Como a gestão transparente facilita o envolvimento das pessoas?

26/01/2022

Uma das bases do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance ou Governança social, ambiental e corporativa) é a transparência. Essa iniciativa permite não somente tomadas de decisões mais estratégicas, mas também torna a gestão de ativo humano mais eficiente. Nesse cenário, muitas empresas estão buscando entender como a gestão transparente facilita o envolvimento das pessoas.
 
Para isso, precisamos compreender o que é, de fato, a gestão transparente. De maneira prática, está diretamente relacionada ao controle operacional pautado na ética, veracidade e respeito.
 
Por sua vez, não estamos nos referindo apenas à uma maneira de gerenciar o time, mas também a um processo robusto, que permeia as relações humanas, torna o acesso à informação mais horizontal, valoriza aspectos de confiabilidade e reduz riscos. Além disso, a gestão transparente garante outros benefícios, como:
  • Eleva o nível de conformidade da empresa;
  • Permite adequação às práticas de ESG;
  • Reduz custos;
  • Facilita a identificação de gargalos;
  • Afeta positivamente a gestão de pessoas.
Mas, afinal, como a gestão transparente facilita o envolvimento das pessoas? Para responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira.
 

Como a gestão transparente facilita o envolvimento das pessoas?

Dentre as principais razões que justificam como a gestão transparente facilita o envolvimento das pessoas, estão:

Reforça a comunicação interna

Para que uma gestão se torne transparente, todos os colaboradores precisam falar “a mesma língua”, assim como entender os seus direitos e deveres dentro da empresa.
 
Nesse cenário, um controle transparente depende diretamente de uma comunicação interna muito bem alinhada, que alcance toda a operação e seja capaz de facilitar a troca de informações entre diferentes setores.

Aumenta a retenção de talentos

Sabemos que o turnover é um grande desafio para as organizações, especialmente no cenário atual de profundas transformações digitais e aumento da lacuna de habilidades.
 
Além dos gargalos operacionais, a contratação de um novo funcionário pode custar até seis vezes mais do que realizar um recrutamento interno, segundo dados da Harvard Business Review, causando significativos impactos financeiros.
 
Com uma gestão transparente, porém, as organizações conseguem fortalecer o senso de pertencimento e colaboração entre os funcionários, valorizando o desenvolvimento pessoal e instigando os colaboradores a aumentarem o seu desempenho. Como resultado, as empresas aumentam a taxa de retenção de talentos e tornam a operação mais estável.

Promove visão holística

Por fim, a gestão transparente também reforça a visão holística de toda a empresa, em que os colaboradores sabem em que estágio estão os negócios, quais são os próximos passos e como alcançar as metas.
 
Desse modo, todos atuam proativamente para o sucesso da empresa, sabendo quais são as suas prioridades para garantir alto grau de confiabilidade e conformidade na operação.
 

Conheça o SAP Concur Expense

O segredo de como a gestão transparente facilita o envolvimento das pessoas está no uso de ferramentas apropriadas, como é o caso do SAP Concur Expense.
 
Consistindo em um sistema de gestão de despesas, o SAP Concur Expense facilita o controle de gastos da operação, assim como recebimento de solicitações de reembolsos, elaboração de relatórios e validação.
 
Com recursos inovadores, essa ferramenta promove ao seu negócio uma gestão muito mais transparente e garante estabilidade financeira, visto que é possível realizar auditorias automáticas, reduzindo ao máximo os riscos de fraudes.
 
Além disso, o SAP Concur Expense simplifica o acompanhamento por parte dos gestores, promovendo uma gestão mais estratégica e garantindo tomadas de decisões baseadas em dados. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita.