da crise, o plano financeiro é fundamental para sua empresa enfrentar esse período desafiador. Por isso, é importante que sejam identificadas as principais métricas financeiras de performance que precisam ser acompanhadas continuamente para que, em qualquer ocorrência, medidas ágeis possam ser tomadas pelos gestores.

Além disso, também é necessário estruturar minimamente questões como: receitas, despesas, impostos e lucro. No entanto, neste ponto, a tecnologia é fundamental para garantir a excelência do seu plano financeiro e ainda promover a redução dos custos corporativos em até 8%.

Vale destacar que, segundo a Deloitte, tecnologia e automação serão fundamentais para a gestão financeira em 2021.

Leia também: Saiba como fazer a gestão financeira de uma empresa em 2021

Conte com a SAP Concur  

Por isso, a SAP Concur disponibiliza o SAP Concur Expense, sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores com inteligência artificial, automação, métricas em tempo real, relatórios precisos e tudo o que a sua empresa precisa para seguir o plano de negócios, reduzir os custos e se destacar neste ano. A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Para saber exatamente o passo a passo para obter até 8% de redução dos custos corporativos, confira o nosso ebook gratuito: Como a gestão de despesas pode reduzir custos da sua empresa em até 8%.

Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.