Redução de despesas corporativas: como otimizar os recursos?

04/03/2021

As despesas corporativas passaram a receber ainda mais atenção após os impactos provocados pela crise nos negócios. Diante disso, as empresas começaram a estruturar estratégias para otimização de recursos visando a continuidade operacional alinhada à gestão financeira. Nesse sentido, no ápice da crise, 62,4% das empresas sentiram os impactos negativos da pandemia nos negócios, segundo a Pesquisa Pulso Empresa, do IBGE. E, de acordo com a Accenture, a tecnologia é fundamental para superar as incertezas econômicas nas empresas.
 
Por isso, preparamos esse conteúdo sobre como otimizar as despesas corporativas neste período desafiador. Confira!
 

Saiba como reduzir despesas corporativas para enfrentar a crise

Automatize processos

O primeiro passo para utilizar os recursos do seu negócio com eficiência é investir em tecnologia e automação de processos. A implementação de um sistema de gestão, por exemplo, promove a automação de diversas tarefas manuais e trabalhosas. Desta maneira, além de eliminar a possibilidade de erro, os colaboradores terão mais tempo para investir em tarefas mais estratégicas, o que significa aumento de produtividade e, consequentemente, redução dos custos operacionais.

Utilize sistemas em nuvem

Ao substituir servidores físicos por sistemas em nuvem, sua empresa garante redução de despesas corporativas, já que manter uma infraestrutura física sai mais caro do que o investimento em cloud computing, além de contribuir para a sustentabilidade. Como assim? Segundo estudo da Accenture, ao adotarem soluções em nuvem, organizações com até 100 funcionários podem reduzir até 90% da emissão de carbono. Enquanto nas grandes empresas, a economia é de aproximadamente 30%.

Reduza gastos desnecessários

Ao utilizar a tecnologia de gestão financeira, como um sistema de controle de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores, por exemplo, é possível identificar gargalos e gastos desnecessários que possam ser reduzidos, principalmente nesse momento de necessidade de otimização de recursos.

Renegocie com fornecedores

Para superar o atual cenário, também é importante renegociar valores com os fornecedores a fim de garantir propostas mais vantajosas à nova realidade do universo corporativo e da sua empresa. Nesse sentido, é necessário realizar a cotação de valores com pelo menos 3 fornecedores para assegurar a proposta ideal para a gestão financeira da sua organização, além da qualidade do serviço ou produto entregue.
 

Conte com a SAP Concur

Como visto, a tecnologia é fundamental para redução de despesas corporativas. Apesar de um investimento inicial, lá na frente os sistemas de gestão financeira se pagam por meio da economia proporcionada em diversos aspectos de um negócio. No entanto, para atingir esse objetivo, é preciso investir em softwares de empresas sólidas e experientes, como a SAP Concur. Nós disponibilizamos um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, o SAP Concur Expense, com automação de processos, inteligência artificial, em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD e que proporciona a redução de até 8% das despesas corporativas.
 
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a SAP Concur pode apoiar sua empresa neste momento.