Fraude e Conformidade

Quais são os princípios básicos da Governança Corporativa?

SAP Concur |

A governança corporativa é o sistema que administra e gerencia empresas utilizando as melhores práticas, também envolvendo órgãos de fiscalização, diretores e acionistas.

A governança corporativa é uma prática importante para as empresas e organizações, pois faz com que elas se posicionem de forma transparente, buscando a diversidade e a conscientização ambiental.

Aprenda no blog de hoje quais são os princípios básicos dessa prática tão importante para os negócios.

Veja mais: Sistema de viagens corporativas: por que é tão necessário?

O que é governança corporativa

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) descreve como: “um sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Isto é, a governança corporativa busca a conversão de princípios em práticas objetivas, alinhando os interesses econômicos com os valores e eficiência da empresa a longo prazo.

Leia também: Relatório integrado: como otimizar as informações com as melhores práticas

Quais os objetivos da governança corporativa

A prática da governança corporativa tem como objetivo o crescimento sustentável de uma organização de acordo com as leis e normas estabelecidas, sempre prezando pelo bom entendimento e relacionamento com a sociedade. Para isso acontecer, é necessário o estabelecimento de princípios e pilares.

Veja mais: Plano de gestão de crises: como criar um em 6 passos simples

Qual a importância da governança corporativa

Escolher que a governança corporativa faça parte da sua empresa significa dizer que você quer que a sua empresa faça boas escolhas, tome as melhores decisões e, consequentemente, tenha sucesso.

A governança corporativa beneficia as empresas que seguem as boas práticas. Além disso, ela ajuda a evitar e diminuir conflitos, e também ajuda a aumentar o valor do seu negócio, pois, segundo a IBGC, ao longo dos anos, investidores procuram fechar negócios com empresas sustentáveis e que adotem as boas práticas de governança corporativa.

Veja também: O que é ESG aplicada à realidade de pequenas e médias empresas?

Benefícios da governança corporativa

Como já citado, investidores tendem a fechar negócios com empresas que seguem as boas práticas, sendo confiáveis e transparentes. No entanto, os benefícios não param por aí.

Ao seguir as boas práticas, as empresas aumentam a sua valorização e a sua reputação diante dos acionistas, e por isso, quanto maior e mais bem trabalhado o indicativo de governança corporativa, mais benefícios e lucros as empresas tendem a colher, além de diminuir os índices de fraudes e falhas.

Veja também: Passo a passo para se tornar uma empresa inteligente

Princípios da governança corporativa

A fim de aumentar a confiança e a credibilidade da sua organização, é preciso seguir os 4 princípios da governança corporativa (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa).

Veja a citação e a descrição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC sobre cada um deles a seguir.

TransparênciaConsiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

EquidadeCaracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Prestação de contasOs agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

Responsabilidade corporativaOs agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazos.”

Leia mais: Sustentabilidade nas organizações: o impacto nas gerações Y e Z

Governança corporativa e ESG

ESG é um termo em inglês (ambiental, social e governança, em tradução) composto para associar empresas que tratam assuntos de meio ambiente e sustentabilidade como prioridade. Significa dizer que elas têm consciência e se mantêm em disciplina.

  • Environmental (ambiental): a empresa é avaliada de acordo com a administração do seu impacto no meio ambiente, se comprometendo a mitigar impactos ambientais e buscar soluções renováveis.

  • Social (social): é examinado o relacionamento da empresa com clientes, trabalhadores e fornecedores, sempre preservando a diversidade e mantendo o compromisso com direitos humanos e defesa do consumidor.

  • Governance (governança): administração objetiva, com condutas de transparência, igualdade, honestidade, além de auditorias e conselhos responsáveis.

Governança é um dos principais pilares da ESG.

É preciso saber se a empresa leva em conta apenas seu crescimento pessoal, ou se ela está focada em mitigar seu impacto na sociedade, ser sustentável e atender às boas práticas.

A ausência de governança corporativa anula toda e qualquer possibilidade de se adequar aos requisitos da ESG.

Saiba mais: Quais os principais pilares da ESG em viagens corporativas

Saiba as Percepções dos Diretores Financeiros

Se você está administrando uma pequena empresa, uma empresa de médio porte ou um conglomerado global, a sustentabilidade tem uma posição de destaque nas estratégias de negócios.

Saiba mais

Descubra outras plataformas da SAP Concur

Você achou que estamos só em blogs e webinars? Pois bem, estamos também em Podcast! Aproveite e escute o terceiro episódio do SAP Concur Pocket Show “O novo destino das viagens corporativas”, mais um podcast da família SAP CAST. SAP Cast une o conteúdo que você precisa sobre negócios, tecnologia e transformação digital. Sempre com a participação de especialistas da SAP, clientes e parceiros de negócios prontos para tirarem suas dúvidas e aprofundar sobre os temas mais importantes da atualidade que envolvem o mercado corporativo.

Com conversas sobre temas e conexões, a missão do SAP Cast é levar você ao centro da revolução tecnológica, através do ponto de vista da empresa líder no segmento de software e empresas. Apresentadores: Leo Lopes, Maximiliano Cunha e Rodrigo Murad. Mande sua sugestão ou comentário pelo e-mail: sapcast@sap.com e participe de nossos debates!

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.

Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.

Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:

  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;

  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;

  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;

  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;

  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;

  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;

  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;

  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;

  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;

  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;

  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.

Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

Fraude e Conformidade
Self-compliance serve para conscientizar as atitudes dos funcionários quando se é preciso corresponder ao que lhe foi ordenado nas políticas internas.
Continue lendo
Fraude e Conformidade
O conceito básico de riscos de compliance é a exposição às penalidades legais que a empresa pode enfrentar caso descumpra as exigências. Saiba como lidar.
Continue lendo
Fraude e Conformidade
Um ERP auxilia na segurança da conformidade fiscal e regulatória da sua empresa e evita multas. Descubra mais vantagens.
Continue lendo