Avaliação de conformidade: o que é e qual é a importância?

02/02/2022

A avaliação de conformidade é uma das principais iniciativas de ESG dentro das empresas. De maneira prática, consiste em um conjunto de processos que visam garantir total adequação dos produtos e serviços de uma organização.
 
Ou seja, dentro da análise de conformidade, os profissionais responsáveis precisam avaliar se todos os fluxos atendem os requisitos pré-estabelecidos, sejam eles políticas internas ou normas legislativas, com o objetivo de garantir transparência e competitividade.
 
Mas, afinal, qual é a importância dessa iniciativa e como otimizar esse processo com tecnologia? Para responder essas perguntas, criamos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira.
 

Quais são os benefícios da análise de conformidade?

Segundo um relatório da McKinsey & Company, os consumidores estão mais preocupados do que nunca com iniciativas ligadas ao ESG, por essa razão, requerem das empresas altos padrões de ética social, ambiental e de governança corporativa.
 
Isso significa que ao implementar a avaliação de conformidade dentro da sua organização, é possível alcançar diferencial competitivo no mercado e atender com maestria as exigências do público.
 
Outra vantagem de realizar esse processo é, sem dúvidas, o padrão de qualidade alcançado na operação. Com uma análise frequente, as empresas conseguem adequar todos os fluxos de trabalho para garantir os melhores produtos e serviços.
 
Consequentemente, a confiança dos clientes, fornecedores, investidores e outros parceiros de negócios é solidificada, o que promove sustentabilidade a longo prazo, minimiza riscos e torna as negociações mais transparentes e vantajosas.

Como a tecnologia facilita a implementação da avaliação de conformidade?

Para estar em conformidade legal, é fundamental não somente realizar um planejamento de negócios robusto, adequar a cultura organizacional e preparar toda a operação, mas também inovar os processos internos e investir em tecnologia.
 
Com as ferramentas adequadas, os gestores conseguem acompanhar de perto todos os relatórios da operação, o que inclui movimentações financeiras, fiscais, contábeis e administrativas.
 
A tecnologia facilita a gestão de dados e a implementação de políticas internas que padronizam todos os fluxos de trabalho, simplificandoa avaliação de conformidade legal e o cumprimento dessas políticas por parte dos colaboradores.
 
Por outro lado, ao contar com plataformas de gerenciamento robustas, as organizações conseguem minimizar riscos de fraudes ou quaisquer erros que afetem a conformidade da operação. Além disso, a tecnologia garante alta produtividade, eficiência e segurança da informação, o que acelera os resultados e permite constante otimização de toda a empresa.
 

Conheça o SAP Concur Expense

Se você deseja realizar a avaliação de conformidade e adequar o seu negócio às práticas do mercado, o SAP Concur Expense pode te ajudar.
 
Consistindo em um sistema de gestão de despesas, o SAP Concur Expense é intuitivo e responsivo, se adaptando aos mais diversos dispositivos e valorizando a experiência do usuário.
 
O SAP Concur Expense facilita o controle de gastos corporativos, especialmente de viagens e deslocamentos empresariais. Com ferramentas inovadoras, o sistema simplifica o envio de notas, solicitações de reembolsos, elaboração de relatórios, auditorias de gastos e controle orçamentário, tudo de maneira prática e efetiva.
 
Além disso, o SAP Concur Expense facilita a implementação e cumprimento de uma robusta política de reembolsos e viagens corporativas, minimizando riscos e garantindo alta conformidade da sua operação. Você quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita.