Quais são as principais despesas envolvidas nos custos de conformidade?

19/01/2022

Os custos de conformidade são um desafio para as organizações. Muitos gestores não somente possuem dificuldades de gerenciar essas despesas, mas também de otimizá-las, o que pode prejudicar a saúde financeira da corporação.
 
De maneira prática, os custos de conformidade estão relacionados com os gastos de um negócio para cumprimento de suas obrigações legais, assim como os impactos financeiros que a ausência de governança pode trazer.
 
Isso significa que quando uma organização deixa de exercer suas responsabilidades, ela não consegue atingir determinados objetivos legais e isso pode gerar multas, além de impactar negativamente a sua imagem com o mercado.
 
Por essa razão, organizações que desejam manter seu diferencial competitivo e atender às legislações vigentes, precisam ter a conformidade como uma prioridade.
 
Nesse cenário, entenda abaixo quais são as principais despesas envolvidas nos custos de conformidade e como a tecnologia pode ser usada para otimizar esses gastos e garantir eficiência.
 

Quais são as principais despesas envolvidas nos custos de conformidade?

Como visto, os custos de conformidade consistem em todas as despesas operacionais para manter uma empresa em dia com as suas obrigações. Por sua vez, os principais investimentos envolvidos são:
  • Sistemas e espaços internos;
  • Adoção de novas tecnologias;
  • Contratação de mão de obra;
  • Implementação de treinamentos.

Benefícios de usar a tecnologia na gestão de conformidade

Já citamos aqui no blog da SAP Concur que os custos de conformidade não podem ser vistos como um gasto.
Muito pelo contrário, ele deve ser considerado um investimento para as empresas, afinal, as multas e consequências da não-conformidade são extremamente altas e colocam em risco, inclusive, o funcionamento dos negócios.
 
Nesse cenário, a tecnologia é uma boa aliada para garantir o cumprimento das políticas e diretrizes internas, promovendo benefícios como:
  • Otimização de tempo: os gestores conseguem acompanhar o status de diversos departamentos de maneira automática e centralizada, minimizando as atividades repetitivas e, consequentemente, o tempo gasto nas auditorias internas;
  • Redução de custos: por meio da tecnologia, os riscos são dizimados, o que reduz as possibilidades de multas e desperdícios, garantindo a saúde financeira da organização;
  • Análise estratégica de dados: com as ferramentas certas, a sua organização consegue implementar uma gestão baseada em dados, analisando de maneira estratégica os fluxos internos;
  • Rápida identificação de gargalos: caso algum processo não esteja alinhado com as políticas de compliance e governança, as ferramentas utilizadas conseguem identificar com rapidez, permitindo que a empresa adote iniciativas paliativas e minimize os impactos;
  • Diferencial competitivo e sustentabilidade dos negócios a longo prazo: por fim, a tecnologia utilizada como recurso para otimizar os custos de compliance pode trazer diferencial competitivo às organizações e sustentar a expansão dos negócios a longo prazo.

Conheça o SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense pode ajudar a sua empresa a atingir altos níveis de conformidade e governança.
O SAP Concur Expense facilita a análise detalhada dos gastos dos colaboradores e reembolsos, mitigando as fraudes corporativas e valorizando aspectos como transparência, ética e agilidade.
 
Com isso, a SAP Concur ajuda a sua organização a otimizar os custos de conformidade e alcançar melhores resultados, garantindo diferencial competitivo e eficiência operacional. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!