Qual o papel do dever de diligência para motivar o viajante corporativo moderno?

31/03/2022

O dever de diligência, conhecido também como dever de cuidar ou duty of care, termo em inglês, é uma iniciativa que visa garantir a segurança dos colaboradores durante os deslocamentos corporativos.
Para tal, as empresas alinham uma série de obrigações morais e legais para proteger os funcionários, assim como garantir atendimentos rápidos em situações de emergência.
De modo geral, a cultura de diligência é muito mais do que medidas pré-estabelecidas de prevenção, muito pelo contrário, trata-se de fluxos robustos, que se adequam às necessidades de cada destino, tipo de viagem e do próprio viajante.
Além disso, o dever de diligência é um organismo vivo, isso significa que se adapta também à realidade do mercado. Um exemplo é a própria pandemia.
Sabemos que muitos países ainda possuem diversas restrições para receber viajantes internacionais e as corporações precisam garantir que os seus colaboradores não somente cumpram essas medidas, mas também estejam seguros.
Essas iniciativas se tornam ainda mais necessárias no momento atual, em que o setor de viagens têm se recuperado gradualmente.
Por sua vez, um dos benefícios mais proeminentes do dever de diligência é o aumento da motivação do colaborador. Entenda por que isso acontece.
 
Qual o papel do dever de diligência para motivar o viajante corporativo moderno?
Dentre os principais aspectos do dever de diligência que aumenta o engajamento e a motivação do time, estão:
 
Torna o processo de viagens mais transparente
Com essas iniciativas, todo o processo de viagens se torna mais transparente. Isso significa que o viajante consegue ver o seu deslocamento antes mesmo de sair do seu local de partida, tendo informações sobre a acomodação, duração da viagem, serviços incluídos e outros dados importantes.
Desse modo, o próprio colaborador se sente mais engajado em realizar o trajeto, isso porque possui acesso facilitado a qualquer tipo de informação que precise durante o deslocamento.
 
Facilita o monitoramento do colaborador
Outra característica do dever de diligência que aumenta a motivação dos colaboradores é a facilidade com que os gestores podem monitorar a viagem.
Com esse acompanhamento em tempo real, qualquer coisa que aconteça com o funcionário durante o deslocamento é facilmente identificada pela empresa, que pode implementar medidas rápidas para proteger o colaborador e evitar situações de riscos.
 
Faz com que o colaborador se sinta mais seguro
Por fim, o papel do dever de diligência é proteger o colaborador e, com as iniciativas corretas, os próprios funcionários se sentem mais seguros em realizar a viagem, entendendo que a sua empresa valoriza e preza pela integridade física deles.
 
Conheça o SAP Concur Travel!
O SAP Concur Travel é um sistema de gestão de viagens completo, intuitivo e responsivo, adaptável a qualquer dispositivo e totalmente personalizável às diretrizes e políticas do seu negócio, inclusive nas medidas de dever de diligência.
Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel auxilia no gerenciamento end to end das viagens corporativas, facilitando as reservas de acomodação e passagens, assim como definição de itinerário e controle do deslocamento.
Além disso, possui integração simplificada ao SAP Concur Travel & Expense, que viabiliza a gestão efetiva de todas as despesas e reembolsos.