Finanças inteligentes em 15 minutos: saiba como estruturar na sua empresa

02/02/2021

As finanças inteligentes ganharam ainda mais relevância a partir da aceleração da transformação digital em 2020, por conta dos desdobramentos do coronavírus. Nesse sentido, de acordo com a IT Mídia, a automação de processos é uma das tecnologias de maior adesão para os principais líderes das grandes empresas do Brasil. Além disso, segundo a Accenture, investimentos em tecnologias-chave e otimização de processos são essenciais para diminuir os impactos financeiros causados pela crise. Já como apontado pela Deloitte, 53% das empresas pretendem aumentar os investimentos em infraestrutura ligada à transformação digital, como armazenamento em nuvem e serviços de TI, enquanto que 59% das organizações têm o objetivo de implementar soluções como sistemas e softwares de gestão. Diante deste cenário, saiba quais são os principais pontos para implementar as finanças inteligentes na sua empresa.
 
Saiba como estruturar os processos de finanças inteligentes na sua organização

Invista na tecnologia

A etapa inicial para estruturar processos de finanças inteligentes é investir em serviços em nuvem, como plataformas de gestão, armazenamento e um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, por exemplo.
Desta maneira, é possível automatizar processos, modernizar o armazenamento de arquivos e obter eficiência nas tarefas financeiras da sua empresa.

Automatize os processos financeiros

Por falar em automação, a tecnologia permite executar operações financeiras de maneira prática, ágil e eficiente. Assim, evita-se a perda de tempo de deslocamentos até uma agência bancária, por exemplo, e ainda permite executar as tarefas de qualquer lugar e a partir de um dispositivo conectado à internet, como computador, notebook, tablet ou smartphone. No caso de um sistema de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores, a organização pode simplificar o armazenamento e envio de notas fiscais, trocando o modelo físico pelo digital, reembolsos mais ágeis e relatórios automatizados.

Implemente programas de gamificação

A implementação de sistemas de finanças inteligentes também permite a melhora da experiência do usuário. Neste caso, os programas de gamificação já são uma tendência de mercado e permitem maior engajamento de colaboradores, além da facilidade de mensurar os resultados das ações.

Promova a comunicação inteligente

Por fim, os sistemas de finanças inteligentes, como uma plataforma de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores, também colaboram para a melhora da comunicação entre os profissionais do seu negócio.
Nesse sentido, algumas mensagens relacionadas aos processos do dia a dia podem ser automatizadas com o envio de notificação para pedido de envio de notas fiscais ou lembrete de relatórios periódicos, por exemplo.
 

Conte com a SAP Concur

Como visto, para implementar as soluções de finanças inteligentes em sua empresa, é preciso contar com recursos de organizações sólidas, comprometidas e experientes.
Nesse sentido, o SAP Concur Expense é uma plataforma de despesas iniciadas pelos colaboradores completa, que, inclusive, pode ser integrada ao ERP do seu negócio.
A partir da implementação do SAP Concur Expense, a sua organização terá o quadro completo de gastos e despesas e poderá acessar os detalhes de qualquer um desses custos, como fornecedores e fatura de cartão de crédito de colaboradores, por exemplo. Além disso, a SAP Concur também tem um exclusivo programa de gamificação, o SAP Concur Lovers. O nosso programa de gamificação de viagens corporativas estimula uma competição saudável entre os colaboradores com desafios, aprendizado contínuo e conquista de surpresas ao longo da jornada.
 
Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio do time de especialistas da SAP Concur.